quinta-feira, 9 de julho de 2015

Resenha: Amaldiçoado - Joe Hill

Informações do livro:

Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 320
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.


Vamos a resenha: 

"Desde o inicio, o Diabo e as mulheres se uniram contra Deus, desde quando Satanás, na forma de uma serpente, se aproximou do primeiro homem e sussurrou no ouvido de Adão que a verdadeira felicidade não estava nas preces, mas sim na boce** de Eva."

Ignatius Perrish sempre foi uma boa pessoa, enxergando sempre o melhor nas pessoas e acreditando nelas sempre. Tinha uma boa família, além de privilegiada, nunca lhe faltou nada, de fato poderia se dizer que era perfeita. Muito cedo, Ig conheceu Merrin, a quem considerava o amor de sua vida, tudo era perfeito, Ig tinha uma família unida, um amigo inseparável, o Lee, e o amor de sua vida, Merrin. 

Mas tudo terminar, Merrin é morta e estrupada, e Ig vira o principal suspeito... Depois de um ano, Ig acorda de uma bebedeira e percebe que está nascendo chifres em sua testa, a parti daí, Ig começa a desperta o Demônio que há nas pessoas, a quem revela tudo sobre várias coisas, o pecado nunca esteve tão presente como agora, na vida de Ig.


Comentários:

"Talvez fosse o preceito mais antigo do demônio, o de que se podia sempre confiar nos pecados para revelar o que havia de mais humano em uma pessoa, fosse para o bem, fosse para o mal"

A leitura de "Amaldiçoado" foi muito proveitosa! Eu não criei expectativas sobre o mesmo, decidi ir com calma, fazendo assim, eu gostei muito mais da leitura. Achei o enredo muito bem desenvolvido, além de muito viciante e fluído. 

Joe Hill tem uma narrativa muito bem estruturada, ele conseguiu me deixar a pá sobre todos os acontecimentos do livro, sendo a narrativa em 3° pessoa, com o foco no Ig. Joe conseguiu criar uma história muito boa, não a classifico como terror, mas sim suspense. Não fiquei com medo, mais muito ansioso sobre o que iria acontecer na página seguinte. 

"- Eu sei de tudo sobre Lee da mesma forma que sei sobre você. Quando toco as pessoas fico sabendo das coisas. Coisas que não deveria saber. E elas também me contam. Falam de coisas que gostariam de fazer. Não conseguem evitar."

A história gira em torno do Ig e, muitas vezes, tive vontade de dá um pedala Robinho nele, achei que ele confiava demais e não via a maldade emanando dos outros, até aonde começou a história. Muitas vezes senti pena de Ig, sofreu muito e não achei sua "vingança" grande coisa, achei que ele devia ter feito muito pior do que fez...

Antes de ler o livro, eu havia visto o filme, isso já faz tempo, mas eu não consegui ficar surpreso com algumas cenas, esse foi um dos motivos de não criar expectativas, mas não se engane, teve coisas no livro que não teve no filme e vice versa. Eu achei que poderia ter havido cenas do livro no filme, como também o contrário, iria deixar ambos muito melhores, mas gostei do livro e do filme como são. 

" Quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim"

Os personagens foram uma surpresa para mim, achei o Ig muito parado em determinadas partes, mas percebi o "Demônio" se aflorando nele ao decorrer da narrativa, e isso foi, de certa forma, bem agradável, principalmente para a fluidez da história. Um dos personagens que gostei bastante, foi o Lee, sua forma de ser foi bem interessante e gostei bastante também, da Marrin, ela me pareceu bastante sincera e calorosa. 

Joe Hill soube construir muito bem seus personagens e consegui me apegar a alguns, ele explorou afundo cada um, trazendo para nós o mal e o bem que cada um tem, adorei! Os cenários teve uma descrição bastante simples e interessante, o Joe soube criar muito bem os locais onde a história se desenvolveria! 

"- Só estou usando isso porque não tinha malha vermelha e capa.
- Malha vermelha e capa?
- Não é isso que o diabo deveria usar? Como uma roupa de super-herói. Sob muitos aspectos, acho que Satanás foi o primeiro super-herói."

Nem preciso dizer que amei a parte gráfica do livro, a capa é muito instigante, além de linda. Achei a capa da 2° edição mais a ver com a história, não quer dizer que a 1° não tinha, mas achei a primeira mais voltada para um terror mais forte. Os capítulos são numerados e curtos, além de um tamanho de fonte agradável para leitura. Gostei muito do livro!

Todos temos demônios, mas sabemos escondê-los muito bem.

16 comentários:

  1. eu tenho o livro ja faz um tempinho e mesmo tendo o visto filme e sendo louca pra ler o livro ainda não tive tempo =/ i need time :'(

    ResponderExcluir
  2. Oiiie
    Eu conheço o livro só de nome e capa kkkk
    Não sei se leria, gosto da temática, da premissa, mas não sei kkkk
    Eu ainda não vi o filme também, acho que vou assistir primeiro.
    Ameiiii sua resenha, perfeita e os quotes também ameii

    ResponderExcluir
  3. Ooi,
    Eu só conhecia o filme, mas só por ver, por que não o assisti ainda.
    Não me senti muito atraída pela premissa, mas vou dar um chance, os quotes que escolheu são ótimos!
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse livro. E o filme foi bem legal também , aT ehj tentando entender pé pouca gente gostou.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me dá a sensação de ser bem forte. Intenso, será a próxima leitura lá no blog, espero gostar. A capa é assustadora, não no sentido negativo, e nunca tive o que reclamar do trabalho da Arqueiro, acho que esse é um livro quente (não no sentido de erótico) para um dia frio

    ResponderExcluir
  6. Só ouvir por alto falar do livro e escutei sobre o filme porque meu namorado assistiu e acho muito bom.
    Eu não leria porque sou medrosa e acabo que não leio suspense, mas tenho certeza que meu namorado se interessaria em ler e resenhar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Olá; eu ainda não li o livro, mas pelas resenhas que tenho visto (gostei da sua!), estou ficando bem curiosa para ler o livro e saber como a história se desenvolve.

    ResponderExcluir
  8. fiquei curiosa pra ler, o enredo me intrigou bastante...
    pretendo ver o filme só depois que ler o livro... Adorei a capa tbm...

    ResponderExcluir
  9. oi ^^ eu li esse livro e gostei muito muito mesmo *---* foi a primeira vez que li algo do autor e adorei, mesmo não sendo meu gênero preferido.
    ei tem um pequeno erro no texto no finalzinho....os cenários TEVE uma descrição.....no caso seriam os cenários tiveram uma descrição. sei que pode ser chato da minha parte, mas só pra ajudar mesmo ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu estou louca para ler esse livro, não sabia que já tinha um filme, com a sua resenha fiquei ainda mais curiosa, mas eu sempre crio muitas expectativas quando estou assim tão ansiosa, agora mesmo é que quero ler !

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca pra ler esse livro, mas por ser um tanto assustador eu confesso que acabei deixando a vontade pra lá. Nunca me dei muito bem com livros de terror.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi ^^
    Eu li outro livro do autor e acabei me decepcionando muito, acho que por isso andei fugindo de qualquer outra coisa escrita por ele.

    A princípio acredito que este livro possa me fazer mudar de ideia sobre a escrita deste autor, mas não me sinto pronta para lê-lo heheh

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Tudo bom?
    Nunca li nada do autor, mas estou bem curiosa com a leitura desse livro, ainda mais que a capa me chamou muito a atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie, Luan!
    Vai ser a primeira obra que lerei do Joe Hill. Não assisti o filme com o Dan e vou ler sem ter assistido mesmo. Depois vejo e faço as comparações.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Sempre que não crio expectativas sobre determinada leitura acabo me surpreendendo, pelo que vi aqui aconteceu o mesmo com você.
    Esse livro não me ganho logo de cara, fui lendo as resenhas e comecei a fica curiosa pela história, pretendo ler, mas sem pressa.
    Dica anotada.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Olá, não me interessei muito pela história, aliás nem fui atrás do filme. Não por parecer intenso nem nada, apenas acho que iria gostar muito. Contudo depois da sua resenha vou dar uma assistida no filme no netflix rs.
    Obrigada pela resenha !!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir