domingo, 24 de maio de 2015

Resenha: Quando Tudo Volta - John Corey Whaley

Informações do livro:

Autor: John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa?

Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro
das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador.
O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fi ca em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas.
Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.


Vamos a resenha:

"Quando alguém está cercado por centenas de zumbis e todos estão olhando para seu único primo, ele só consegue entoar as palavras de uma canção que ouviu no rádio de seu irmão mais novo.

E, quando morremos,
Todos temos asas.
Não precisaremos mais de pernas para ficar de pé."


Cullen Witter tem 17 anos e vive em Lily, Arkansas, onde nada acontece, segundo Cullen. Até que uma suposta aparição de uma rara raça de Pica-pau aparecer, o Pica-pau Lázaro, e isso deixa a cidade muito agitada. Enquanto o aparecimento do pássaro deixa a cidade um alvoroço, o irmão mais novo de Cullen, Gabriel, some sem deixa pista de seu paradeiro, deixando muitas suposições.

Porém a cidade não está nem um pouco interessada no desaparecimento de Gabriel e sim no aparecimento do extinto pássaro e isso deixa Cullen revoltado. Semanas ser passam sem nenhuma noticia, sobre o "desaparecimento", buscas e mais buscas acontecem, mas sem nenhum êxito.

"O sentido de um pássaro aparecer, e de um garoto desaparecer, e você saber de tudo isso. O sentido disso não era salvar você, mas alertá-lo. Alertá-lo acerca da confusão, da ilusão e da suposição."

Com a ajuda de seu melhor amigo, Lucas Cader, e da namora dele, Mena Prescott, Cullen tenta superar os recentes acontecimentos que vem lhe batendo a porta. Cullen sentir que tem que reconstruir sua família, enquanto seu irmão não é encontrado.



Comentários:

Bom, quando pude escolher esse livro pra resenhar eu quase não acreditei. Fiquei com uma enorme expectativa pela leitura, pois li muitas opiniões de blogs e a maioria eram boas. Quando o livro chegou pelo correio eu quase tive um troço por tanta curiosidade e é claro, comecei a leitura na hora e terminei em menos de dois dias.

Quando comecei a ler, eu me surpreendi, pois nunca havia lido um livro com esses temas tão diferentes e que ser completam de uma forma extraordinária. Todos os personagens ser conectam em algum momento da história, todos tem seu papel nessa trama. É um livro que faz uma mistura de histórias, que faz você fica boquiaberto, é algo inovador, criativo e maluco.


"... não são exatamente as coisas que dizemos a elas sobre Cristo, mas o que fazemos por elas, que espelha as atitudes de Cristo."


Um dos fatos que mais me causou impacto, foi a naturalidade de Cullen em ir reconhecer um corpo, foi bem estranho a descrição do autor, pude perceber que tinha um sarcasmo para descontrair e fazer a história rolar.

Os personagens foram bem construídos e o autor conseguiu por uma personalidade única em cada um deles, o que eu mais gostei foi do Gabriel, um garoto sonhador, inteligente e que vive no seu mundo, isso foi um dos motivos por eu ter lido tão rápido. O autor soube como unir várias histórias em uma, e como ele conectou tudo isso. Lá pro final você consegue entender, o que cada personagem tem haver um com outro. Os cenários descritos foram de um detalhamento simples e consegui imagina bem, só algumas vezes que não.

"Era mais fácil para mim detestar todo mundo na cidade do que me detestar por ter medo de ser como eles."

Surpreendi-me com a astucia do autor em usa da tática do mistério, para prender seus leitores. O principal motivo para eu ter lido o livro, foi por causa desse súbito desaparecimento de Gabriel, o autor conseguiu trabalha muito bem em cima disso.

A capa é linda, apesar de terem falado que foi inspirado em certa capa*. A diagramação é perfeita, tem um espaçamento enorme entre as linhas e em cada inicio de capitulo tem um detalhe lindo. Encontrei uns dois ou três erros na revisão, mas nada complementador. Como disse, o autor tem uma ótima escrita, que sabe trabalha nos assuntos proposto a ele. Ótimo livro pra quem deseja ter uma história envolvente e apaixonante, cheios de mistério e sarcasmo.

Um livro inovador, com uma pitada de sarcasmo.


Está resenha, foi, originalmente postada no Drunk Culture, mas foi feita por mim e está sendo reproduzida no Lendo Ferozmente, com a permissão da ADM do Drunk, portanto, não é plagio ou algo parecido.

9 comentários:

  1. Olá,
    nossa eu amo de mais a capa desse livro, mas eu já vi tanto comentario de gente dizendo que abandonou a leitura que chega eu me desanimei um pouco rsrs
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog, Tem Resenha Nova - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bom que o livro foi agradável, quanto ao fato da naturalidade de Cullen em ir reconhecer um corpo, isso varia muito da cultura e da criação da pessoa... Se Gabriel desapareceu, seria natural certo mistério, bom que ele conseguiu sustentar com firmeza esses elementos.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro histórias com mistérios envolvendo, principalmente, desaparecimentos, mas não me interessei muito por Quando Tudo Volta. Fazer o que né, nem sempre as opinições são as mesmas.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii, como vai?
    Ainda não conhecia o livro e gostei de conhecer. Adoro livros com mistérios, ainda mais com desaparecimentos e tudo mais. Fiquei curiosa para saber como o autor conseguiu unir tanta coisa diferente em um só livro, quem sabe eu não leia....
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Sempre gostei da capa desse livro e tive certa curiosidade pela história, nada muito urgente, por sinal, ainda não tinha lido nenhuma resenha a respeito.
    Quando me deparo com um livro repleto de mistério, fico pensando se por acaso o autor vai consegui sustenta todo o suspense, se a história vai me empolgar, pelo que vi aqui é isso que acontece, dessa forma só me resta anota essa dica.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ler e gostar da leitura não tem preço né!? A gente percebe pela resenha! Eu confesso que fiquei curiosa também pelo desaparecimento do menino! kkk Com certeza me prenderia até o fim... Se tiver oportunidade lerei o livro. Um abraço

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  7. Oie! Conheço muiita gente que adora livros com situações de mistério. Nao sou a maior fã do gênero, mas quem sabe para variar um pouco não dou uma chance para este livro?
    :D

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Adoro a capa desse livro mas infelizmente a sinopse não me empolga muito. Bem, pela sua resenha da pra ficar um pouco curiosa porque gosto de livros de suspense, apesar de achar que o deste é bem baixo o teor de mistério. Mas fiquei curiosa para saber onde o Gabriel se enfiou. E como assim ficarem mais entretidos com um passarinho do que com o sumiço do garoto?

    Gostei da sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor!
    Que resenha encantadora, tenho que dizer que sua opinião sobre a leitura foi o que mais chamou minha atenção. Não curti a premissa do livro, mas acho que posso acabar me surpreendendo com ele no final das contas.

    Adorei sua resenha!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir