domingo, 14 de junho de 2015

Resenha: Uma Canção para a Libélula parte 1 - Juliana Daglio

Informações do livro:

Autor: Juliana Daglio
Editora: Deuses
Volume: 1
Ano: 2014
Páginas: 238
Onde Compra: Deuses e Autora
Sinopse:
Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula.
Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. 
Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta. 
De Londres a São Paulo, dos Palcos aos Lagos. “Uma canção para a Libélula” é a história de uma alma perdida e de sua busca por quebrar o casulo de sua existência, para só então compreender o sentido da própria vida. Este livro é um profundo mergulho em uma mente nebulosa, permeada por lagos obscuros e pela inusitada morte; não havendo sequer esperanças.

Vamos a resenha: 

"Era como se alguém me observasse ali, jogada na parede, tentando lutar contra um passado enterrado, que cavava para fora com garras mais fortes. Ela estava ali. A presença cinzenta e cruel. A vilã de minha história."

Vanessa Santos é uma pianista de sucesso, vive no exterior com sua tia Lorena, a quem considera uma mãe, sua prima e seu tio. Conquistou á todos com sua música, trazendo muito sentimento para aqueles que a escutavam tocar. Porém algo sempre esteve errado em sua vida, há uma estranha presença cinza em seu passado, que luta para vim para o presente, porém Vanessa a ignora, mas...

Tudo muda no dia que recebe uma ligação, e fica ciente que seu pai não está bem de saúde. E acaba cedendo ao pedido do mesmo, voltar ao Brasil para ver-lo. Ao decidir voltar ao Brasil, Vanessa volta ao seu passado, e a estranha presença cinza consegue o que tanto queria, vim para o presente, agora, o mundo tem uma nova cor, o cinza.


Comentários: 

Melancolia, tristeza, angústia e medo, esses são alguns dos sentimentos presentes neste livro, não se assuste, apenas aprecie e observe, pois essa leitura é algo que todos deveriam ter. Ela me fez parar e refletir sobre muitos aspectos ao meu redor, me fez aprender que palavras machucam, e que as vezes deixam cicatrizes, que devemos enfrentar os nosso medos e nunca deixar-los tomar um lugar importante em nossa vida, essa história fala sobre a menina, que virou mulher, mas que precisa superar e sobreviver.

"As duas ficaram se olhando por um tempo, sem censura, apenas presas entre si como os seres celestiais se prendem às preces dos mortais."

É difícil escrever essa resenha, tudo que escrevo parece irrelevante, nada parece chegar perto da experiência que tive ao ler está história, tudo que vem a minha mente parece trivial ao meu ver. Tenho que expressar ao menos um pouco do que senti, mas sinto que falharei dessa vez...

Bom, a leitura é maravilhosa, conheci a fundo a personalidade da Vanessa, além da narração perfeita, ao qual é em primeira pessoa, ela descreve com perfeição tudo ao seu redor, mesmo quando é triste, cinza, ela consegue se expressar no tom certo. Ela soube me encanta, eu quase acreditei que ela estava do meu lado contado sua história, deixando escapar, com pesar, cada palavra, as quais contariam sua trajetória. Quando estava chegando ao final do livro, senti sua palavras se diluírem no ar, prometendo-me que contaria mais, só que na próxima parte.

"Fechei os olhos, concentrando-me no vento sobre as bochechas e costelas. O frio, só o frio. Mas ele não foi suficiente para calar a voz da menina que eu fui, dizendo-me coisas que eu achei ter esquecido; contando-me de uma tristeza que nunca tinha deixando de existir."

A leitura me deixou pensativo e, como eu disse a Sa, "depre", pois essa história é tão boa, mas tão depressiva, quer dizer, ela faz você viver a tristeza da personagem. E cara, este livro é um dos meus favoritos da vida, recomendo á todos que querem ler algo intenso, verdadeiro e, acima de tudo, belo! 

“ – Venha, vou lhe mostrar uma coisa. Mas tente não desviar os olhos – sussurrou, como se a lembrança do sonho tivesse se tornado real. E era real.”

Este livro trata de um assunto muito grave atualmente, a depressão, a Juh é psicologa e sobre tratar com maestria deste assunto, com sua escrita fiquei muito mais informado como se sente uma pessoa com essa doença, ao qual destrói e muitas vezes mata! Entra na mente da Vanessa não foi agradável, mas aprendi bastante, e só tenho a agradecer! 

“Quem nunca espera nada de ninguém, nunca fica desapontado.”

Os personagens foram criados perfeitamente, a Vanessa foi uma personagem intensa e muito verdadeira! Outra personagem que chamou muita minha atenção, foi a Valéria, por tudo que ela fez, era para mim ter detestado ela, mas não, me apeguei a presença dela, gostaria muito de conhecer ela mais afundo, saber mais sobre seus medos, angústias e razões para tanta, de certa forma, crueldade. Os outros personagens foram igualmente criados perfeitamente, mas minhas preferidas foram a Vanessa e a Valéria, quero terminar de ler essa incrível história, ao qual é tão intensa! Os cenários foram muito bem descritos e de fácil imaginação!

A edição está linda, essa capa que instiga só de olhar, ao qual eu amei! As páginas são amareladas, tem ótimo tamanho de fonte! Em cada página há uma libélula, e os inícios de capítulo são numerados, além de ter, cada um, uma frase. 

"Aquela presença era minha velha conhecida. Eu observava as pessoas felizes enquanto ela me observava. As princesas dos livros cor-de-rosa eram assombradas pela bruxa má, rainha má, ou madrasta má. Eu tinha uma mãe má, mas ela não era minha vilã como aquelas dos livros. Era como se a vilã fosse a presença cinza, era ela quem fazia tudo acontecer... Minha vilã cinzenta."

Gostaria de agradecer a Juh por me permitir conhecer essa linda história, espero que minha resenha tenha lhe agradado, e agora quero muito conhecer a parte 2, a qual será lançada em breve! Obrigado Juh!

A canção mais perfeita, da mente mais insana.

25 comentários:

  1. Heey!!
    Adorei a premissa do livro, parece que em breve eu conhecerei Vanessa rsrs.
    A edição está muito bonita mesmo ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Luaaaan!
    Demorou, mas sua vez chegou! Que feliz que tenha gostado do livro, e se conectado assim com a Vanessa. Sem palavras para descrever como isso me deixa feliz e com a sensação de ter cumprido mais uma missão.
    Obrigada pela oportunidade de ler e resenhar meu livro aqui.
    Você mora no meu coração!!!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de libélula
    de cara já gostei, realmente
    a capa é bem intrigante

    Linda Semana!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Gostei bastante da premissa do livro e adoro livros com temas assim, como depressão, toc, sindrome do panico, coisas que as pessoas normalmente acham que é frescura!
    Adoro livros com os sentimentos que você sitou, acho que vou colocar aqui na minha listinha para ler depois!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Eu já tinha visto esse livro e o que atraiu meu interesse inicial nele foi a capa que é muito muito linda e depois o conteúdo maravilhoso que o livro tem.
    Eu amei de verdade, psicologia provavelmente será o próximo curso que irei fazer.
    Com certeza vou ler esse livro.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei muito por ele! Acho que tentarei dar uma chance, pelos assuntos e pelos sentimentos que ele aborda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Luan...
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Ele parece trazer toda essa carga emocional mesmo, e quando gostamos demais de um livro é difícil descreve-lo mesmo a altura.
    Adorei sua resenha e saber sua opinião. O assunto tratado no livro - depressão - me interessa muito. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro histórias melancólicas, ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas fiquei encantada desde que li a resenha, o título ajuda bastante. é interessante saber que nos deixa angustiados, pois isso geralmente nos tira da zona de conforto.

    ResponderExcluir
  9. Olá, só vejo comentários super positivos para esse livro e não tem como não querer lê-lo <3 As historia parece ser bem melancólica mesmo, mas escrita de uma forma fluida e com personagens bem construídos, pelo menos percebi isso na sua resenha =) então realmente espero poder lê-lo em breve <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oie como vai?
    Esse livro é um dos xodôs da galera brasileira né? só vejo resenhas boas sobre ele, fico curiosa em ler *-*

    Blog: My little garden of ideas

    ResponderExcluir
  11. A premissa do livro já é ótima e sua resenha deixa claro que o livro é maravilhoso. Ainda não conhecia, mas fiquei bem curiosa pela leitura. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luan!
    Não conhecia o livro ainda mas ele realmente parece ser ótimo! A depressão é um tema tão delicado e muito importante de ser tratado, adorei saber que o livro fala sobre isso. Com certeza espero ler este livro em breve!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é simplesmente fascinante. Gosto muito da maneira como a Juliana desenvolveu a personagem ao longo do enredo, e ainda mais, como tratou a questão da depressão de uma forma tão linda.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que o livro tratava de depressão e nem que a autora era psicóloga.
    Gosto quando os livros nos traz informações para refletir e temas tão comuns, mas que não damos tanta importância.
    Fiquei curiosa para saber mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Não lembro de ler algo com depressão, e fiquei bem curiosa para conhecer a obra.
    A capa está linda! *-* Não conhecia o livro, obrigada por resenhar <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Luan, tudo bem?
    Li esse livro recentemente, e a Ju escreve muito bem, e realmente conseguiu transmitir todos os sentimentos da Vanessa.
    Mal posso esperar pela continuação.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha! Tenho muita curiosidade de ler Uma Canção Para Libélula porque ele além de ter uma premissa bem interessante vi que muitas pessoas que leram gostaram muito do livro!
    Não sabia ainda que ele tinha uma continuação e como sou curiosa vou esperar ela ser publicada e ler os dois de uma vez :).

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha ficou muito boa!
    Eu quero muito ler esse livro, a capa é bem bonitinha e o enredo parece ser bem legal!
    Adorei saber que ele ter continuação, vou esperar para comprar os dois juntos e não fica naquela velha ansiedade chata hahahaah
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie Luan! ^^
    Estou curiosa para ler esse livro desde que vi uma resenha dele em um blog que acompanho e a cada resenha que leio sinto mais vontade de conferir a história. A depressão é uma doença muito presente hoje em dia e chega a me surpreender como muitas pessoas ainda não a reconhecem como doença, mas sim como frescura. Vai ser uma leitura maravilhosa!

    Abraço e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiee,
    Faz é tempo que eu sou curiosa pra ler esse livro.
    A premissa é muito interessante, os assuntos abordados são bem importantes
    pra mim e agora, após ler a sua resenha, fiquei mais curiosa ainda, beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá. pretendo ler esse livro logo, ainda bem que estou participando do book tour e não vejo a hora de tê-lo em mãos... a premissa do livro foge totalmente da minha zona de conforto, porém fiquei encantada com o enredo proposto pela autora e quero e muito conhecer a sua escrita... a sua resenha ficou belíssima e ficou nítido o sentimento sincero que ela lhe causou... Xero!!!

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Me interessei pelo livro por causa da pegada mais deprê da narrativa e acredito que seria uma leitura interessante. Parece ter conflitos familiares pertinentes e importantes.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii,tudo bem?
    Ahhh, que bom que você também amou o livro Luan, fico muito feliz com isso, o livro é muito lindo, a Ju escreve magnificamente bem ♥.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Eu ouço falar muitoo desse livro. Espero um dia poder ler o livro, pois falam muito bem dele. Parece um livro um pouco "pesado" e que mexe muito com as pessoas.
    Desejo sucesso para a autora.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa, pois além de ter uma premissa interessante, é um livro muito bem comentado, mas ainda não tive oportunidade de ler e fiquei mais animada ainda ao ler que a autora soube criar bem seus personagens.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir