terça-feira, 19 de maio de 2015

Resenha: Maria Borralheira - Coleção Quem foi que disse - Rosana Rios

Informações do livro:

Autor: Rosana Rios
Editora: Edelbra
Ano: 2015
Páginas: 48
Onde Compra: EdelbraSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Contos de fadas fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e há muitas versões dessas histórias. Nesta coleção, a autora dá voz a alguns personagens, revelando o que teriam pensado e sentido diante das situações em que se envolveram. O leitor tem a possibilidade de mergulhar na história pelo ponto de vista das personagens, num exercício lúdico que levará à compreensão de que uma história pode ser contada em terceira pessoa, como o reconto que abre o livro, ou em primeira pessoa, por meio da narração das personagens. Uma das narrativas mais conhecidas de todos os tempos fala sobre uma garota que é maltratada pela madrasta, e que deve experimentar um sapatinho para provar que é a escolhida do filho do rei. A versão contada neste livro é bem diferente daquela que já virou filme e desenho animado! Aqui temos três velhinhas muito estranhas, além de pés de gente com cascos de cavalo e outras transformações bizarras.


Vamos a resenha:

"Um dia, a mãe de Maria adoeceu e morreu."


Uma menina, uma madrasta, uma vaquinha e três irmãs mágicas! O que a vida preparou para está menina que perdeu a mãe, tendo como herança uma vaquinha mágica? Ela é otimista, mas será que sua intuição está certa?

Comentários:

Bom, a leitura de Maria Borralheira foi muito agradável, divertida e leve. A narrativa da Rosana Rios é muito fluída e leve, prendendo do começo ao fim da história. Este conto eu já conhecia algumas versões e acho que todos também conhece, pois é muito famoso, que é "Cinderela", um dos mais famosos filmes da Disney e não se surpreenda, pois há várias versões.

"- É melhor ficar como estamos - respondeu-lhe o pai. - Hoje ela dá a você papinhas de mel, amanhã dará papinhas de fel!"

As ilustrações desse livro não deixam á desejar, pois são lindas, muito mesmo. É uma outra técnica, outro estilo, mas linda, adorei cada ilustração que vi, pois fez-me entrar mais na história.

Estar versão deste conto tão famoso, é muito bem escrito, tendo em seu enredo coisas novas, divertidas e leve, nós levando de volta a infância, o que é uma coisa nostálgica. Recomendo para crianças e adultos que querem voltar a sua juventude!

"Acho que vou ter uma enxaqueca. E a culpa, claro, é dessa órfã infeliz."

Os personagens foram muito bem explorados e utilizados, gostei de cada um e pude senti-los! Adorei dá uma voltinha no meu passado e atribuo toda a culpa a Rosana Rios que, com seu conto, conseguiu fazer esse feito.

A edição estar linda! Capa dura, folhas de fotografia, e com o tamanho da fonte ótimo para leitura. Perfeito!

Hoje maltratado, amanhã, adorado.

19 comentários:

  1. Quem diria que é uma versão de Cinderela? Olhando para capa eu jamais poderia dizer isso, só soube lendo a sua resenha e o final da sinopse. Gosto disso, de ter outras versões dos clássicos da Disney e outros clássicos também. Nos permite ver os personagens com outros olhos, isso é muito bom. Parabéns pela resenha maravilhosa.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  2. Que lindinho o livro! *-* Recebi um exemplar da editora, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Adoro leituras leves e rápidas assim de vez em quando <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro quando reescrevem esses contos infantis e trazem novas nuances e facetas da estória. Gostaria de ter visto as ilustrações que você tanto elogiou. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Nossa deve ser lindo mesmo esse livro por dentro
    Poderia ter postado fotos pra gente como é por dentro
    Agora fiquei curiosa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu nunca na minha vida tinha visto esse livro, mas pela sua resenha eu gostei bastante
    ainda mais parecendo um conto da Cinderela, porque eu também tive essa impressão como minha amiga do primeiro comentário. E olha que eu gosto quando é assim sabia? Eu fiquei bastante interessada na leitura e acho que vou dexar ele na minha lista de desejados, principalmente pelas ilustraçòes que você disse que tem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-brilho-em-busca-de-um-novo-mundo.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html

    ResponderExcluir
  6. Oiiee, eu acho esse livro uma fofura adoro essa nacionalização de clássicos.
    Pretendo adquirir em breve pra dar pra minha filha.
    Adorei a resenha. Beijoo
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiiiiie, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas adorei.
    Juro que se não tivesse lido sua resenha nunca me interessaria pelo livro, mas agora eu quero ler.
    Adorei mesmo, muito fofo.
    Primeira vez aqui no blog e amei.
    beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  8. Que resenha convidativa! Eu gostei de conhecer a obra, pois nada sabia sobre ela. Parece que a autora soube escrever uma versão que manteve o encanto, mas trouxe elementos inovadores. Com certeza, só pela história, eu leria. Agora, sabendo que é uma edição tão bela e com ilustrações, minha vontade só cresce. Pena que, na contramão, o dinheiro decresce. Haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é lindo a análise junguiana também. A capa é perfeita, trabalho lindo da editora! É um livro que dá gosto comprar. Ver na prateleira e reler inúmeras vezes.
    http://www.poesianaalma.com.br

    ResponderExcluir
  10. EU li outras resenhas desse livro e achei simplesmente maravilhoso. Gostei da proposta da história e da forma como a editora trabalhou a diagramação do livro. Com certeza é uma obra que eu vou colocar na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Luan, tudo bem?
    Adoro releituras, e Cinderela é um dos meus contos de fadas favorito.
    Estou bem curiosa sobre as versões da Rosana Rios!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Oi xará - sem o a claro-, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro nem a autora, porém estou apaixonada por essa capa. Gostei bastante da sua resenha, bem explicadinho e ainda trouxe quotes lindos!
    Adorei <3

    ResponderExcluir
  13. Oi oi, como vai?
    Esta é a segunda resenha desse livro que leio e ambas o elogiaram, me deixando bem curiosa.
    Sempre fico com um pé atrás quando se trata de releituras de histórias já famosas, mas essa parece ser bem divertido e leve, gostaria de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Luan, adorei sua resenha e saber que o livro é uma versão de um conto clássico me deixou com vontade de lê-lo, adoro essas versões diferentes e essa parece ser bem divertida.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Leia também A bela no bosque adormecido, é muito bom e eu amei a autora escreve muito bem e eu até me indaguei a respeito de ler algo dela depois que possua mais páginas.
    Ótima resenha, estou louca para ler esse livro!
    Quem sabe essa semana ainda !
    Beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Adoro versões diferentes para antigas histórias que fizeram parte da minha infância, sempre algo mais mágico que o anterior e com um sabor de nostalgia.
    Aqui pelo que vi é uma obra ótima, um tanto diferente.
    Parabéns pela resenha :D
    Dica anotada
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  17. Eu amo a Cinderela! Desde novinha. Também já vi outras versões do conto. Alguns achei bacanas outro nem tanto. Mas vale a pena ler! Depois mostra pra gente alguma ilustração do livro. Fiquei curiosa! rsrs

    Beijinhos!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  18. Oi Luan, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem simples e super bacana de ler, livros infantis geralmente me prendem do começo ao fim e não acho que seria diferente com Maria Borralheira. Gostaria de ver as ilustrações internas do livro, devem ser muito belas;

    ResponderExcluir
  19. Nossa, parece um livro excelente pra curar ressaca literária. Eu posso ser um pouco boba e dizer que eu amo livros de capas duras?
    Amei sua resenha, especialmente por me passar o quão agradável o livro é. Obrigada
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir