quinta-feira, 16 de julho de 2015

Resenha: Os dois mundos de Astrid Jones - A. S. King

Informações do livro:

Autor: A. S. King
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
“O movimento é impossível.” 
É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além.
Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais.
Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro.


Vamos a resenha: 

"Eu sou igual a um piloto de avião e um mecânico de carro. Eu sou igual a você. Você é igual a mim. Isso é universal. Exceto que não é."

Astrid Jones tem 17 anos, é uma estudante do Ensino Médio e vive em Unity Valley. A cidade onde Astrid vive se preocupa muito com a perfeição, nada pode ser diferente, se não, já vira chacota ou gera comentários por toda Unity Valley. Astrid se sente deslocada, ali não é seu lugar, mas esse sentimento aumenta quando ela se encontra em meio a um relacionamento complicado. 

Astrid Jones cria dois mundos, aos quais teme que se colidem e que desmorene completamente. Em meio a tudo isso, Astrid sempre encontra tempo para deitar-se em sua mesa de piquenique e, ali, ela manda seu amor aos passageiros de aviões que, constantemente, passa sobre sua casa.


Comentários:

A leitura de "Os Dois Mundos de Astrid Jones" foi algo leve, fluído e interessante. O livro teve seus pontos positivos e negativos, mas conseguiu passar sua mensagem de forma satisfatória e me pós a refletir soube aspectos que achamos serem importantes, mas que podem afetar as pessoas de forma negativa, passando a ser algo que nos prejudique.

"Perfeição implica que há realmente um caminho certo e errado para seguir."

Bom, um fato que gostei bastante foi o jeito que a Astrid foi se auto conhecendo no decorrer da história, a autora soube conduzir muito bem esse auto descobrimento da personagem, nós percebemos ao desenrolar da história a evolução da personagem sobre essas questões bem confusas que tendem a fazer as pessoas não se aceitar, pois no "tradicional" isso não é certo.

"O que importa é a busca pela verdade sobre nossa própria vida, sem preocupar-se sobre o que as outras pessoas pensam que é a verdade sobre nós."

Outra questão bastante abordada é o relacionamento entre Astrid e sua família. O pai e a mãe são o oposto um do outro, enquanto o pai é calmo e despreocupado (além de chapado), a mãe é nervosa e se preocupa com várias coisas, principalmente sobre sua imagem diante de Unity Valley. A irmã mais nova de Astrid liga, também, bastante para sua imagem diante da cidade, mais por não querer virar chacota de seus "amigos" de escola. 

"Começo a me ressentir. Você quer dizer que estamos no século XXI e esse cara é pago para ter conversas corretivas com alunos da escola sobre como eles não devem odiar os outros? Isso não é elementar? Não devia ser automático? Que tipo de espécie somos nós se precisamos de gente que venha falar sobre essa merda?"

Os personagens foram bem construídos, gostei bastante da Astrid e de seu jeito de ser, outro personagem que me chamou bastante atenção foi o pai de Astrid, eu gostaria de saber da onde ele tira tanta paciência para aguentar a esposa. Bom, os cenários foram bem construídos e de fácil imaginação! 

A edição é linda, achei essa capa um colírio para os olhos! A diagramação está simples, mas com um tamanho de fonte muito agradável para leitura. Bom, adorei a minha primeira leitura da #MLI2015 , comecei muito bem!! 

Quando se auto conhece, o resto fica muito mais fácil.

16 comentários:

  1. A minha maior satisfação ao ler um livro, é se os personagens foram bem construídos, e além dessa capa ser maravilhosa.
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro realmente interessante. Isso de desconstruir a imagem que a sociedade espera de você é muito importante, já que não somos todos iguais. Porque deveríamos parecer iguais por fora?
    Vou anotar aqui para ler quando surgir a oportunidade!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Essa capa é demais, né?
    Já tava de olho nesse livro, mas agora, após ler sua resenha, foi de vez para minha listinha de desejados!
    Adorei!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    já vi comentários bem legais sobre esse livro ,acho a capa muito diva, e sem duvidas eu vou anotar a sua dica para quando minha situação financeira ficar melhor eu comprar pra mim,
    Abçs
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii! Tudo bem?
    Fiquei encantada pela capa do livro e depois que li sobre o que se tratava, fiquei muitíssimo curiosa. Espero muito poder ler em breve e gostar da leitura, mesmo com os pontos negativos destacados.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  6. Achei que Astrid fosse um garoto!! hehehe. Eu adorei a premissa desse livro, acho que iria gostar bastante da leitura. Bom saber que os personagens foram bem construídos, agora fiquei ansiosa para conhecê-los :D Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiiie. Tudo bem?
    Eu quero ler esse livro a algum tempo, desde quando foi lançado.
    Amei a premissa, só fico receosa um pouco kkkkk .
    Adorei saber que os personagens foram bem construído, isso realmente é algo muitoooooo importante na minha opinião.
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, mas gostei do tema, principalmente de levantar a questionamento sobre o que padrões sociais.
    A capa e sinopse são de agradar logo de cara e adorei a resenha, mais um livro para a lista imensa de desejados.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  9. Olá, realmente, a capa é bem fofa. Achei ótimos os pontos que você destacou e acho que a abordagem do livro é daquelas que a gente gosta mesmo sem querer. Adorei a resenha! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  10. Estou em cólicas querendo ter e ler esse livro, os temas usados no livro como auto conhecimento e família me chama muito a atenção,ainda mais tendo personagens bem construídos como você mesmo diz, e essa diagramação ta linda cara.Espero conseguir lê-lo em breve;

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Hey,

    Nossa, adorei essa capa e essa sinopse. Achei todo o livro bem singular e fiquei muito curiosa para ler, ainda mais sendo uma leitura que flui facilmente e personagens sólidos. Realmente muito interessante. Entrou para a lista de desejados.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Pensei que esse livro fosse outra coisa e não sei se curti a premissa depois de de ler sua resenha. Achei a proposta da história um pouco filosófica demais.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Luan! Tudo bem?
    Mais gente eu sempre vejo muitos comentários positivos sobre esse livro, mas nunca parei para apreciar uma resenha dele. O livro parece ser bem instigante, pois a auto descoberta é tão complexa e o caminho tão longo... Enfim, adorei a resenha e fiquei bem curiosa de saber mais sobre a vida de Astrid.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  14. Oii,tudo bem?
    Eu acho essa capa muito linda. Sua resenha é a primeira que leio sobre o livro, e adorei. Astrid parece ser o tipo de personagem que eu gosto, espero que se eu ler, eu goste dela. Deve ser horrível viver em um lugar como esse, parece que você tem que viver sob regras para não fazer nada de errado.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Oiee! Estou com muita vontade de ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade. Já li algumas resenhas algumas positivas outras não muito, mas ele me interessa bastante! Gostei da forma como você expôs sua opinião.

    Um abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Achei a ideia da capa do livro bem legal, o enredo em si é bem interessante e você falando que foi uma leitura leve até me encorajou a conhecer as história de Astrid Jones.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir