terça-feira, 7 de julho de 2015

Resenha: Os 13 Porquês - Jay Asher

Informações do livro:

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 256
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.







Vamos a resenha: 

“Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.”

Clay Jensen é considerado um bom rapaz, educado e gentil, o que é totalmente verdade. Ao chegar da escola, Clay se depara com uma encomenda, sem remetente, em na porta da frente de sua casa. Ao abrir a caixa, Clay se depara com 7 fitas cassete, aos quais deixam ele intrigado, pois ele não sabe o motivo de receber-las.

Ao por a primeira fita para tocar, Clay ouve a voz de Hannah Baker, a garota que se suicidou, tomou vários comprimidos, tirando assim, a própria vida. Ninguém sabia o motivo disso, mas... Agora ele sabem, e tem 13 porquês.


Comentários: 

“Eu estava decidida. Não sobre acabar com a minha vida. Ainda não. Estava decidida a deixar a vida rolar superficialmente, até terminar o colégio. Decidida a jamais me aproximar de alguém. Esse era meu plano. Me formar e ir embora.”

Bom, o livro "Os 13 Porquês" é uma história impactante e misteriosa, além de apreensiva. A leitura foi muito boa, é uma história que eu recomendo muito, além de transmitir uma mensagem muito importante, mostra que devemos aprestar mais atenção nas pessoas ao nosso redor.

O tema tratado no livro é o suicídio, e o que pode causar a pessoa a comete-lo, gostei do modo como foi abordado e como a história foi se desenvolvendo em torno desse tema. O autor soube moldar os personagens conforme a história ia se desenrolando. 

“Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer...Eu prometo..."

A história é contada através de "fitas" e "ouvimos" Hannah contar sua história e descobrimos qual foi os seus motivos para suicidar-se. Confesso que achei uns tantos bobos, mas se olharmos bem, perceberemos que juntos são algo horrível de se conviver. Como na maioria das vezes, encontramos o Bullying envolvido na história, não foi algo que esteve presente totalmente na narrativa, mas percebi que estava camuflado em determinados acontecimentos envolvendo a Hannah.

" No meio da sala, à esquerda, estará a carteira de Hannah Baker. Vazia."

Os personagens foram bem construídos, gostei da forma como o autor expôs cada um, mostrando seus sentimentos, além de suas ações. O autor soube manter a narrativa fluída, sabendo exatamente até onde ir, nunca deixando algo chato e pesado. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação. 

A edição está muito linda! A capa é enigmática, além de bonita. A diagramação está muito bem feita, sendo que, em cada capítulo é um lado da fita. O tamanho de fonte é agradável para leitura. Ótima leitura, recomendo!

Tudo, pode ser nada, e nada, pode ser tudo.

15 comentários:

  1. Diferente de você eu já não gostei muito desse livro, ouvi muitos comentários positivos e acabei me decepcionando.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi eu tenho muita curiosidade por esse livro, espero poder lê-lo em breve e que a leitura me agrade como te agradou. Adoro livros de mistério. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Olha, PRONTO, você me convenceu, vou ter que comprar e ler esse livro.
    Quanto mistério. Ameiii, estou louca para saber quais são esses 13 Porquês.
    E essa frase no final > Tudo, pode ser nada, e nada, pode ser tudo.
    AAAAA Me mata de curiosidade.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Olá
    nossa, acho que eu sou um dos poucos que não aderia a leitura desse livro? queria muito poder ler, mas nunca arranjo dinheiro para compra-lo e quando tenho me esqueço e compro outra coisa kkk, mas o dia dele esta chegando, espero curti a leitura
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a capa do livro é muito bonita e a sinopse chama atenção, já senti curiosidade com a obra, mas hoje não sinto mais, não compraria o livro, mesmo com tantas recomendações.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler esse livro já faz um tempão, sério, muito tempo MESMO; mas nunca lembro de comprar! E ele ta sempre tão carinho e difícil de achar que acaba desanimando. Já vi algumas pessoas dizendo que ele parece um pouco com As Vantagens de Ser Invisível, se for pelo menos um tiquinho como AVSI eu vou amar.
    Adorei os quotes que selecionou :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee!
    Esse é o tipo de livro que eu gosto. Algum mistério e um tema impactante, mas ultimamente ando meio água com açúcar e tô fugindo desse tipo de livro, por isso vou deixar ele anotadinho aqui para ler depois. Adorei!
    Beijoss

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu baixei esse livro há muitos anos atrás (muitos mesmo) e não li até hoje, até perdi do pc já haha =[
    Acho a premissa muito interessante, a capa tá maravilhosa e vou tratar de comprar o livro logo :')
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, livro com temática pesada, como é caso do suicídio, sempre trazem uma carga emocional forte e pela sua resenha vejo que esse tem esses elementos, o que eu acho bem atrativo. Já tinha ouvido falar dele e agora estou mais curiosa pela leitura. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  10. sou fascinada por livros com temática suicida e venho atrás desse há tempos... A capa dele é putamente perfeita *--*
    Que bom que a leitura te agradou, né??? ^^

    ResponderExcluir
  11. Olá; já li esse livro e creio que é um daqueles que todo mundo deveria ler, talvez para entender melhor as pessoas e respeitá-las mais.

    ResponderExcluir
  12. fico feliz que tenha gostado da leitura. já li diversas resenhas sobre esse livro é o pessoal as vezes fica meio dividido e tudo mais.
    é um livro que eu tenho vontade de ler, mas não sei muito se eu vou gostar.
    se eu for ler algum dia espero gostar nem que seja um pouco.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Luan, eu não curto muito livro de mistério e temas impactantes como suicídio, por isso acredito que não leria, não faz meu tipo.
    Finalmente entendi porque tem uma fita na capa desse livro.
    Acho que é a primeira resenha que leio que diz o motivo.
    A capa é muito bonita.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca pra ler esse livro, mas nunca consigo encontrar na livraria, e sempre que eu encomendo, não consigo comprar porque sempre acontece alguma coisa. Sou muito curiosa por esse enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Faz tempo que eu quero ler esse livro, pois acredito que ele realmente seja impactante e faz um tempo que eu não leio algo assim, sabe? Por isso eu não vejo a hora de ler esse livro e sua resenha só serviu para me deixar ainda mais animada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir