quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Resenha: Destemida - Jessica Watson

Informações do livro:

Autor: Jessica Watson
Editora: Belas-Letras
Ano: 2015
Páginas: 352
Onde Compra: TravessaSaraiva e Belas-Letras
Sinopse:

Depois de 210 dias no mar e 24.285 milhas náuticas em seu barco, Jessica Watson, uma australiana de 16 anos, retornou triunfante de volta ao porto de Sydney. Ela se tornou a pessoa mais jovem a velejar sozinha, desassistida e sem paradas ao redor do mundo. Contado nas próprias palavras de Jessica, Destemida mostra a infância, inspirações, os anos de planejamento para a viagem e o que aconteceu desde a conquista do “Everest da navegação”. Uma história inspiradora, que prova definitivamente que todos nós temos o poder de viver nossos sonhos – não importa quão grandes eles sejam.


Vamos a resenha: 
"Senti um arrepio de ansiedade, empolgação e incredulidade ao dizer isso. Após mais de cinco anos sonhando com aquela viagem, ela ia mesmo se tornar realidade."

Em "Destemida" iremos acompanhar o dia-a-dia de Jessica Watson, uma jovem de 16 anos que deu a volta no mundo em seu barco cor de rosa. 

O livro conta desde que surgiu a ideia, ao começar a praticá-la. Jessica trouxe os posts de seu blog (<3) e complementou eles, explicando um pouco mais sobre o que foi escrito.


Comentários:

"Durante as tempestades , eu gritava o tempo todo para Parker e a Ella's Pink Lady, pedindo para que aguentassem firme enquanto caíamos ou subíamos por uma onda especialmente difícil."

Jessica traz ao leitor um dos momentos, se não o mai, importante de sua vida. Com apenas 16 anos, vemos uma adolescente com um sonho enorme, ao qual, pensaríamos, seria impossível de ser concretizar. Eis que ela prova que todos os sonhos podem ser realizados, basta ser persistente, dedicado e destemida. 

Uma curiosidade deste livro, é que a autora tem Dislexia, que é um distúrbio de base neurológica, que faz com que a pessoa tenha dificuldade de aprender e reconhecer a correlação entre sons e as palavras. Mesmo com todos os problemas, ao qual não era só a Dislexia, Jessica Watson atravessou o mundo e fez com que as pessoas acreditasse em seus sonhos, pois, como muitos dizem, nada é impossível. 

"Quando eu escrevia no blog usando a terceira pessoa, era porque havia incluído meus "amigos" na aventura."

Este livro foi um dos que comecei na #MLI2015 , e o desafio que ele se encaixava era o de gênero menos lido no ano passado, pois não leio muitas auto biografias. E foi uma surpresa quando comecei a ler e a gostar do mesmo, apesar de a leitura ficar um pouco lenta às vezes, não deixa de ser cativante e inspirador. 

Bom, se você gosta de barco, navegação e coisas do tipo, esse é o livro perfeito para você, pois além de contar sua experiência ao velejar ao redor do mundo, Jessica traz informações diversas sobre navegação e tudo relacionado à isso. Então, já sabe aonde vai encontrar diversas informações e uma ótima história! 

"Quaisquer dúvidas sobre a minha capacidade de lidar emocionalmente com aquilo haviam desaparecido. Percebi o tamanho de minha força interior."

Jessica é o personagem principal deste livro, trazendo informações diárias sobre sua navegação, ela compartilha momentos de sua vida. Momentos difíceis e fáceis, aqueles mais simples, aos mais complicados. 

A edição do livro é perfeita! Com uma capa e contra-capa linda! O livro possui uma diagramação cheia de detalhes, além de possuir algumas fotos em seu meio! O tamanho de fonte é ótimo para leitura, possuindo ainda, folhas amareladas e, sendo essas folhas produzidas com uma material resistente e leve. 

É muito bom navegar nos sonhos, melhor ainda é na realidade.

19 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    O livro não faz muito meu estilo de leituras, pois geralmente só curto auto biografias, ou biografias, quando se trata de uma personalidade que gosto ou admiro muito, por isso não me interessei pelo livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. oie como vai?
    eu só leio biografias de personalidades que gosto então não leria esse até porque não entendo nada de barcos kk.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o livro! Sério, fiquei muuuuito curiosa para lê-lo, parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá; eu amo livros sobre viagens, sobre a viajem de uma garota pelo mar, dando a volta ao mundo, eu acho que iria gostar ainda mais! Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu também sou dislexa, e a impressão que o livro passou é que quem tem dislexia é um coitado, confesso que fico irritada com isso...

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? O tema do livro deve ser tratado com bastante cuidado, já que trata de algo que acontece com várias pessoas. Destemida vem nos mostrar o quanto é necessário mais livros com temas que venham acrescentar em nossa humanidade
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de barco e navegações, mas fiquei bem curiosa com esse livro e até comecei a ler ele, sendo que gostei bastante do que li, mas acabei deixando de lado, sabe? No entanto, espero terminar a leitura em breve e gostar tanto quanto você.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Temática interessante, mas eu não leria por não gostar do estilo.
    Muito show a autora ter dislexia e de nada impedi-la em fazer a obra.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Acho que ate hoje não li nenhum livro de auto biografia ou biografia. Mas tenho alguns na lista. esse não me chamou a atenção.
    beijos,
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Luan.
    Caramba, só 16 anos? Bem corajosa essa moça. Eu acho que as pessoas que tem algum distúrbio, são mais corajosas que as ditas "normais". Queria ser mais destemida como ela e, quem sabe, através do livro eu não aprendo um pouco?
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu leria esse livro agora, vou adicioná-lo nos meus desejados. Adorei o tema!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não curto muito biografias, ainda mais quando são de pessoas que eu não conheço. Por isso eu não leria este livro, mas fico feliz que tenha gostado tanto.

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O livro é interessante, mas confesso que não é nem de perto o meu tipo de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    O livro não faz meu estilo, ate leio autobiografias, mas não chama minha atenção.
    Ótima resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  15. Não leio muitas biografias, mas achie essa bem interessante, por tratar do assunto barco, e de como é velejar pelo mundo.
    Vou adc a minha lista, espero poder ler também em breve

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito ler esse livro, normalmente não gosto de livros de não-ficção, mas essa história precisa ser lida. Que garota incrível!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Pra ser sincera não sou fã de livros assim, é raro pegar um desses pra ler.
    Apesar da premissa legal acho que não leria não.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoox

    ResponderExcluir
  18. Não curto muito livros desse estilo, mas vi uma materia sobre o que ela fez e foi bem interessante, então estou na duvida se leria ou não

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Apesar de parecer um livro legal, não faz meu estilo de leitura, essa dica eu deixo passar.
    Beijos!

    ResponderExcluir