sábado, 22 de novembro de 2014

Notícias: Manifestantes imitam gesto de ‘Jogos Vorazes’ e são detidos na Tailândia

Saudação usada no filme foi adotada por opositores de golpe militar no país. Rede de cinemas de Bangcoc cancelou exibições do filme.

(Foto: Sakchai Lalit/AP)
Três estudantes foram detidos nesta quinta-feira (20) durante a estreia do mais recente filme da série “Jogos Vorazes” na Tailândia após imitarem um gesto usado como símbolo de uma rebelião no filme, como forma de mostrar descontentamento com o golpe militar ocorrido em maio no país.

Na história, uma saudação com três dedos levantados é usada como símbolo de desafio ao poder vigente – o gesto foi adotado pelos opositores ao governo militar tailandês.

O governo local proibiu o gesto. Uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições de "Jogos Vorazes: A esperança - Parte 1" após estudantes planejarem um protesto contra o golpe militar em frente a um de seus cinemas. Ativistas dizem que a polícia pressionou a rede a cancelar a exibição do filme.

Na quarta-feira (19), cinco estudantes já haviam sido presos por fazerem o gesto do filme durante um discurso do primeiro-ministro do país, Prayuth Chan-ocha, que liderou o golpe como comandante do Exército.

A Lionsgate, empresa que produziu o filme, não comentou a situação.

(Foto: Bangkok Post/AP)

Veja a noticia completa em: G1

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uau, isso é tão forte! Mostra como esse livro não é só mais um livro young adult, mas sim um livro com uma mensagem muito poderosa que trata de uma realidade em vários países pelo mundo. Espero que essas pessoas estejam bem.
    Parabéns pelo blog (:

    Precisamos Falar Sobre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo comentário! Concordo plenamente! E também espero... :)

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse é o tipo de coisa que mostra como as histórias têm poder de mover as pessoas e, principalmente como elas têm seu pézinho na realidade por mais fantásticas que sejam. Infelizmente, em alguns lugares do mundo não há democracia para que as pessoas possam expressar aquilo que sentem. Acho super válida a iniciativa do blog em compartilhar isso, parabéns ;)
    Bjus do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCEc_CLTWldvUPEs8iPZRMwQ

    ResponderExcluir