sábado, 23 de novembro de 2013

RESENHA | ARTEMIS FOWL - O MENINO PRODÍGIO DO CRIME - EOIN COLFER

Informações do livro:
Autor:
Eoin Colfer
Editora: Record
Ano: 2001 (Brasil) / 2001 (EUA)
Páginas: 286
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o garoto articula um plano para recuperar a fortuna de sua família. Sua ideia poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. Sua jornada começa em Ho Chi Minh, a calorenta cidade do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde guardam uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês ― o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas esse é só o começo de uma aventura maior. Em um lance ousado, Artemis sequestra uma das criaturas do Povo das Fadas para assegurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era se deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade de elite da polícia das fadas. Resultado: em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond, lendas celtas, seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói, Artemis Fowl: O menino prodígio do crime é diversão garantida para leitores dos oito aos oitenta anos.

RESENHA:

"Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime" é o primeiro livro da série escrita por Eoin Colfer. A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Artemis, um garoto de apenas 12 anos que é um verdadeiro gênio no mundo do crime. Sua personalidade é fria e perspicaz, e sua busca por conhecimento na internet o leva a descobrir um mundo totalmente novo.

Acompanhado de seu leal guarda-costas, Butler, Artemis parte em busca de uma fada para obter o Livro das Fadas, uma espécie de bíblia para esse povo. Durante suas investigações, ele encontra uma fada viciada em álcool que lhe oferece a chance de obter imagens desse valioso livro.

Com sua notável inteligência, Artemis consegue decifrar o livro, que estava escrito em gnomês, revelando os segredos das fadas. A partir desse momento, ele elabora planos para obter o ouro delas, usando seu conhecimento em seu benefício.

No entanto, Artemis acaba sequestrando a capitã Holly Short, agente da LEPrecon e a primeira mulher a entrar para a organização. Holly carrega consigo uma grande responsabilidade e é constantemente cobrada pelo rigoroso Comandante Raiz. O sequestro de Holly é uma tentativa de Artemis de obter um resgate, que é mantido como reserva para casos urgentes.

Esta é a minha primeira resenha e gostaria de compartilhar meus comentários sobre o livro, embora tenha demorado meses para lê-lo. Infelizmente, a história não conseguiu me prender completamente, mas reconheço que é uma boa história, embora não tenha sido exatamente o que eu esperava.

Sem dúvida, Eoin Colfer foi muito criativo ao criar esses personagens. Um dos destaques para mim foi a capitã Holly, uma personagem forte e envolvente. Certamente, no futuro, pretendo continuar lendo essa série, embora seja mais para frente quando eu tiver os livros em mãos.

Artemis é uma criança com uma natureza bastante vil, o que fica claro ao longo do livro. Ele utiliza todos os recursos ao seu favor, inclusive os menos esperados. Sua inteligência é impressionante e eu realmente gostaria de ter o seu QI.

Espero que tenha gostado da minha resenha e prometo trazer mais conteúdo no futuro. Agradeço muito pela sua leitura e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário