sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Resenha: Réquiem para um Assassino - Paulo Levy

Informações do livro:

Autor: Paulo Levy
Gênero: Romance Policial
Editora: Bússola
Ano: 2011
Páginas: 224

Onde Compra: Saraiva, Submarino, Buscapé
Sinopse:



Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.




Vamos a Resenha:


"Essa cadeira em que a senhora está sentada tem um nome: eu a chamo de Cadeira da Verdade, ou da Mentira, dependendo do ponto de vista. Todos que se sentam nela contam uma história mais mirabolante que a outra. A senhora não faz ideia do que eu já ouvi"






Réquiem para um Assassino é um livro do gênero policial, que conta a história do Delegado Dornelas, um homem que foi abandonado pela esposa, por causa de sua profissão, ainda por cima, está longe de seus filhos, deixando sua vida mais solitária. E para não entrar em uma depressão profunda se joga de cabeça em seu trabalho.



Em um dia comum, na pacata cidade de Palmyra, Dornelas sai pela manhã para ir ao trabalho, quando se depara com um homem morto na lama de um canal. Dornelas solicita a perícia, mas vendo que iria demora e a correnteza subindo ele decide tirar o corpo do lamaçal sozinho. 

"Acredito que o assassino vá se misturar à multidão apenas por um desejo mórbido de saborear pela última vez o resultado do seu trabalho"

Ele fica desconfiado ao ver o corpo de perto, já que não havia nenhum tipo de ferimento grave que possa ter causado sua morte, e começa a investigar. O crime ganha uma enorme repercussão na cidade e fica conhecido como "Crime do Mangue". Dornelas resolve ficar totalmente concentrado na investigação, esquecendo assim um pouco de sua dor emocional.

Com o passa da investigação, aparecem a "irmã" do morto, o vereador que tem um estranho interesse sobre o crime e muitos outros, que deixam o delegado desconfiado. Muitos dão informações sobre o crime, porém nenhuma confirmada, assim tendo como suspeitos aqueles que "ajudaram". 

"Você é ainda é uma merda, Joaquim. Mas uma merda de quem eu não canso de gostar."

Quem matou o sujeito do lamaçal? Quem está por trás desse crime? Como Dornelas resolverá esse crime? Essas e outras perguntas serão respondidas ao lerem este enigmático livro.



Comentários:

Este livro me chamou muita atenção pelo seu título, o que seria Réquiem. Ai fui pesquisa e o que era? "Um Réquiem ou Missa de Réquiem, também conhecida como Missa para os mortos". Depois de descobrir o significado, ai mesmo que eu fiquei mega curioso pela leitura.

Um dos fatos que me chamou a atenção, foi pelo delegado ter entrado no lamaçal para retirar o corpo, eu fiquei impressionado com a ação do personagem e ainda por cima ter feito uma pré-analise ali mesmo e ter descoberto algumas coisas essenciais para a resolução do crime.

"O fato é que nessas horas, os seres humanos se rebaixam ao estado mental de um bovino que assiste impassível um leão devorando um dos seus em plena luz do dia"



Gostei bastante dos personagens, achei que teve alguns meio... hã... Confuso, mas foi rápido essa fase, e logo voltaram a "normalidade". Os cenários foram muito bem descritos e fácil de se imaginar. O mais gostoso de tudo foi como o autor conseguiu narrar a história, nós deixando de camarote.

Gostei bastante da narração do Paulo, foi fácil de se compreender e ler. O livro brinca muito com o mistério, suspense e é muito interessante como o autor conseguiu modelar tudo isso, sem deixar nenhuma falha nessa obra.



"Os tempos mudaram, muitos preconceitos caíram, a idade passou a lhe pesar cada vez menos sobre os ombros e a mente. Seus anos de vida eram apenas números que mudavam. O que lhe importava era como se sentia em relação ao tempo vivido, ao presente e às perspectivas para o futuro."


A capa traz um mistério, e com esse titulo então... A diagramação é perfeita, o inicio de cada capítulo é simples, nenhum erro na revisão. 

Perfeito!

12 comentários:

  1. Não sou muito fã de policial, até por que ainda não tinha lido nenhum e agora que estou lendo. Enfim... adorei a resenha e seu ponto de vista quanto a ele me deixou curiosa. Casos para resolver... Bom não sou boa com quebra-cabeças, mas esse dá vontade de resolver.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan.... pela sua resenha o livro parece ser muito bom. Fiquei curiosa. bjs

    ResponderExcluir
  3. Luan, eu adoro esse gênero, sou suspeita para falar, mas eu adorei esse livro, a leitura foi maravilhosa, a terceira frase aí, eu gosto muito..kkkkk. Mas bem, deu pra perceber que você não está familiarizado com muitas leituras do gênero policial né? Leia mais esse gênero, é muito legal. Quando ao Réquiem acredita que eu também não sabia? rsrs Só me informei basicamente no livro, sobre o que o delegado fala da canção fúnebre, não tenho nem mais tempo de olhar o dicionário..rs. Mas fez muito bem em pesquisar. No geral, gostei muito da resenha e sua opinião. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luan. Já li algumas resenhas desse livro, e tenho bastante interesse.
    Tenho me interessado muito por esse gênero, apesar de não ler muitos
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi luan, recebi esse livro no mês de julho e vou tentar encaixar ele as minhas leituras. Ele parece ser um ótimo livro. Adorei a sua resenha e me deixou bastante curioso sobre o livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luan! Muito legal a resenha! O livro parece bem interessante! Adorei os quotes ! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tô namorando este livro sabia?! O nome me chamou a atenção, o título, tudo... e esta resenha então... OMG!!! Quero muito ler!
    Adoro um bom policial, e este tem elementos ótimos para me agradar.
    Gostei demais da resenha!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que resenha linda! Amei, adoro romance policial, sabe, aquele suspense me encanta... rsrs ... Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito fã de Romance policial, mas sua resenha me deixou curiosa!! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Confesso! Sou louca por este livro... Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir