segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

Informações do livro:

Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 230
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".






Vamos a resenha:


"Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."


Miles Halter, apelidado de "Gordo", é um jovem magricela e colecionador de últimas palavras e que acaba de se mudar para um Colégio Interno, aonde ela encontraria seu primeira amor, Alasca Young, uma pessoa muito bipolar e bastante inteligente.

É ali, no Colégio Interno, onde Miles começará a senti as emoção que um jovem gostaria de passar, é ali onde encontra o primeiro amor, as primeiras aventuras e as últimas palavras.


Comentários:

Bom, para começar, digo que o livro foi surpreendente para mim, sim, gostei bastante da leitura, foi algo muito real, se olhamos bem, os jovens de hoje em dia estão piores que Alasca e os outros, sim, piores. Não ache que é algo que eu vejo na televisão, eu vi e ouvi. A história demonstra um pouco da nossa realidade atual, os jovens que na maioria das vezes são impossíveis e não pensa antes de fazer qualquer coisa.

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal."


A narrativa do Miles foi um tanto cansativa, mas deu pra relevar. Achei que quem manteve a história boa foi Alasca, ela sim me manteve preso a história, eu sempre esperava alguma aparição dela, foi uma personagem cativante e impulsiva ao extremo, nunca se importando com as consequências dos seus atos. Talvez, essas característica fez com que eu sentisse uma empatia por ela.

Não gostei de como o Miles era, digamos, inseguro. E essa coleção de ultimas palavras? Bom, li a história mais para saber de Alasca, do que do Miles. O interessante foi que isso tudo era novo pro Miles e saber como ele se adaptou a isso tudo foi legal, mesmo não tendo ido com a "cara" dele.

"Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela no sentido mais inocente da palavra."


Achei que os personagens foram bem construídos e bem excêntricos, pois cada um era diferente do outro e isso me chamou bastante atenção. Encontrei na Alasca uma personalidade muito bipolar, o humor dela mudava a cada instante e isso foi legal de se observar. Os cenários foram de simples descrição e percebi algo novo neles.

O final me decepcionou muito, antes de ler eu já sabia o final(Maldito spoiler), mas queria saber como chegou até ali, e garanto que achei estranho, sem pé e nem cabeça, foi a única coisa que me deixou confuso nesse livro. Mas de resto achei muito bom, a leitura é bastante fluída e de rápida leitura.

"Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante."


A edição que eu li, que não era minha e sim da minha prima, é a da Martins Fontes, a da capa preta. A diagramação é boa e os inícios de capitulo é, tipo que, uma contagem até o "O FATO". Essa edição é simplesmente linda!

Um livro que mostra que nem sempre temos um Talvez.

24 comentários:

  1. Já eu não gostei. Do meio pulei pro fim, para saber logo o que acontecia e achei horrível o fim.
    Me decepcionei.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, espero que outras obras do autor lhe agrade! Beijos! ^_^

      Excluir
  2. Eu só vejo ótimas resenhas desse livro, mas ainda estou com pé atrás e inconformada, porque com "A culpa é das estrelas" foi a mesma coisa, li ótimas resenhas e me decepcionei, então não sei se estou pronta para outro John Green, mas confesso que sua resenha me deixou meio assim, acho que vou tentar, não agora, mas futuramente!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, a leitura é boa e pode lhe agradar! Bom, espero que leia futuramente e que se surpreenda! bjs! ^_^

      Excluir
  3. Essa edição é a mais diva! Li este livro e foi o único do joão verde que n me decepcionou, li mais pela Alasca também, enfim sou apaixonada por esse livro e pela personalidade de Alasca.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei frustada com o leitura e me senti enganada. Fiquei o livro todo tentando imaginar o que acontecia no grande dia e o que aconteceu me deixou com raiva. Serio, apesar de ser muito bem escrito, com personagens peculiares e cheio de características próprias me senti enganada.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, compartilho um pouco da sua indignação, eu também me senti um tanto enganado com o "O FATO", mas me recuperei! (Não 100%, mas está valendo)... Bjs!! ^_^

      Excluir
  5. Não sou muito chegada nos livros do John Green, mas esse parece o mais doido de todos mesmo. Não faço ideia do que acontece no final *sem spoilers ein, haha* mas já deu pra ver que não foi algo agradável. Ao contrário de você, acho que eu me identificaria mais com o Miles... sou super inseguro, e não sou muito fã de pessoas bipolares não kkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Um mais um", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. E que fato é esse?? kkkkkkkkkkkk

    Tô com o livro aqui, mas ainda não li. Agora fiquei curiosa e doida pra ler!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Lele! é muito bom! rsrs Beijos e não irei dizer o que é "O FATO"... ^_^

      Excluir
  7. Olá,
    Eu já li um livro desse autor e me decepcionei TANTO que acabei tomando desgosto por suas obras, esse em especial nunca me despertou curiosidade.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah! Eu também peguei esse maldito spoiler, que ódio, e também li mais pela Alasca do que pelo Miles, adorei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou lendo o livro “Quem é você Alasca” e confesso, fiquei um tanto quanto decepcionada, porque acho que não foi bem como eu esperava, todo o foco principal do livro se foi um pouco antes do fim, ainda não terminei de ler, e espero que exista um belo desfecho, porque depois da reviravolta eu desanimei um pouco.. Mas adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu já estava curiosa para ler esse livro, procurei resenhas até chegar à sua e me convencer que precisava com certa urgência ter o livro. Bom eu o comprei e acabei de ler agora, gostei tanto que li em 2 dias , uma leitura leve e instigante confesso que não chorei tanto quanto em a culpa é das estrelas mas esse livro me fez refletir profundamente alguns aspectos da vida. Simplesmente adorei assim como adorei e amei a culpa é das estrelas! Aconselho a leitura a todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!!!!!!

    Infelizmente eu perdi o encanto por John Green, acho que eu criei muita expectativa pelos livros dele e hoje não sinto mais vontade de ler. Espero que seja só uma fase mesmo, pois reconheço os méritos do autor, mas ainda assim suas histórias não me atraem mais.


    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero que seja somente um fase! Beijos e melhore, viu! ^_^

      Excluir
  12. Ahhh! Comprei esse livro, vou ler. Ainda está na minha listinha de espera, mas não tinha procurado saber muito sobre a história.
    Amei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir