domingo, 2 de março de 2014

Resenha: Tony e Susan - Austin Wright


A calma retorna, aqui onde ela mora.



Informações do livro:



Autor: Austin Wright
Gênero: Romance 
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 336
Sinopse: 
Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica. Tony e Susan, de Austin Wright, publicado originalmente nos Estados Unidos em 1993, ganha nova edição, dezoito anos depois de seu lançamento, por se tratar, segundo seus editores, da “mais impressionante obra de arte da ficção americana desde Revolutionary Road, de Richard Yeats”, publicado no Brasil como Foi apenas um sonho. Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.




Vamos a Resenha:



Arnold e Susan planejavam fazer uma orgia antes do regresso de Edward (...)

Tony e Susan é um romance um tanto que realista, que conta a história de Susan que é professora e crítica literária, mãe de três filhos e casada com um médico que é Arnold e que é seu segundo marido, o homem com quem ela traiu Edward, seu parceiro na juventude. Edward era um jovem melancólico que sonhava em ser escritor e trabalhou muito para isso, mas seus textos nunca eram bons o bastante para sua maior crítica, sua própria esposa que na espoca era Susan. 

Tocou no pênis de Tony, aquela moça que tinha sido sua aluna.

Depois 25 anos longe de Edward e seus escritos, Susan recebe em sua casa um manuscrito seu com o pedido de que lesse e desse a ele a sua opinião sobre o romance. A leitura foi adiada durante meses devido à sua apreensão de novamente magoar o lado literário do ex, mas a vinda de Edward para a sua cidade a incentiva a ler. Então, durante uma viagem de Arnold, Susan se envolve com a leitura.

- Matou! Está falando de assassinato?

Então Susan começa a ler a história de Tony, protagonista de Animais noturnos, o romance que Edward escreveu. Tony é professor de matemática em uma universidade e está com sua mulher e filha adolescente a caminho de sua casa no lago. A viagem é interrompida por três estranhos na estrada interestadual, que obrigam Tony a parar. Ele se vê incapaz de proteger sua própria família do tormento que todos prevêem, e sua mulher e filha são levadas pelos homens enquanto ele é abandonado na mata, aflito e desorientado.

Então continuo a subir, ainda enregelante, alcançou sua boca, encheu seu nariz e fechou seus olhos em fogo

Enquanto lê esse romance, Susan não consegue deixar de lado a surpresa pela qualidade de escrita de Edward e as dúvidas sobre o porquê dele trazer esse tema para seus textos, algo totalmente diferente do que antes escrevia, procurando em cada pagina relações com ela mesma, mensagens subliminares de Edward que falem de seu passado. A imagem de Edward e suas motivações assombram toda a leitura do livro, assim como suas dúvidas sobre o seu atual casamento.


Comentários:


Tony e Susan, traz a nós, leitores duas historias incrível e dentro de um só livro. Deixando nós com uma curiosidade consideradamente alta, para saber o desfecho desta história que trás a nos um tema muito realista, que bate de frente com a ficção. Algo realmente lindo e que vale muito ler.

Que pena que Austin partiu pra um outro plano, pois eu considero está obra excelentíssima que relata muito bem nossa realidade de hoje em dia, só que com mais detalhes e um final bem feito.


4 comentários:

  1. Ótima resenha!!! Adorei!!
    Comprei o livro, mas ainda não tive tempo de ler. Confesso que agora fiquei bem curiosa sobre a leitura!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lelê, a leitura é muito boa e sei que você vai adora!!! XD

      Excluir
  2. Nunca tinha lido a sinopse desse livro, mas agora que li achei um pouco confusa e fiquei curiosa sobre essa história. Vou ler outras resenhas e talvez esse livro entre para os meus desejados. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é um ótimo livro, apesar que a leitura pode demora um pouco para acabar, já que tem degusta cada momento! ^^

      Excluir