sábado, 21 de março de 2015

Resenha: Contos de um Natal sem Luz - Vários Autores(Organização de Rô Mierling)

Informações do livro:

Autor: Vários! (Organização de Rô Mierling)
Editora: Ixtlan (Independente)
Ano: 2014
Páginas: 120
Sinopse:

O ano é 2020. Véspera de natal. Um inverno rigoroso cai sobre uma pequena vila de uma cidade no interior dos Estados Unidos. A neve toma conta dos sonhos e das vidas. São apenas vinte casas na vila, mas são muitas histórias. O que a noite de Natal guarda para cada um de nós? Esse livro vai mostrar que o Natal é muito mais do que dar e receber presentes e que mesmo nessa data que inspira tanto amor e esperança, muitos dramas podem se desenrolar. Prepara-se para se emocionar, chorar e refletir. Contos de um Natal sem Luz.




Vamos a resenha:

"Os olhinhos não estavam abertos, estava dormindo..." 
A Boa Filha

Tudo acontece em um mesmo ano, que é 2020, em uma data muito especial para várias famílias do mundo inteiro, porém nem sempre a data é especial. E isso saberemos da formar mais cruel. Os contos não tem nada de natalino e sim, a cruel realidade.

No livro encontraremos 21 contos, dentre eles estão:

- A Falta que Ela me Faz - Rô Mierling
- O Diário de Mitchell - Juh Cortez
- Damascos! - Lana Gomes
- A Boa Filha - S. M. Oliver
- O Natal Perfeito - Helena Dias


Comentários:

"[...] a velha fera acordara definitivamente e nada a deteria, enfim. 
O Homem que tinha medo de Anjos

Gostei muito da proposta do livro, principalmente pelo fato que os autores tiveram que criar uma história em um local, ano, data pré-definido pela organizadora, e isso foi surpreendente, o nome dessa técnica de escrita chama-se "Construção a muitas mãos", e é explicado isso no livro, logo no começo. 

Achei que poderia ter uma maior conexão entre os contos, percebi que isso aconteceu com alguns, mas não com outros, porém entendo que isso demandaria muito mais tempo e ficaria muito mais difícil, mas o resultado foi muito bom! 

"Sejamos mais verdadeiros, sejamos mais nós mesmos, sejamos todos reais nesse Natal"
O Presente de Mary

Os contos são rápidos de ser lidos, são fluídos e quando chegamos ao final de um conto, queremos logo saber o final do outro, e digo que não me decepcionei com nenhum, pois gera sentimentos diversos, tendo cada um seu modo de ser narrado, mostrando a habilidade de vários talentos da literatura brasileira.

"O fogo da lareira se apagou-se para sempre"
Velhas Angústias Natalinas

Confesso que fiquei meio deprimido quando terminei de ler, fiquei pensando nas história que foram retratadas neste livro e como chegou a esse ponto, eu sei que o foco do livro não é tratar o Natal como uma data feliz, mas as histórias mexem com o leitor de uma forma nada legal.

Senti a essência de cada autor neste livro, senti angústias, tristezas, medos e inseguranças, e foi muito real cada história, eu sei que famílias passam por isso em uma data que era para ser especial, uma data de esperança, neste livro há histórias reais, verdadeiras.

"[...] um Natal sombrio, de mau agouro."
A Falta que Ela me Faz

Os personagens foram únicos, cada um com sua tristeza, sua história, confesso que teve algumas história que eu quis pegar no colo e dizer, "Vai ficar tudo bem!", mas eu não podia, até porque eu sabia que não ia ficar. Neste livro encontrei personagens que bera a realidade, na verdade, são reais, porém em uma história "criada", eu não desejo o que li neste livro, nem para meu pior inimigo, pois é triste se deparar com o "real". O cenários eu já conhecia, pois há uma breve descrição no começo do livro e há pequenas coisas que conhecemos ao decorrer dos contos, como lanchonetes, posto de gasolina e etc...

A edição é muito bonitinha, gostei bastante da diagramação interna. A capa é muito instigante e gera muita curiosidade(Parabéns Lena!). E gostaria de agradecer a Sa, por me disponibilizar um exemplar, adorei a experiência e recomendo para todos!!!

A realidade em uma data especial.

23 comentários:

  1. Parece um livro bem triste em! Eu não sou muito fã de contos, mas achei esse livro interessante, adorei a resenha, foi bastante explicativa!! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luan! Tudo bem? Faz tempo que não venho aqui! Desculpa por isso. To gostando muito de ler contos e adorei sua resenha.
    Abraço.

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Luan. adorei sua resenha. Boas escolhas de quotes. Eu não conhecia o livro, mas amo ler contos, com certeza leria esse.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aww que legal, só pela capa e sinopse me interessei. Mas poxa, jura que é puxado mais pro lado triste? :( Li "o presente do meu grande amor", que também são contos de natal, e é do mesmo estilo. Não acho isso legal, porque vai que você lê justamente na época do natal, daí ao invés de ter algo harmonioso vai se sentir pra baixo. Qual o problema dos autores fazerem contos felizes acerca da data? kk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, mais foi uma temática pré-estabelecida, portanto os autores só seguiram os scripts, mas ficou muito bom! ^_^

      Excluir
  5. Oi Luan, amei a resenha, que bom que você gostou, mesmo sendo uma realidade tão cruel para uma data tão significativa ne? Essa era a proposta do livro, e fico contente de saber que os contos tocaram você de alguma maneira. "A Boa Filha" pode não ter sido do agrado de todos, mas coloquei meu coração na história da Ava. Obrigada por ter lido. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você Sa, já que me disponibilizou um exemplar! Valeu mesmo!! E que bom que gostou!!

      Excluir
  6. Olha embora tenha a falta de conexão e tal, eu sempre amo ler contos assim. Meio que terror meio que suspense.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii Luan,
    Você me conquistou depois dessa resenha, agora preciso de um exemplar desse livro, parece ser ótima essa história, estou super curiosa ;)
    Excelente resenha.
    Beijos querido.

    Leitora Assídua.

    ResponderExcluir
  8. Achei a resenha muito instigante, apesar de não ser um tipo de livro que leria, mas achei muito legal a ideia!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, foi muito bem explicada, me deixou bastante curiosa, mas não é o meu tipo de leitura, mas quero sair da minha zona de conforte e quero dá uma chance a outros gêneros! Bye!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luan!! Não sabia que tinha feito a resenha do livro!! Adorei. Acho que você conseguiu captar pontos muito bons!! Parabéns!! E, fico feliz que tenha gostado da capa.

    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir