quinta-feira, 23 de julho de 2015

Resenha: O Livro dos Negros - Lawrence Hill

Informações do livro:

Autor: Lawrence Hill
Editora: Primavera Editorial
Ano: 2015
Páginas: 
Onde Compra: CulturaSaraiva e Buscapé
Sinopse:

O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul. Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O nome 'O Livro dos Negros' se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade. Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade.


Vamos a resenha: 

"Como falei, sou Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali...Creio que nasci em 1745, ou por aí. E estou escrevendo este relato. Todo ele."

Aminata Diallo foi tirada de seus país aos onze anos de idade, sequestrada, ela fez uma caminhada durante vários dias, inclusive teve sua primeira menstruação nessa travessia, até chegar aonde iria ingressar em um navio negreiro, que iria em direção ao um lugar desconhecido por Aminata. Ela conheceu pessoas boas e ruins, viu coisas boas e ruins, sentiu coisas boas e ruins. Ela viveu muito, mas sempre sentindo saudades de Bayo, sua aldeia, onde podia ser uma criança como qualquer outra. 

Anos depois, já idosa, Aminata conta sua história, relata suas experiências, conta o que viveu até sua velhice, entre coisas boas e ruins, conhecemos Aminata Diallo, uma sobrevivente que compartilha suas vivências. 


Comentários: 

"...Alguns dizem que tive uma beleza pouco comum, mas eu não desejaria beleza para nenhuma mulher que não tivesse sua liberdade, e que não escolhesse os braços que a abraçam."

O que dizer desse livro? Ótimo, perfeito? Eu estou nessa dúvida desde que terminei a leitura, eu ainda não cheguei em um consenso sobre o mesmo, mas eu tenho certeza que este livro é um dos meus favoritos da vida. A leitura deste livro é viciante, emocionalmente e muito fluída! 

Eu nem preciso dizer que amei este livro, né? Ele foi o primeiro livro recebido de parceria com a Primavera Editorial e eu não podia ter feito escolha melhor! Tenho tantas coisas para dizer deste livro, mas fica meio difícil de escolher as palavras certas, por isso, irei tentar trazer um pouco do que senti no decorrer da leitura, vamos lá! 

" Meu trabalho era entrevistar os negros e repetir as respostas aos oficiais. Vi pessoas vindas de lugares que nunca ouvira antes. Alguns, eu não conseguia entender, mas fui capaz de coletar informações da maioria, e pude explicar-lhes o que estava escrito nas passagens que recebiam. A sala era lotada e quente, e os dias, longos. Mas, embora estivesse ansiosa para voltar aos braços de Chekura, eu adorava minha nova ocupação. Sentia que dava algo especial para os negros que buscavam refúgio na Nova Escócia, e que eles me davam algo especial. Diziam-me que eu não estava sozinha."

A história é contada em primeira pessoa, e é contada pela Aminata Diallo. Ela escreve sobre sua vida em diferentes fases, quando criança, quando adulta e quando idosa, podemos acompanhar diversos momentos da vida de Aminata, quando teve sua primeira menstruação, seu primeiro ato sexual e assim por diante. 

No decorrer da história, eu tive diversos sentimentos: horror, pena, alegria, tristeza... Então, pode esperar que irá sentir diferentes sentimentos no desenrolar desta história incrível! Eu amei cada página, eu nem tinha tantas expectativas sobre esse livro e ele me surpreendeu de uma forma muito boa. Bom, esse livro já é um dos favoritos da vida (S2)! 

" Eu gostaria de desenhar um mapa dos lugares onde vivi... Não haveria elefantes no lugar das cidades, mas sim guinéus feitos com o ouro das minas da África, uma mulher equilibrando frutas na cabeça, outra com saquinhos azuis de remédios, uma criança lendo e as colinas verdes de Serra Leoa, terra de minhas chegadas e partidas."

A história conta um pouco sobre a escravidão que assolou o mundo durante muitos anos, e o que as pessoas fizeram a respeito sobre esse ato desumano, foram poucos contras, mas a cada dia que passava mais pessoas apoiavam essa causa. 

Aminata Diallo não existiu, ela foi uma criação do autor, porém, houve muitas mulheres e homens com histórias semelhantes e foi por isso que tanto gostei deste livro, ele traz a realidade, a verdade, principalmente. Eu fiquei muito feliz por ler esta história, e logo irei vê-la também, pois este livro foi adaptado para uma minissérie de 6 capítulos e, li por aí, será trazida dublada pela Netflix. 

