quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Informações do livro:

Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 272
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:


Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.


Vamos a Resenha:


"Eu ganhei a viagem das garotas geladas para atravessar a fronteira da perigolândia."

Todos pensavam que Lia estava curada dessa doença psicológica, chamada "Anorexia", mas não, ela ainda tem metas para cumprir e essa metas podem causar algo irreversivelmente, mas tudo piora quando sua melhor amiga, Cassie, é encontrada morta em um quarto de Motel barato. 


"Eu girei até ficar sem controle. Comer era difícil. Respirar era difícil. Viver era o mais difícil."

Um desejo, uma morte, a falta de controle. Lia é uma adolescente que possui problemas alimentares, ela não vê o que os outros veem. Lia tem metas. Lia mente para sua família. Lia quer ser a mais magra. Lia chegará perto...



Comentários:


Garotas de Vidro, foi um dos melhores livro lido na minha vida(Ever), por que digo isso? Simples, tirando o fato que a leitura é viciante, fluida, tensa(Mais de um modo bom), forte e perturbador, ainda é de uma beleza esplêndida. A leitura foi um pouco lenta, mas não porque estava chato e sim, tenso e que necessitou um pouco de tempo para processa as informações que recebia a cada linha lida.



“Por quê?” é a pergunta errada.
Pergunte “Por que não?”."


O livro trata de um tema bastante discutido hoje em dia, que é a "Anorexia", o que pode causar essa doença da mente, onde quando nós olhamos no espelho vemos uma pessoa gorda, mas que na realidade está no osso, magra demais.


A história e contada pela pessoa que sofre dessa doença, então é bastante chocante está dentro da mente dela, saber que ela conta cada coloria que consome, mente sobre certas coisas para seus pais não perceberem seu emagrecimento. Posso dizer que foi um dos livros que mais me fez pensar sobre coisas que nunca havia experimentado, não digo da doença, mas o modo de pensar da pessoa que sofre com isso.


“…ela ligou.

trinta e três vezes.

você não atendeu.
corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho.
você a deixou sozinha.
deveria deveria deveria ter feito algumaqualquercoisa.
você a matou.”


Os personagens tiveram uma construção perfeita, cada um com uma personalidade única, o que deixava cada um com seu espaço no enredo. A Lia foi uma protagonista muito interessante e gostei bastante de está em sua mente e saber como e o que vive uma pessoa com essa doença. Os cenários foram de uma descrição simples e de fácil imaginação.


A edição é linda, a capa tem uma modelo que da a impressão de está congelada(Só uma coisa, o título do livro deveria ser "Garotas Geladas", combinaria mais), a diagramação está perfeita, o capítulo se inicia logo em seguida do anterior. Perfeito!


Um livro que imita perfeitamente a realidade.

18 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia o conteúdo dele ao certo!! Gostei. Acho que colocarei na lista de desejados!!! Parabéns pela resenha, Luan!!

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan!
    Fazia tempo que eu não via esse livro pela blogosfera.
    Que bacana que a leitura tenha provocado tantas reflexões em você. Eu, confesso, que a premissa não me atrai.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Mari, eu super curti a leitura e recomendo! ^_^

      Excluir
  3. Olá,
    O livro trata de um tema muito interessante e polêmico, gostaria de ler a obra, apesar de sempre ler comentários falando que ela é bem densa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tinha ouvido comentários negativos a respeito desse livro, mãas você me fez mudar de opinião. Anorexia é um assunto que não é muito retratado nas obras, mais o lado do bullying com pessoas acima do peso, então uma história narrada por uma personagem perturbada assim deve ser esplendido, ao mesmo que forte e de nos fazer encarar a realidade

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Jogo Infinito", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tem tempo que quero ler este livro! Aborda um assunto que tenho muito interesse, e como as resenhas que leio são quase que todas positivas é mais um ponto para a leitura! Adorei sua resenha!

    Estou seguindo, adorei seu cantinho!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Olá, Adorei sua resenha. Parabéns ficou muito bem escrita :)
    Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia do que se tratava a história, é um tema bem interessante, mas não é muito o estilo de livros que eu leio :/ mas quem sabe mais para frente eu pegue para ler rsrs
    Seguindo o blog e até a próxima :)
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha não tem como não amar esse livro depois dessa resenha tão adorável.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha, eu não conhecia o livro e fiquei muito interessada! Esse tema é bem pesado e interessante, acompanhar uma pessoa que sofre deve ser ruim e bom, ao mesmo tempo! Bye!

    ResponderExcluir
  9. Que tenso, né? Eu já li e fiquei com a mesma impressão, eu gostei mais é muito pesado e fiquei com aquela ressaca! Triste, pesado e tenso... u.U

    ResponderExcluir
  10. Que tenso! Adorei!!! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha!!
    É bem isso mesmo que o livro retrata, o livro me prendeu de tal maneira que o li em um dia. E super concordo com a sua resenha, parabéns! Recomendadíssimo!!

    ResponderExcluir