domingo, 28 de junho de 2015

Resenha: Azul é a cor mais Quente - Julie Maroh

Informações do livro:

Autor: Julie Maroh
Editora: Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 160
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
O livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer. A novela gráfica foi lançada na França em 2010, já tem diversas versões, incluindo para o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e ganhou, em 2011, o Prêmio de Público do Festival Internacional de Angoulême. Em tempos de luta por direitos e de novas questões políticas, AZUL é a COR MAIS QUENTE surge para mostrar o lado poético e universal do amor, sem apontar regras ou gêneros.


Vamos a resenha: 

"O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... nos reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos..."

Clementine é uma adolescente que começa a se descobri, percebe que há outras formas de amar, porém tem uma enorme dificuldade em se aceitar, pois seus pais repúdia qualquer outra forma de amar, que não seja a "tradicional". 

Clementine, em busca de se auto conhecer, ela conhece Emma, a garota dos cabelos azuis, ao qual ajuda nessa caminhada e, a parti dai, o mundo ganha uma nova cor: azul.

Comentários: 


A leitura desta HQ foi algo novo para mim, eu nunca havia lido nada igual, a não ser quadrinhos da turma da Mônica, os quais nunca chegava ao fim. Bom, a leitura foi muito boa, eu li em dois dias e consegui acompanhar muito bem o desenrolar da história. 

"Só o amor pode salvar o mundo. Por que eu teria vergonha de amar?"

Como sabem, foi uma experiência nova, pois não leio muitas HQ's, e consegui me adaptar muito bem! Vou me enrolar um pouco, mas nada que não entendam! 


Amei os traços, cada cena mostrou um pouco da Clementine e da Emma, mas temos mais foco em Clementine. Ela é uma protagonista cheia de dúvidas, insegurança e medos, mas observamos sua mudança durante o passar das páginas! 

"... O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes..."

A história tem foco no passado e no presente, coisas acontecem que nós deixa tenso, tristes, mas com certeza é uma história cheia de emoções e de sentimento! Não é uma história de duas mulheres e sim, de dois coração que estão tentando se unir em prol do amor verdadeiro! 

Os personagens foram muito bem criados e como é uma história que pode ser lida e vista, vemos os sentimentos muito mais explícitos, o que gostei bastante! Deixo os meu elogios ao traço da história, o que é muito lindo! Gostei de cada página lida, uma mais linda que a outra! 

Eu li em versão digital, mas já tive a oportunidade de pegar a edição física e é linda! Muito mesmo! Recomendo muito essa HQ! Leia e se encante! :)

O encontro de dois corações para ser um.

19 comentários:

  1. Olá
    eu já vi o filme e achei bem forte, não sei se o livro vai ser assim, adoro ver essa capas, as edições da Martin são tops
    bjks
    Passa lá No Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para ler essa Hq.
    Acho o traço muito bonitinho e curti a ideia da história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. sou apaixonada por essa HQ. Vi o filme primeiro e fiquei loucamente viciada na história. Depois ganhei a HQ e li em poucas horas... é uma história linda, apesar de trágica e triste... <3

    ResponderExcluir
  4. Ou, não conhecia essa HQ, acho que porque não li muitas, só da Turma da Mônica também, mas também me interessei e vou procurar o filme também pra assistir. Gosto de histórias fortes.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Luan, confesso que quase não leio HQs mais nesse mês vou me arriscar com o Capitão América O Soldado Invernal. Anotada a dica desse que vou guardar com carinho e quem sabe em breve comprá-la!
    Beijo e boas leituras!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  6. Oi Luan!!
    Sou louca para ler essa HQ, mesmo não gostando muito de HQ e gostei muito das ilustrações, muito lindas!! *___* Gostei muito da resenha!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Oiiiie.
    Eu também só lia quadrinhos da monica e também não chegava ao fim kkkkkkkkkk
    Nunca li um HQ e não tenho vontade, pelo menos ainda.
    Eu amei a diagramação, as ilustrações ficaram lindas, acho que tem um filme também né?
    Amei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado da leitura e me pareceu realmente ser bem interessante, no momento deixarei passar, pois não é meu tipo de leitura, mas vou deixar a dica anotada para quando quiser sair da minha zona de conforto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Queria muito assistir o filme, não sabia que tinha HQ, agora quero também hahaha
    Adorei a trama! E os traços estão lindos, preciso comprar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá; já vi comentários super positivos sobre essa história, por isso, estou bem animada para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Que lindooo!
    Não conhecia a HQ, mas já tinha ouvido falar muito bem da história. Agora me empolguei, quero essa HQ e quero já hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não curto muito ler HQs, mas como pretendo mudar isso em breve (aquisições na bienal!), pode ser que essa seja uma das minhas futuras leituras.
    Acho a premissa do livro interessante e as ilustrações estão lindas!
    Adorei a resenha!
    Um beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Muita gente fala super bem dessa história, mas não sei se funcionaria comigo... Não costumo ler HQs e não acho que começaria com essa. Gostei da resenha!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Luan, eu tenho muita curiosidade para ler esse HQ, já assisti o filme e até que gostei e acho que na HQ a historia estará mais bem trabalhada =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Também não tenho o costume de ler HQ's, mas tenho interesse nesse tipo de história. Já conhecia a premissa de Azul é a Cor mais quente e tenho curiosidade para conhecer essa história de descobertas entre as duas.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    É bem raro eu ler HQ's, mas sempre que leio uma resenha fico um tanto curiosa, por ser tratar de uma leitura incomum digamos assim, aqui não foi diferente.
    Não conhecia Azul é cor mais quente, gostei da premissa da história e confesso que pelo título já leria o livro hehe.
    Parabéns pelo post.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie, Luan!
    Meu namorado assistiu o filme e me disse que era só cenas de sexo o tempo todo, por isso não fiz questão de ver. Não por ser homoafetivo, e sim porque acho desnecessário em qualquer filme que não seja pornô.
    Aí você me vem com a HQ e me convence. Pelo menos ela parece ter mais conteúdo que o filme, segundo o que meu namorado falou. Acho que vou comprar! Ótima resenha.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu estou querendo muito ler essa HQ. Eu já vi o filme, você viu? Se não, veja. Não se deixe levar por comentários de pessoas falando que só tem sexo, e sexo e sexo, não é bem assim. Mas entenda que o filme tem a ver com sexo, então necessariamente terá sexo. Mas nós vemos o dia a dia de um casal que sofre preconceito,que vive a sua vida. Pessoas julgam demais...

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor!
    Já vi o filme, não sabia que tinha HQ dele também não. Bacana as imagens no livro, você consegue enxergar como o autor imagina os personagens.
    Gostei muito da sua resenha, os quotes que você escolheu falam muito sobre o livro.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir