quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resenha: O Guarani - José de Alencar

Informações do livro:

Autor: José de Alencar
Adaptador: Fernando de Castro
Editora: Várias!
Ano: 1857 (Data de lançamento da 1° edição)
Páginas: Indefinido
Onde Compra: Buscapé
Sinopse:


O Guarani - José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.



Vamos a Resenha:

"Com a menina acomodada em seus braços, ele disse baixinho ao seu ouvido:
- Você vai viver."

Peri, um índio goitacá, tem uma grande devoção por Cecília, uma jovem sonhadora. Peri demonstra uma grande lealdade a Ceci, e faria qualquer coisa para proteger ela, de uma forma ou de outra. 

Até que um dia, D. Diogo, irmão de Ceci, mata por acidente uma índia aimoré. Fazendo isso, ele não sabia que haveria grandes consequências, tanto para ele, quanto para sua família, porém não é só isso que os espera.

Comentários:


O guarani foi uma leitura rápida, mas deixou uma gama de conhecimento, pode não parece, mas percebi que houve um toque de fantasia no decorrer da leitura, ou talvez o autor quis dá um final... como eu posso dizer... Romântico.


"A noite chegou serena. A canoa deslizava num balanço gostoso."

O guarani me ensinou que amizade, lealdade é uma das coisas mais importantes que devemos guarda e sempre está cuidando, nutrindo aquele sentimento, pois quem é amigo de verdade sempre irá retribui o carinho que damos.

Não houve muitos personagens, mas gostei muito do Peri, ele foi um exemplo para mim de lealdade e coragem, eu não faria o mesmo que ele, até por ser em outra época, mas gostei muito dele.


"E os dois sumiram de vez, no horizonte."

Os personagens foram bastante interessantes e foram bem construídos e consegui conhecer um pouco daquela época. Os cenários foi uma beleza a parte, adorei a descrição e poder conhecer foi muito legal!

A edição que tenho é aquela de escola, então não tenho muito a dizer sobre isso, mas foi de fácil leitura e muito fluída.

Uma historia que demonstra o verdadeiro amor.

18 comentários:

  1. Olá! Adoro os clássicos da Literatura Brasileira! *--------------*
    José de Alencar é muito top, adoro as obras dele! Confesso que não li nenhum romance indianista dele, prefiro os urbanistas... O conhecimento que tenho deste livro eu estudei na faculdade, mas não cheguei a ler essa obra na íntegra ainda...
    Adorei a resenha e ver que mais gente, assim como eu, se interessa pelos clássicos! =D

    Beijão!

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Nunca li esse livro, mais parece ser bom. Gostei da resenha e tenho que ler os clássicos agora sem ser por obrigação e é bom saber que esse é uma leitura rápida.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. José de Alencar, o que falar das obras desse fera.
    Com certeza mais um conto de muito fervor, paixão, e suspense.
    Adorei sua resenha e seu envolvimento com o livro.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  4. Li há tantos anos, rsrs, mas eu gostei deste livro na época.

    Gostei muito da resenha, muito clara e sucinta.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal, nunca vi um blog fazendo resenhas de clássicos da literatura nacional, parabéns!
    Espero ver mais, em! rsrs Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos e espero que tenha gostado e espero que o blog seja um pouco diferente dos outros! ^_^

      Excluir
  6. Que legal, a muito tempo não vejo um clássico da nossa literatura, bom, sua resenha me instigou muito a ler este clássico, e quero ler-lo em breve, obrigado pela dica! :)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, adorei a diversidade de temas da literatura que encontro em seu blog e sempre pego várias dicas para mim por na minha lista de desejados! Bom, agora minha lista está cheia! rsrs Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Que legal, é muito bom saber que alguém gosta de clássicos, bom, li alguns e não me dei bem com a escrita, mas achei muito interessante sua resenha e fiquei curioso com a leitura! ;)

    ResponderExcluir
  9. Já li esse clássico e concordo em parte com você, para mim a minha edição era a original, portanto demorei para ler, como pude perceber a sua foi adaptado, mas compartilho de sua resenha... Beijos!!

    ResponderExcluir