sábado, 29 de agosto de 2015

Resenha: Neve na Primavera - Sarah Jio

Informações do livro:

Autor: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 336
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
SEATTLE, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.


Vamos a resenha: 

“-Logo a mamãe volta, querido - eu disse, beijando suas duas bochechas, macias e frias nos meus lábios.”

1933 
Vera Ray é uma jovem trabalhadora, que com muita dificuldade consegue arrumar um dinheiro para sustentar a si própria e ao seu único filho, a quem ela cria sem a ajuda do pai. Porém, algo horrível acontece, seu filho, Daniel, de apenas 3 anos, desaparece, deixando somente seu urso de pelúcia esquecido sobre a neve no lado de fora de sua casa. 

2010 
Claire Aldridge é uma jornalista, que a menos de um ano atrás passou por uma perda irreparável, sendo ainda perseguida por essa lembrança, Claire vai em busca de solucionar o caso do desaparecimento de Daniel Ray, filho de Vera Ray, depois de 87 anos sem solução. 


Comentários: 

“Mais de oitenta anos atrás, uma tempestade idêntica, uma gigantesca nevasca, paralisou completamente a cidade.”

"Neve na Primavera" é uma leitura emocionalmente e que tira o fôlego a cada capítulo lido. Com uma história muito bem elaborada, Sarah Jio consegue tocar os corações de seus leitores, mostrando que a dor, o perdão e o amor, pode transformar qualquer um, sendo bom para uns e ruim para outros. 

Em tempos diferentes, o livro se dividi em contar a história de Vera Ray e Claire Aldridge, aos quais tem muito em comum. Cada uma tem sua voz ouvida, sendo os capítulos narrados por ambas personagens. Com o passar da narrativa, conhecemos a fundo a personalidade de Vera e Claire, suas inseguranças e medos são explorados a fundo, expondo elas completamente. 

“Então, olhei outra vez para a foto do jovem casal e imaginei o que havia acontecido na noite da maratona de dança. A foto fora tirada antes do nascimento de Daniel. Será que a Vera era feliz naquela época? E quem era esse homem, esse tal de Charles? Como essa foto foi deixada aqui?”

Eu amei o enredo criado pela autora, e senti os sentimentos das personagens, chegou uma hora que fiquei estupefato com o rumo que a história tomou e fiquei querendo entender como a autora pode fazer acontecer o que eu estava lendo. 

Confesso que chega um ponto que a história fica previsível, mas acho que foi intencional, porque eu fiquei querendo saber a reação a esses acontecimentos, o que levou a isso e como se sucedeu, e foi uma bela jogada da autora, sinceramente, me arrependi de não te lido antes, pois foi uma ótima leitura! 

“O apartamento não era longe, mas na neve, e com um buraco na sola do meu sapato direito, ele poderia muito bem estar a quilômetros. Mas não importava; Daniel era meu destino.”

Os personagens foram muito bem elaborados, e a maioria ganhou minha empatia, gente, a autora sabe como ganhar o coração do leitor, pois ela ganhou o meu. Meus personagens preferidos foi a Vera e a Claire, a luta e a força delas me chamou muita a atenção, eu amei essa parte delas. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação. 

A edição é linda, a capa é muito instigante e me deixou muito curioso! Os capítulos são numerados, tendo em cada um o nome da personagem que o narra, Vera ou Claire. Tendo também um bom tamanho de fonte, deixando a leitura muito melhor! Mega recomendo este livro!! 

A perda nos muda completamente...

19 comentários:

  1. eu queria tanto ler esse livro, sou pra pra saber como desenvolveram essa história que cá entre nós é mega boa.

    ResponderExcluir
  2. HAAAAAAAAAAA QUE LIVRO LINDOO, é triste e lindo, perfeito <3 Adorei a Resenha!

    ResponderExcluir
  3. como assim o menino some ?!
    preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luan!
    Confesso que quando peguei esse livro não esperava muita coisa e acabei me surpreendendo.
    Adorei a história e logo de cara me encantei pelos personagens, a leitura me prendeu tanto que li de uma vez só. Como eu disse na minha resenha sobre esse livro, adoro histórias que se passam em duas épocas e como é bom ver elas se conectarem durante a leitura. Rendeu algumas lagrimas rs

    Até!

    ResponderExcluir
  5. Já vi vários falando desse livro e nunca tive vontade de ler... Não estou julgando, mas não é meu estilo! Quem sabe um dia eu não dê essa chance, mas no momento não.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive vontade de ler Neve na primavera, apesar de não ter curtido essa capa... mas a premissa me pareceu boa...
    mas não seria uma leitura de passar na frente de outras que tenho aqui...

    ResponderExcluir
  7. Eu andei foleando o livro e ao contrário de você, os personagens não ganharam minha empatia, devo estar num momento bem azedo de minha vida, pois só vejo elogios ao livros e não curti.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li vários comentários positivos e vários comentários negativos sobre esse livro, então confesso que fico meio em cima do muro em relação a ele.
    Talvez eu leia para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Desde que vi esse livro nos lançamentos da Novo Conceito eu tenho vontade de realizar essa leitura.
    Espero em breve ter oportunidade de ler, pois é um gênero que gosto bastante e tenho lido resenhas muito positivas sobre ele.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Luan, estou louca para ler esse livro, estou com ele na minha estante mas não tive oportunidade de ler ainda, mas acredito que será uma das minhas próximas leituras, já estou ansiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!! Tudo bem?

    Já vi uma outra resenha falando desse livro mas confesso que fico no time que não sabe se leria ou não!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Luan, eu li e não curti. Se tivesse sido só a história da Vera mais bem desenvolvida eu provavelmente teria amado. Mas achei totalmente desnecessária a inserção de Claire na história, e até prejudicial. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, achei este livro bem interessante. Na verdade, sou culpada para falar porque adoro livros com duas narrativas. Sei lá, meio que me aproxima mais do que esta acontecendo ali, pelos dois pontos de vista.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Estou muito curiosa para ler esse livro porque estou gostando muito de ver como todos falam que Vera e Claire são.
    Quero conhecer mais dessa garra delas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já li várias outras resenhas sore esse livro e eu estou ficando cada vez mais ansiosa para ler, mas estou protelando porque sei que vou me acabar chorando e não to muito no clima hahaha mas vou ler em breve <3

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  16. oi, a cada resenha que leio desse livro, mais fico curiosa para saber onde foi parar o pequeno e quem o levou, quero muito ler esse livro e descobrir todo esse mistério, espero gostar do livro tanto quanto você.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nada da autora, mas quero muito ler.
    Acho essa premissa linda, já li várias resenhas do livro e a maioria foram megas positivas.
    Quero muito conhecer melhor a histórias da Vera Ray e da Claire Aldridge.
    Amei a resenha e espero conferir logo o livro, pois quero saber que final é esse.

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Estou querendo ler esse livro, já vi várias resenhas sobre ele, e fiquei muito curiosa para saber o que essas duas histórias tem em comum.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie, eu li esse livro recententemente, e apesar de não gostar de drama, acabei me envolvendo e até curtindo o livro, é uma boa história
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir