quarta-feira, 27 de maio de 2015

Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown

Informações do livro:

Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Páginas: 272
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? 

O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.



Vamos a resenha: 


"— O tempo nunca acaba - sussurrou - Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há."

Valerie Leftman passa por uma enorme tragédia em sua vida, seu então namorado, Nick Levil, abre fogo contra os alunos que praticavam bullying contra ele e ela, e isso tudo aconteceu na Praça de Alimentação do Colégio Garvin, e logo depois, ele se mata, entretanto, antes ele atira na coxa de Valerie, uma marca eterna.

Este "incidente" fica marcado em todos que ali estavam presentes, uma tragédia que tirou e marcou a vidas de várias pessoas, alguns nada sofreram, outros ficaram com uma cicatriz, outros morreram, agora, Valerie tenta retomar sua vida, será que ela consegue?


Comentários: 


"Dobrava-me como uma bola e, depois que meu corpo parava de se dobrar, minha alma continuava. Dobrava-me, dobrava-me e dobrava-me até me tornar algo apertado, enrolado, minúsculo."


Bom, primeiramente gostaria de agradecer a Tatiane Duraes por ter escolhido esse livro para me presenteá no "Amigolate literário", muito obrigado, você acertou em cheio!

"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava"

O que dizer deste livro? Há tantas coisas, mas poucas eu consigo pensar agora, é difícil pensar em um significado, quando o mesmo é impossível de descrever. Às vezes temos somente que senti e refleti sobre o mesmo, tenta entender e levar isso para nossa vida.

Às vezes podemos falar que o enredo trabalhado neste livro é somente ficção, mas quantas vezes não vemos isso acontecer em outros países, até no nosso já aconteceu. Pode não ser a mesma coisa, mas, com certeza, tem o mesmo significado, às vezes, algumas pessoas para se sentir bem consigo mesmas, fazem as outras se verem como um nada, eu já passei por isso. Digo que o bullying deveria ser mais trabalhado nas escolas, tentar fazer que o significado dessa palavra seja mudado para algo positivo, algo que deu certo e que ajuda e não atrapalha, ou machuca alguém. Vamos abrir os olhos e mudar nossa realidade, pois está difícil de ver algum futuro na nossa atual situação, infelizmente.

"– Um é meu número favorito – sorriu Bea. – Em inglês, a palavra "um" tem o mesmo som do passado de "vencer" e podemos todos dizer que no final do dia vencemos de novo, não podemos? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória."

Mas voltando a falar do livro, achei a temática principal muito bem trabalhada, foi desenvolvida perfeitamente, diria até que com maestria! Bom, a escrita da autora é viciante, mas eu me contive, pois queria ler o livro por mais tempo, queria sentir-lo mais, absorver mais lições, pois esse livro é uma lição de vida, que todos deveriam ler!

Como eu já disse, achei muito bem trabalhado o enredo e com isso, os personagens, muito bem criados e a personalidade deles foi muito explorada, não podia esperar menos da autora, digo, estava com grandes expectativas em relação a leitura e elas foram saciadas. Me identifique com cada um dos personagens, aqueles que oprimem, aqueles que são oprimidos, não, eu não pratico o bullying, mas eu cansei de observar pessoas que praticam e sei, que eles precisam de ajuda, na verdade, todos precisamos, mas ninguém ver a realidade.

"Veja as coisas como elas realmente são. Veja o que realmente está à sua frente."

O personagem que mais me identifiquei foi com a Valerie, apesar de nós lermos a história sobre sua visão, eu sei que seria ela, mesmo se a narrativa fosse em 3° pessoa, ela a que mais ficou com perguntas a responder sobre ela mesma, ela não se conhecia de verdade, na verdade, poucos se conhecem de verdade, todos criamos uma realidade a parte e nunca vemos o real! Apesar do Nick se o "vilão" da história, não pude deixar de me identificar com ele, ele foi vítima, mas decidiu ser o vilão! Adorei a personagem Bea, ela é excêntrica e ver o mundo com tons de violeta. Os pais de Valerie passou por poucas e boas, mas não vi justificativa para tal comportamento, principalmente o pai, que não fui com a cara e achei ele um tremendo babaca! Gostei das descrições dos locais e de algumas cenas, senti verdade no que foi descrito!

"De certa forma, Nick estava certo: às vezes, todos temos que ser vencedores. Mas o que ele não entendeu foi que todos temos também de ser perdedores. Porque não se consegue uma coisa sem a outra."

A edição é linda, essa capa tem tudo a ver com a história! As folhas são amareladas e de uma qualidade ótima! A diagramação é linda, sendo os capítulos numerados e tendo uma figura em cada inicio. Lindo! 

A verdade que ninguém consegue enxergar.

24 comentários:

  1. Só ouço falarem bem desse livro, estou louca por ele! Adoro livros que abordem assuntos chocantes que nos fazem refletir. Nos passam a visão de quem está do outro lado da situação que nos atinge com um baque. Espero poder ler A Lista Negra em breve e espero gostar tanto quanto você e todas as outras pessoas que só elogiam a obra.
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse livro está na minha lista de preferência para próximas compras, já que só ouço falarem bem. Eu, particularmente, adoro livros com temas fortes e esse me conquistou por falar justamente da violência na escola, bullying..

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade e curiosidade de ler esse livro, pois além de ele falar de um assunto sério e que aflige a muitos jovens como é o caso do bullying, várias amigas já me falaram que é um livro incrível!
    Acho que o bullying é algo que realmente deveria ser melhor tratado na escola, afim de minimizar o sofrimento de quem é alvo desse tipo de coisa.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem?
    Tem um mês e pouco que li esse livro em um dia e amei e chorei ao mesmo tempo, o final me fez chorar :( Achei interessante esse livro, já sofri bullying e tenho vontade em ajudar quem sofre com isso. Ficou boa sua resenha *-*
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me foi altamente recomendado e realmente quero lê-lo. Estou com dificuldades para dedicar-lhe tempo no momento, mas pretendo. Parece o tipo de leitura que nos marca, nos provoca e nos convida a pensar sobre temas importantes. Gostei da sua resenha e do seu alerta sobre o bullying, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O tema desse livro é um assunto sério, que com certeza deve ser discutido hoje em dia. Ainda bem que o livro soube tratar disso muito bem, né? Infelizmente ainda não li o livro, mas é um dos que quero ler em breve.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de possui-lo rsrsrs
    Já li algumas resenhas e parece ser bem legal.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse livro está na minha lista de desejados no Skoob, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e adorei tudo que você falou sobre o tema, pois é algo que muitas vezes fazemos até sem querer, pois o bulliyng é algo que está impregnado em algumas pessoas. Agora fiquei com mais vonata de ler e espero que seja logo. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  9. OI Oi OI!
    Nossa, não conhecia esse livro, mas adorei a premissa dele e quero ler já! Adoro livros que tem alguma tragédia e uma grande superação por parte do protagonista, isso nos ajuda a amar e nos apegar mais a ele, sempre acabo gostando, ainda mais por ser algo bem real que vemos acontecendo por ai... Adorei a sua resenha!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei a versão em e-book, mas ainda não tive coragem de terminar. Achei o enredo meio fraco e muito superficial sabe? Eu li muitas resenhas, antes mesmo de comprar, depois que comprei e comecei a ler, desistir. Acho sempre tem as decepções literárias né? Quem sabe um dia consigo terminar e mudo minha opinião sobre ele.
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-redencao-de-um-cafajeste.html

    ResponderExcluir
  11. O bullying é um ato de violência e o ensinamento deve vir da família, a escola também precisa tomar as providencias necessárias, mas o momento é que professores apanham de alunos, são ameaçados e não tem lei que nos proteja... Realmente o que a protagonista passou foi algo bem trágico, mas, para comprar a obra, teria que dar uma lida antes para compreender a abordagem teórica.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá; eu li esse livro recentemente e achei simplesmente maravilhoso! Diferente dos outros livros sobre o tema, esse é bem mais forte e real, sem aquilo de tudo fica maravilhosamente bem no final. Gostei da resenha, parabéns por fazê-la, todos deveriam ler "A lista negra"!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já li várias resenhas sobre o livro e tenho muita curiosidade de lê-lo.
    A premissa é bastante interessante e quero ver como a autora abordou esse tema tão delicado, bullying. Parece ser uma leitura intensa.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Oie, já tinha ouvido falar desse livro por causa da Pam do garota it,acho a temática dele muito boa e quero muito ler *-*

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olha eu já ouvi falarem muito bem desse livro, mas até hoje eu não o peguei para ler por conta do receio que tenho. Acho que é um livro um pouco forte para mim. Não sei. Mas espero poder conferir um dia, porque gostei da sua resenha. Me parece ser uma história muito envolvente, mas no atual momento não estou no clima =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-para-todos-os-garotos-que-ja.html

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem sempre ótimas críticas. Pelo tema e enredo, não poderia ser diferente. Os atiradores em escolas são reais e frequentes e parece que pouco é feito para evitar o próximo ataque.
    Esse é um livro que eu quero ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. AIIII, minha parceira postou a pouco tempo a resenha dela sobre esse livro lá no blog, e fiquei louca para ler, apenas posso dizer que a vontade aumentou! HAHA É um tema bem denso e é interessante ser colocado em um livro adolescente já que muitos casos do tipo vem acontecendo! Um livro muito bom que tem uma tematica semelhante é Perdão, Leonard Peacock. Super indico! Se gostou desse com certeza vai gostar do Leo!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  18. A lista negra está nos meus desejados faz tempo!!!
    Adoro essas temáticas mais intensas, li recentemente Juventude brutal, que é sobre bullying, mas pela sua resenha e sinopse, A lista negra parece mais horrível ainda. O cara saiu atirando em todo mundo? Como assim :O hahaha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Luan, tudo bem?
    Esse é um livro muito interessante, com um tema bem atual, e é verdade, quantas pessoas chega a esses extremos por causa do bullying. É triste.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luan!
    Já li várias resenhas desse livro e todas sempre elogiam muito. Eu tenho curiosidade, mas não gosto muito de livros trágicos ou com temas mais pesados, isso me afeta de maneira mais intensa e sofro muito durante a leitura. Assim que criar coragem quero ler com certeza! rsrsrs

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Adoro ler resenhas sobre esse livro, ele é tão marcante que é difícil duas pessoas se sentirem da mesma forma. Apesar de não crer que esse livro tenha um vilão para qual apontar o dedo, é mais como a sociedade como um todo, eu penso que é uma história muito importante de ser compartilhada. De vermos que tem dois lados e de tentarmos entender.
    Amei seus quotes e a resenha <3
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Sempre tive vontade de ler esse livro por causa da premissa dessa história. O bullying é um assunto extremamente importante e que merece ser discutido pela nossa sociedade. Isso que aconteceu na história foi um verdadeiro pedido de socorro e demonstração de toda a raiva pelo que aconteceu. Espero que a leitura me marque como aconteceu com você.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu tenho certa curiosidade sobre esse livro, as resenhas que vi dele sempre o abordaram de forma positiva e o título é muito convidativo, só a capa que não me agradou nem um pouco, você selecionou ótimas passagens. <3

    ResponderExcluir
  24. Oi, gostei da sua resenha. Acho a capa linda e estou bem curiosa para ler esse livro, a temática é bem o que vemos por aí nos notíciários, de rapazes que fazem isso fora do Brasil em outros países por motivos diversos. Seria uma história bem interessante.

    bjs

    ResponderExcluir