quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Informações do livro:

Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Onde Compra: FnacCultura e Buscapé
Sinopse:
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Vamos a resenha: 

"Para Sam. 
Ouça, Você vai entender."

Hayden é o melhor amigo de Sam, na verdade, o único. Mas em um dia comum, Sam vai na casa de Hayden acordar-lo e se desculpar, pois na noite anterior os dois tiveram uma discussão e, como sempre, Sam vai ao encontro do amigo se desculpar, para que assim volte as boas com seu melhor amigo. 


Quando Sam vai acorda Hayden, ele percebe que seu melhor amigo não se mexe e nem faz nenhum tipo de barulho(o que é estanho, pois Hayden ronca muito), e observa que do lado da cama há uma garrafa de Vodka, logo, Sam percebe também um frasco de remédio vazio, e encontra um bilhete e um Pen Drive, depois Sam chama a emergência. Hayden se suicida e deixa uma playlist para Sam, ao ouvir-la, ele poderá entender. 


Comentários: 

"Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

A leitura deste livro foi muito fluída e que me fez refleti sobre muitos aspectos da minha vida, ele trata um tema bastante discutido, que é o Bullying, e traz a visão de um adolescente que ver seu melhor amigo se matar por causa de ações de terceiros, ações que magoaram e fizeram que cometesse esse ato. 


A leitura, apesar de tratar um tema bem pesado, conseguiu passar a sua mensagens com um enredo bem trabalhado e desenvolvido. A narrativa foi bem construída, e conseguiu transferi toda sua essência para mim, me fazendo refleti sobre muitas coisas que observo no dia-a-dia.

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

Recentemente li um livro que trata do mesmo tema, o Bullying, o livro se chama "A Lista Negra", apesar da semelhança do tema, as autoras trazem as histórias por caminhos diferentes, enquanto em "A Lista Negra" um jovem abre fogo contra seus colegas de escola, e temos a visão da namorada do mesmo, em "A Playlist de Hayden" temos a visão de um jovem que ver seu melhor amigo se matar. Em ambos, os protagonistas se culpam.

''O que me fez pensar se todo mundo tinha uma vida secreta, aqueles aspectos da gente que não combinavam com o que pareciam ser.''

Este livro me fez relembrar muitas coisas sobre "A Lista Negra", principalmente como o Bullying poder causar perdas muito graves e de modos horríveis, abaixo estará um paragrafo da resenha de "A Lista Negra", que tem tudo a ver com o livro resenhado hoje.


"Às vezes podemos falar que o enredo trabalhado neste livro é somente ficção, mas quantas vezes não vemos isso acontecer em outros países, até no nosso já aconteceu. Pode não ser a mesma coisa, mas, com certeza, tem o mesmo significado, às vezes, algumas pessoas para se sentir bem consigo mesmas, fazem as outras se verem como um nada, eu já passei por isso. Digo que o bullying deveria ser mais trabalhado nas escolas, tentar fazer que o significado dessa palavra seja mudado para algo positivo, algo que deu certo e que ajuda e não atrapalha ou machuca alguém. Vamos abrir os olhos e mudar nossa realidade, pois está difícil de ver algum futuro na nossa atual situação, infelizmente."


"Todos nós estávamos certos e todos nós estávamos errados ao mesmo tempo."

Voltando ao livro, gostaria de dizer que o mesmo me conquistou com sua forma de contar essa história, a autora utilizou muito bem o mistério envolta da Playlist para prender o leitor, e que bom gosto que a mesma teve na escolha das músicas, gostei de todas. Escutei cada uma, pondo para tocar em cada inicio de capítulo.

Os personagens foram bem criados, cada um teve sua personalidade trabalhada e, cuidadosamente, definida, tendo cada um seu lugar na história. Achei o protagonista lento para algumas coisas, principalmente para encaixar algumas peças do mistério, mas ao decorrer da leitura, entendi que isso se deve ao fato da perda de seu melhor amigo, Hayden. Os personagens que mais me simpatizei foi o Hayden e a Astrid, gostei do modo peculiar que agiam, cada um com seu jeito de ser, os que eles!

'' - Não julgue só porque eles curtem coisas diferentes das que você gosta. Vou te dizer a mesma coisa que falei para o Hayden: aposto que você tem mais em comum com alguns deles do que imagina.''

A edição do livro está linda! A capa é linda, a diagramação é linda, tudo é lindo! Os capítulos são numerados, tendo em cada uma música "tema". O tamanho da fonte é perfeito para leitura, tendo um bom espaçamento. 

Escute, você entenderá.

26 comentários:

  1. Eu estou louca para ler esse livro.
    Acho que é um dos livros que eu mais quero ler.
    Você não é a primeira pessoa a comprar Playlist com o livro A lista negra, que eu ainda não li, mas muitas pessoas dizem ser muito bom.
    Enfim. adorei sua resenha, muito bem escrita, amei também as quotes que me deixaram ainda mais louca para ler o livro.
    Bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-alina.html

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Recebi o livreto para postar minhas impressões e não o fiz por nao ter gostado dos primeiro oito capítulos e mesmo com resenhas positivas não consigo ver A playlist de Haiden com outros olhos,mas vejo bastante pessoas tecendo elogios a ele então eu que devo ser chata mesmo.
    Beijos!
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu tbm adorei a leitura de A playlist... o livro é ótimo pra se trabalhar em sala de aula, falando sobre bullying e talz...
    gosto de histórias com suicidas...
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto muita gente recomendando esse livro mas é a primeira vez que paro realmente pra ler alguma coisa sobre ele e agora fiquei com muita vontade de lê-lo... Parece bem emocionante... adorei os quotes que vc colocou....
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
  5. Olá :) O assunto de "A Playlist de Hayden" despertou o meu interesse, pois aborda um assunto importante e delicado, gosto bastante de ler sobre esse tema, ou seja, Bullying, sem dúvida, esse livro retrata muito bem isso, acredito que a história é tocante e misteriosa. :)
    Gostei bastante da proposta do livro, achei diferente a utilização de Playlist. Adorei a resenha! :)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. Li tantas resenhas desse livro, que sinto que já conheço toda a trama. hahaha
    Brincadeira :P Quero muito ler igual, me encantei com a trama, recebi a amostra e li alguns capítulos, curti mesmo. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. A Playlist de Hayden é um livro comovente, com temas densos, como bullying e suicídio. Mas a forma com o autor produziu o texto fez com o livro não ficasse pesado, obscuro. E o Sam foi muito maduro na forma que lidou com o luto.
    É um livro que eu gostei muito de ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito louca para ler esse livro e já escutei maravilhosas sobre ele. Eu gostei muito do enredo, pelo fato que ele traz assuntos que todos estão familiarizados, mas com uma pegada nova e despojada. É um dos livros que tá na minha top 10 da leitura, porém ainda to sem dinheiro para comprar. Gostei muito da sua resenha, nota máxima para você!

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/6-coisas-que-acontecem-em-estreias_12.html

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi a playlist de Hayden, que uma amiga me enviou, pois estava apaixonada pelas músicas. Agora preciso muito ler o livro. Vou só dar um tempo pq a minha depressão ta batendo forte, e esses temas densos pioram tudo. Mas eu quero muito ler. E sua resenha pontuando o bom desenvolvimento dos personagens e a edição bem elaborada, só me fazem desejar mais o livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luan, desculpa eu não ler sua resenha, pois estou para ler esse livro e não quero me influenciar, pois as vezes que li resenha antes das leituras acabei me decepcionando um pouco, mas me comprometo a voltar após ler para trocarmos uma ideia. Espero que entenda. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    li o livro ontem e achei muito ruim, chato, mal escrito... cheguei a ficar irritada, pois os conceitos são trabalhados de maneira bem vazias... que bom que a leitura foi bacana para você.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Apesar de se tratar de um tema muito atual e muito importante, eu não tenho vontade de ler esse livro. Essa temática não me chama a atenção.
    Fico feliz que a leitura tenha sido proveitosa e estou curiosa em relação a playlist em si =)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Eu estou ansiosa para ler esse livro.
    Li só os primeiros capítulos, mas já me envolvi.
    Gosto da história envolver bullying porque é algo tão comum, mas parece que as pessoas não se dão conta do quanto pode ser perigoso.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oi Luan, tudo bem?
    Este livro já está na fila de leitura!
    O meu chegou na semana passada, é é bom saber que a autora conseguiu manter o mistério envolvendo a playlist.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Eu li as primeiras impressões desse livro e não recebi meu exemplar.
    Acho que sou a única que não recebeu e estou doida de curiosidade pra saber como acaba.
    Adorei sua resenha.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou louca para ler esse livro, até já comprei, mas estou bem atrapalhada com minhas leituras. Vou tentar me organizar essa semana e vou colocá-lo no topo das leituras haha sua resenha me deixou mais ansiosa ainda e assim como você, gosto bastante de livros que tratam de assuntos mais tensos.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu estou começando a leitura deste livro esta semana. Baixei a playlist para o meu celular e já consegui sentir bem qual é a "vibe" da leitura. Estou muito com muita vontade de fazer essa leitura!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostei muito da sua resenha, só me fez ficar mais curiosa com o desfecho da história, porque estou com o livro aqui, já comecei a ler e preciso arrumar tempo para encaixá-lo nas leituras da vez.

    ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Estou com muita vontade de ler este livro, porém, ele chegou aqui e eu já tinha alguns livros na lista de espera, uma pena );
    Também achei o personagem leito, porém, eu também estava bem lenta no início do livro e não entendi muita coisa sobre a playlist.
    Espero poder ler, e ouvir esta playlist haha
    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro ta bem ame ou odeie, eu estou curiosa e sua resenha me instigou muito.
    E ainda citou A Lista Negra, tenho esse livro e não li ainda, me Deus necessito colocar esse livros na fila de leitura o mais rapido possivel.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem com você?
    Quantas resenhas estou vendo sobre este livro e não estou lendo nenhuma, kkkk, é que eu estou lendo o meu, e quero ter todas as surpresas entende? Apesar de ter percebido que muita gente não gostou dele, fico feliz que você tenha gostado.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Essa semana eu estou lendo muitas resenhas sobre esse livro, tanto que a cada vez vou afastando mais a ideia de ler o livro todo agora, pois quero ler quando estiver sem mais nenhum comentário alheio na mente, sabe? Enfim, fico feliz que você tenha gostado do livro e espero também gostar o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Estou com esse livro aqui em casa e com certeza vou lê-lo, apenas esperando a minha vez porque a esposa quer ler primeiro rsrsrsrsrs.
    Tem uma premissa muito interessante e sobre um tema tão atual. Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estou louquinha por este livro, Mas ainda não chegou a minha vez. rsrs Realmente este é um tema muito sério e a cada resenha que leio vejo que a autora foi muito feliz na escolha e na condução do mesmo.

    Sua resenha está sensacional! Parabéns e muito sucesso com o blog!

    Beijinhos! :*

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Li esse livro dias atrás e gostei muito, por ser um tema mais pesado a autora soube deixa a leitura um tanto leve, sem conta a playlist que foi bem bacana, eu adoro música sempre que posso faço minhas playlists rs
    Também me simpatizei bastante com os personagens.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem ?
    Bom é a primeira resenha desse livro que vejo a comparação com a Lista Negra que é um super queridinho de muitas pessoas. Confesso que o tema para mim já está bem batido, mas acho que ainda é de bastante interesse e há muita coisa a ser explorada.
    Gostei da resenha, mas no momento esse livro não me faria bem, digamos assim.
    Estou em outra vibe.
    Beijos e ótimas leituras

    ResponderExcluir