terça-feira, 23 de setembro de 2014

Resenha: Maria Degolada, Santa Assombrada - Caio Riter

Informações do livro:

Autor: Caio Riter
Editora: Edelbra
Ano: 2014
Páginas: 64
Onde Compra: Edelbra, Saraiva

Sinopse:


Psiu, silêncio. 
Ela vem chegando, a Maria Degolada vem bem devagarzinho. Mal não causa, mas e o medo? Imagina ver bem assim, frente a frente, ser vindo do Além, assombração? Eu não queria ver não. Achava té que nem existiam estes seres. E você, acredita no que estou contando? Hoje, eu sei. Hoje, eu sei o que vi: a Maria lá dentro do espelho. A história de Maria Degolada é de arrepiar até os mais corajosos. Este livro, ilustrado por Joãocaré, apresenta os acontecimentos trágicos que tornaram Maria Francelina Trennes uma lenda







Vamos a Resenha:

"Psiu, silêncio.
Ela vem chegando[..]"

Neste livro leremos a história de Maria, a personagem principal de uma das lendas mais ouvidas no Brasil.



Maria Francelina, ou melhor, Maria Degolada, Santa assombrada é uma moça, que um dia foi alegre e dançante que acabou por virá uma assombração. Maria, quando em vida foi degolada, tendo assim, sua alegria, sua liberdade, seu riso, ceifado pela desgraça que lhe ocorreu.


Comentários:


Adorei o título e achei super instigante, imagina, conhecer a história de Maria Degolada, uma lenda que assustou várias crianças e adultos, até eu já fui amedrontado por esta história, e acreditem se quiser, estou escrevendo esta resenha numa sexta-feira e são neste exato momento, "20:37", então o que irei fazer... é isso mesmo.

"- Mas é bonita essa Maria. Eu com ela até casava."

Adorei conhecer a história desta lenda, que é Maria, não sei se o autor buscou informações sobre Maria, ou se até mesmo ela existiu, mas sei que ele conseguiu me prender de uma forma surpreendente, que me fez ler o livro em uma sentada.

Não houve tantos personagens, o que acompanhamos mais é Maria, os outros são um complemento na história. O livro é narrado em 1° e 3° pessoa. Quando é em 1° pessoa, conhecemos mais sobre quem conta a história e quando é em 3° pessoa, é quando acompanhamos a história de Maria. Não houve muitos cenários, até porque o livro é curto, mas você conhecia um pouco do local pelas ilustrações, que é uma beleza a parte.

"- Me conta a tua história.
  E ela contou."

Devo dizer que a Editora Edelbra tem um trabalho gráfico muito lindo, é uma beleza que atrai muitos de seus leitores. 

As ilustrações deste livro são lindas, digo que o ilustrador está de parabéns, pois suas ilustrações mostra um pouco da historia e pude vê muito do interior em suas ilustrações. Parabéns João Caré!

"Ouça.
É ela que vem aí.
Silêncio."

Adorei a escrita do autor, e também pude perceber que ele utilizou uma linguagem do interior e isso foi novo. A escrita é fluida e não tem nada de entediante, nada!

A capa é instigante, pois ser perceberem, parece respingos de sangue, melhor dizendo, do pescoço de Maria. A diagramação é perfeita, as ilustrações... Uma maravilha, sem erros na revisão. Perfeito!


Uma lenda que é recontada de uma forma nova e surpreendente.

7 comentários:

  1. Adorei! Uma história que não morre com o tempo e sim continua cultivada na mente das pessoas. A Adelbra está de parabéns mesmo, também estou lendo um livro do Caio e as gravuras são lindas. Linda resenha Luan.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan , você adivinhou rs !
    Eu recebi da editora este livro lindo e confesso que já estava curiosa pela leitura apos sua resenha quero começar agora mesmo . Acredita que eu não percebi que ele tem tipo sangue na capa , nossa que magnifico fiquei encantada de verdade . Ameiii ...
    Parabéns pela resenha !!
    Beijinhos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei ! Que criativo esse livro ! Deve ser muito legal ler... essa história me perturbou tanto O.o
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Como não amar Maria Degolada?
    Gostei muito da resenha. Sei que voi adorar a leitura.

    Bjksssssss

    Lele - topensandoemler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei! Nossa, impressionante, alguém recontou a história dessa mulher que me assustou durante décadas.... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro e parece ser um livro que reconta muito bem a história da Maria... Que medo!!

    ResponderExcluir