quarta-feira, 29 de julho de 2015

Resenha: Falando Sozinha - Toni Brandão

Informações do livro:

Autor: Toni Brandão
Editora: Edelbra
Ano: 2015
Páginas: 104
Onde Compra: Edelbra
Sinopse:

Para se comunicar com seus meios-irmãos que moram em outro estado, a menina Isósceles passa a escrever e-mails. O ato de escrever se transforma num monólogo interior, onde ela divide com seus irmãos tristezas e alegrias, enquanto abre espaço para refletir sobre suas emoções mais profundas.

A separação forçada de seus animais de estimação, a falta que ela sente do pai, as novas amizades que faz no Edifício Florestal e a luta contra a convenção de condomínio são algumas das experiências vividas e compartilhadas.







Vamos a resenha: 

"A coceirinha nos meus olhos está cada dia de um jeito diferente. Ás vezes , coça mais, outras vezes, menos"

Isósceles Pallidos é uma jovem menina que não pode mais telefonar para seus dois meios-irmãos, pois a conta do telefone poderia vim cara e ela já deu bastante contas para seus país pagarem, portanto, para não ficar sem falar com eles, ela resolve escrever e-mails periodicamente, informando sobre diversos acontecimentos em sua vida, para que assim, eles possam conhecer-la melhor. 

Em meio aos e-mails, coisas inesperadas acontecem com a Isósceles, os bichos ficam doentes, ele tem que se mudar de sua casa, pois não há muitas segurança no bairro, e assim vai a vida de Isósceles. Coisas boas e ruins acontecem com essa menina, mas ela vai em frente e enfrenta tudo com sua inocência e sua alegria de viver. 


Comentários: 

"Escrever é igual a andar de bicicleta. Depois que a gente aprende, não esquece mais."

"Falando Sozinha" foi uma leitura muito gostosa de se fazer, além de muito proveitosa e relaxante! A leitura me transportou para meus tempos de criança, a época que eu tive bastante animais de estimação e que eu podia brincar com eles durante um bom tempo! E além disso, também me fez reviver os momentoa tristes, aos quais tive que dizer adeus aqueles que tanto amava. 

"Falando Sozinha" é uma leitura muito recomendável para crianças, pois ensina a dizer adeus, a respeitar os adultos, mas também a lutar por seus direitos. Eu adorei como o Toni contou a história em forma de e-mails, foi algo novo e interessante! 

"Quando eu falo sobre a minha tristeza, gostaria muito que vocês entendessem do que eu estou falando."

As ilustrações estão impecáveis, pude senti a personagem nelas e, acima de tudo, pude reconhecer os sentimentos e senti eles também! Só tenho elogios a Carla Irusta, ela soube captar a essência do livro e transformar-los em ilustrações! Parabéns! 

Os personagens foram muito bem criados, adorei a Isósceles e sua forma de ver o mundo, ela conseguia ver o mundo de uma forma inocente e justa, poderia existir mais pessoas que visse o mesmo da forma dela. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação! 

"Hoje eu estou com as letras muito mais felizes, e com o coração também."

A edição está linda, não tem orelhas, mas por dentro está uma lindeza só! As folhas são brancas e os capítulos são numerados, sendo cada capítulo um e-mail enviado de Isósceles para seus irmãos. O tamanho de fonte é perfeito para leitura! Adorei a leitura, e esse livro faz parte da #MLI2015 , sendo introduzido na maratona no meio da mesma! 

A saudade é breve, as lembranças, eternas.

11 comentários:

  1. .pelo que li parece um livro leve mas encantador

    ResponderExcluir
  2. Gente, que fofura!
    Não conhecia o livro, mas já quero!
    Achei uma graça a premissa e as ilustrações.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Luan, amo os livros da Edelbra são de um cuidado e capricho sem tamanho.
    Adorei essa ideia do livro ser em troca de e-mails, gosto muito.
    Estou aqui morrendo de vontade de passar o meu na frente dos demais só pela maneira que você falou dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha. Percebi que o livro é tão interessante quando parecia pela sua capa. O fato do autor trazer o e-mail como interação na infância é bem moderno. E gostei do tema "respeito aos adultos".

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, também li esse livro e amei as mensagens que o autor passou com a história, o que aliás é uma marca de Toni Brandão. Fiquei feliz que tenha curtido a leitura também.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi ^^
    gostei da resenha, eu não conhecia a obra e achei bem fofinha. mano adoro livros ilustrados e é um dos meus gêneros preferidos. dá pra tirar várias lições da leitura. gostei ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Eu não conhecia a obra... Apesar de achar tudo muito fofinho, com certeza é um livro que eu não leria. Sei lá, não achei a temática muito sedutora.. rsrs Mas quem sabe, ne?! Numa dessas posso pegar para ler e me encantar.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  8. Livro LINDOOO!! É a segunda resenha que leio sobre ele e ambas foram elogiosas, então já fiquei super interessada em lê-lo, e adoooro livros infantis! :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Toni Brandão é um escritor que li bastante quando pequena e adoro a escrita e os personagens dele. Gostei da resenha.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Essa edição está linda e o livro parece ser muito fofo, perfeito para crianças e para adultos que gostam de livros infantis, rs. Além disso, achei a ideia bem interessante, com e-mails e tal, meio que introduzindo as crianças na tecnologia.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luan.
    Amei sua resenha e o livro parece ser um amor total. Espero poder ler em breve, e apresentar o livro à minha priminha também. Muito amor!

    Celly
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir