segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha: Bom Dia, Sr. Mandela - Zelda La Grange

Informações do livro:

Autor: Zelda La Grange
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 432
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.






Vamos a resenha: 

''Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela. Mas o leitor pode ficar desapontado se espera que eu lave muita roupa suja em público."

"Bom dia, Sr. Mandela" conta a história de Zelda La Grange ao lado de um dos políticos mais famosos da atualidade, Nelson Mandela. Ela relata suas vivências, o que mudou e o que se transformou ao virar assessora do presidente da África do Sul. 

Zelda compartilha muitos momentos ao lado de Nelson Mandela, o homem que ficou preso quase trinta anos ao lutar contra o regime do Apartheid, regime esse que a família dela apoiava. Ela chamava, carinhosamente. Nelson Mandela de Khulu, ou avô. Zelda expõem muito mais que palavras, mas sim momentos, ensinamentos, crenças e a amizade verdadeira, que durou anos, até o fim da vida de Nelson...

Comentários: 

"Eu não desrespeitaria a confiança que Nelson Mandela depositou em mim. Essa é a maior honraria que ele poderia ter me oferecido - confiar em mim -, e eu pretendo prezar isso pelo resto da minha vida."

Vinda de uma família que apoiava o regime do Apartheid, Zelda não imaginava que ficaria ao lado de um negro, e que iria considerar ele uma pessoa de sua família, isso foi muito interessante de se observar, sendo criada para apoiar o regime do Apartheid, Zelda foi contra toda sua crença e ficou ao lado de Nelson, até o fim. 

A escrita de Zelda é muito fluída, ela traz acontecimentos muito interessante e que nos faz rever nosso aprendizado e consciência, abrindo novas portas e janelas para conhecimentos que abrange quase uma vida. 

"O que decidi contar, e o que decidi omitir, no que lhe diz respeito, é baseado nessa confiança.''

Por ser tratar de um livro de não-ficção, me surpreendi com a rapidez que o li. A autora soube escolher muito bem os acontecimentos que botaria no livro, tornando a leitura muito mais prazerosa e fluída. 

Zelda compartilhou conosco sua transformação como pessoa, deixando para traz seus preconceitos e adquirindo amor e compaixão para com aqueles que sofriam, lutando por uma causa maior, aquela que pode vim a mudar a vida de muitas pessoas, a igualdade. 

"Na vida, não é importante o que acontece com Você, mas como você enfrenta o que acontece com você." 

A edição do livro é linda. A capa foi algo que me chamou muita atenção, achei essa foto linda e que demostra boa parte do que a autora quis passar para nós. O livro possui folhas amareladas e há um bom tamanho de fonte. Uma dica, se quiser se emocionar, este é o livro. 

A vida ensina e a gente aprende.

19 comentários:

  1. eu tbm gostei bastante da leitura, foi um livro que me surpreendeu esse ano... ^^
    Foi bacana conhecer a história por trás dessa figura tão importante para a história de luta dos africanos...

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha. Fez-me ter ainda mais certeza de que essa é uma biografia que vale a pena ler, principalmente por se tratar de um ponto de vista de alguém que acompanhou Mandela profissional e pessoalmente. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu vi a foto desse livro e fiquei bem curioso pra saber do que se tratava, achei tanto a capa quanto o nome bem atraentes e me chamaram bastante a atenção. Espero poder ler esse livro logo, parece ser muito bom!

    Abraços.
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. Conheço um pouco da história do Mandela - apenas o básico -, mas mesmo que não conhecesse, gostaria de lê-lo simplesmente porque adoro esse tipo de relato.

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Deve realmente ser um livro emocionante, além de um recorte rico da história mundial. Mandela deixou para humanidade muito do que falta hoje: humanidade...

    ResponderExcluir
  6. n sei se leria, mas fiquei um pouco curiosa sobre a historia.

    ResponderExcluir
  7. Olá; já vi algumas resenhas sobre o livro e tenho ficado com bastante vontade de lê-lo, por ter uma base real e um tema interessante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luan!
    Essa é minha leitura atual e também estou bem chocada com a leitura fluida do livro. Ela escolheu mesmo bons pontos para nos contar!! To Gostando, por enquanto!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Luan, não tive a oportunidade de ler o livro, mas só de saber que ele fala do Mandela já dá pra esperar que seja bem intenso.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Luan, ainda não li esse, mas parece ser um livro muito rico. Interessantíssimo. Quem sabe eu ainda leia e comente, né? Vou adicionar aos desejados.

    ResponderExcluir
  11. Não li ainda esse livro, e apesar de gostar de outro tipo de leitura, me interessei demais em conhecer melhor essa pessoa tão marcante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de livros ambientados em contexto histórico e saber que a leitura é fluida me deixou mais animada para ler o livro. Espero que isso não demore muito. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sou super interessada na história de Nelson Mandela, apesar de não ter lido nenhum livro e apenas reportagens onlines, por curiosidade com relação ao contexto histórico e os problemas enfrentados durante aquele tempo. Espero poder ler esse livro :)

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou com esse livro aqui para ler, na verdade eu já comecei mas ainda não tive tempo de dar continuidade à leitura :/ Espero fazer isso em breve e me emocionar tanto quanto você :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa esse livro parece ser ótimo, principalmente por tratar da história de Nelson Mandela.
    Vou adc aos meus desejados, não sabia que a NC tinha um livro nessa temática

    ResponderExcluir
  16. Olá, não leio muitas biografias, apesar desse livro não ser exatamente uma. Gosto de livros dramáticos e esse parece ter uma boa dose disso.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem??

    Não conhecia esse livro mas lendo sua resenha não me senti atraída.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Uau! Esse sim é um livro que vale a pena comprar e ler.
    E olha que sou péssima para pegar auto-biografias e tals, mas este tem aquele toque que te atrai.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu gosto muito de livros biográficos, ainda mais aqueles que falam sobre um período tão importante na história mundial. Esse é um livro que eu leria facilmente, ainda mais agora que sei sobre a escrita fluída.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir