terça-feira, 3 de março de 2015

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman

Informações do livro:

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Volume: 1
Ano: 2014
Páginas: 224
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.





Vamos a resenha:


"Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil."

Em um dia nevado, Mia e sua família resolvem sair, porém, acontece um acidente no caminho e a única que "sobrevive" é Mia.

Mia, de um jeito que não sabe explicar, consegue observa tudo, seu corpo sendo levado para o hospital, seus familiares na sala de espera, Adam, seu namorado, Kim, sua melhor amiga, tudo. Mas tudo que aconteceu, marcou muito Mia e só ela pode decidi, se fica ou não.


Comentários:


"Então sinto a mão de Adam apertar ainda mais a minha, e é como se a sua mão pudesse suportar o meu corpo inteiro."

Se eu ficar, foi, sem dúvida nenhuma, o livro que mais me fez gerar sentimentos, na maioria das vezes, confusos. Não sei dizer se amo, ou se odeio, mas, sinceramente, está mais para médio. A historia começou de um jeito que me incomodou bastante, não sei a quem leu, mas o que a Mia narra me deixou, de certa forma, chocado.

Já ouvi muitas historia de pessoas que veem a si mesmo e aos outros quando estão em estado de coma e foi interessante acompanhar o que uma pessoa sentiria nesses momentos(Que eu com certeza não gostaria de passar), mas foi frustante o decorrer da história, foi meio que, irreal. Sei lá, mas eu não faria as mesmas escolhas que Mia fez, talvez seja isso o interessante no livro, uma personagem que contraria todas as expectativas 

“Ás vezes você faz escolhas na vida, e ás vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas."

Me incomodei com uma das mortes, senti que foi demais, e com certeza foi por isso que achei duvidoso as escolhas de Mia. Não faria as mesmas escolhas,mas não a julgo pelas escolhas feitas, já que cada um é diferente do outro.

A historia é contada através de flashback, e gostei de algumas memorias, mas outras me entediaram um pouco, mas não atrapalhou a fluidez da leitura. Se a autora cortasse algumas das memorias, com certeza iria ficar melhor.

Bom, agora quero ver o filme que foi lançado recentemente(Saiba mais clicando aqui), e observa se foi fiel ao livro ou se não, mas pelo que pesquiso, o filme é muito bom e emocionante.


"Eu me concentro nas notas, me imaginando tocando, me sentindo agradecida por essa chance de praticar, feliz por estar no calor do carro com minha sonata e minha família. Eu fecho meus olhos."

Os personagens foram bem criados, mas a Mia achei um tanto confusa, não sei bem descrever, mas ela era diferente dos outros. Adorei o Teddy, foi o que mais me agradou no livro, e adorei a avó da Mia e a teoria dela. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação.

A edição está linda! Com vários detalhes, o inicio de capítulo, as folhas, a capa, lindo mesmo. Foi uma edição muito bem trabalhada e de grande sucesso!


Um livro que aborda a mente em seu sono mais profundo.

22 comentários:

  1. Oii Luan, tudo bem?
    Fiquei super curiosa para ler esse livro, mas quando li achei que faltou emoção para a história, me irritei também em algumas partes, fiquei apaixonada pelo Adam haha, ficou ótima a resenha :D
    Em maio o meu blog Doce Literário vai completar 1 ano e vou fazer promoção, se gostaria em participar sorteando um livro ou brinde deixe um "sim" no comentário lá no blog que mando um e-mail para você :D
    Beijos! http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Luan,
    Engraçado né, tive as mesmas reações que você durante a leitura, amei, odiei, e no final achei uma leitura média, não foi um livro que me cativou realmente, ficou faltando algo, um encanto.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos querido.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu Li. E não me surpreendeu. Eu tive a sorte de adivinhar o final do livro no começo dele – sorte ? – enfim, isso me fez achar o livro ” não tão bacana assim ” , sei lá. E serio, acredito que qualquer leitor consegue saber o fim da historia antes do meio do livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Estou muito ansiosa pra ler esse livro. Ele parece ser arrebatador e cheio de ensinamentos, mesmo sendo de uma maneira diferente.
    Gostaria muito também de saber qual a escolha que Mia vai fazer, e em como ela vai conseguir voltar, se escolher essa opção!

    ResponderExcluir
  5. Ain... Não gostei desse livro nem do filme. Você já assistiu? Achei tudo muito clichê, acabou não fazendo o meu estilo. Mas de qualquer forma sua resenha está muito boa, e se eu ainda não conhecesse livro e filme, com certeza iria correndo conferi-los! :)

    Parabéns pelo blog, ele vai longe!

    Aproveito e te convido para conhecer o meu: www.literasutra.com

    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Curti a resenha, pena que algumas coisas para você ficaram confusas mais eu quero ler muito esse livro, assisti o filme e gostei bastante e agora to esperando o livro que ganhei em um sorteio chegar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já li o livro e gostei bastante, ele causou opiniões bem contraditórias, mas a mim agradou. Tanto esse como Apenas um dia da mesma autora!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luan.
    Olha, confesso que não fiquei com sentimentos confusos assim igual você não.
    Eu literalmente detestei esse livro. Achei que a autora primou para outro campo que não foi tão emotivo quanto poderia ser com a história. Ela tinha tudo para emocionar um vasto campo de leitores, mas não foi isso o que ela preferiu fazer.
    Tenho tanta repugnância que não tenho pretensão de ler o segundo livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gostou, espero que outros livros da autora lhe agrade... :)

      Excluir
  9. Gostei bastante dá resenha ! Fiquei com vontade de ler !
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  10. A história parece ser muito interessante, mas pelo que disse, não sei se funcionaria para mim, mas li várias resenhas, tanto negativas quanto positivas, você ficou no meio, mas espero que o segundo funcione mais que esse, beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro foi muito falado ultimamente, ainda mais com a estreia do filme, mas percebi que muita gente se decepcionou um pouco, e por isso, fiquei com o pé atrás para comprar e ler - cheguei até pegar um exemplar na livraria, mas devolvi.
    Como tenho uma amiga que comprou, vou pedir emprestado e ler sem muitas expectativas.
    E acho legal o livro ser curtinho, porque pelo menos a autora teve o cuidado de não se tornar maçante e esticar a história.

    ResponderExcluir