"O Livro dos Negros" é uma leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a escravidão no exterior, o livro traz referências sobre vários acontecimentos que ficaram marcadas na história do mundo e que, ainda hoje, levanta debates sobre os mesmos. 

“Ela me perguntou por que eu era tão negra. Eu lhe perguntei por que ela era tão branca.”

Os personagens foram construídos de uma forma realista, o autor não escondeu nada do que acontecia naquela época, posso dizer que ele trouxe pessoas do mundo real e, de alguma forma, pós no livro. Pude observa diferentes personalidades no desenrolar da história, personagens que contava um pouco de si e um pouco de sua luta. Eu amei cada um dos personagens, principalmente a Aminata, ela, com certeza, representa muitas mulheres e homens que viveram nessa época e só tenho a agradecer a editora e, principalmente, ao autor por trazer esta incrível história! Os cenários tiveram uma boa descrição, sendo fácil imaginar-los. 

"Como ele veio a se tornar meu dono, e de todos os outros? Perguntei-me se ele seria meu dono o tempo todo, ou apenas quando eu trabalhava para ele. Seria ele meu dono enquanto eu dormia? Ou sonhava?"

A edição é linda! Com folhas amareladas, com bom tamanho de fonte. O livro é dividido em 4 partes, sendo divididos em capítulos, aos quais tem uma frase, ao qual é relacionado com o capítulo. O livro é lindo, simplesmente! 

A história real, com todos seus aspectos em tons de realidade, com uma pincelada de ficção.

15 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei o máximo!
    Espero poder fazer esta leitura em breve e sentir essa mistura de emoções que você sentiu!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ola´
    eu já conhecia o que o livro guardava, agora uma resenha, com essas riquezas de detalhes é a primeira que leio e vejo que minhas perspectivas sobre ele são muito boas, espero curti muito
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Luan,
    ultimamente eu vi falar muito desse livro e ele despertou muito minha curiosidade.
    O tema tratado é bem interessante e deve ser cheio de grandes lições.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Confesso que me arrepiei com o trecho: "...Alguns dizem que tive uma beleza pouco comum, mas eu não desejaria beleza para nenhuma mulher que não tivesse sua liberdade, e que não escolhesse os braços que a abraçam." . O livro já me canhou na sinopse, mas sua resenha fortaleceu minha opinião.

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  5. Oiê!!!!

    Ai meu Deus!!!!! Este livro está aqui e faltam ainda outros dois antes de poder lê-lo!!!!! Já estava doida para ler, agora com sua resenha, não sei, mas acho que ele vai pular a fila!! :)

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá; essa é a primeira resenha que vejo sobre esse livro, achei a história super interessante e, por gostar de livros com temas históricos e com ligações com a realidade, acho que ia gostar de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Oi

    Tenho bastante vontade de ler este livro e a cada nova resenha que leio acabo encontrando mais motivos para ler logo :D


    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu morro de vontade de ler esse livro.
    Aposto que vou chorar livros. Tem uma série não é?
    Enquanto não leio o livro vejo a série...
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não curto livros que falem sobre escravidão, então não o leria por este motivo, mas que bom que gostou da leitura!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parece ser o tipo de história que realmente iria gostar. Acho legal ler uma história emocionante, de praticamente uma vida toda da personagem.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi.Tudo bem?

    A cada resenha que leio desse livro fico mais curiosa ainda e quando puder vou querer lê-lo com certeza, toda trama seja ela novelas, filmes e ou livros que tenha a história dos negros, a sua sobrevivência o que passaram, etc, me interessa e muito. Gostei muita da sua resenha e de como relatou sobre a história.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai e ficado curiosa, porque eu não costumo ler livros assim, sabe? E pela premissa é um livro incrível e agora lendo a sua resenha tenho certeza disso, por isso coloquei na lista já e espero ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha. Concordo com você, sobre esse ser um livro de leitura obrigatória, mesmo ainda não o tendo lido. Acho que vou sentir as mesmas emoções e estou entusiasmada para que isso realmente aconteça. Gosto de pensar que, embora fictícia, essa personagem certamente representa um público e um contexto. Quando um livro e uma personagem nos fazem sentir próximos dela, sei que podemos avaliá-lo positivamente. Com certeza, lerei!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    OMG estou louca de vontade de ler esse livro e, ainda por cima, fico lendo as resenhas de vocês. Aí me dá mais vontade. Adoro obras com temática social, me faz sentir ainda mais feliz por estar lendo!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu preciso MUITO desse livro! O que é essa capa, o que é essa sinopse, o que é tudo isso, gente??? Representatividade total, a história me parece ser fantástica. Quero ler pra ontem!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir