sábado, 5 de setembro de 2015

Resenha: Zac & Mia - A. J. Betts

Informações do livro:

Autor: A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 288
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.
No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.
Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.
Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?
Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.



Vamos a resenha: 
"Preciso interagir com pessoas da minha idade, em tempo real. Preciso de algo que me faça lembrar do mundo, sem censura ou cautela. "

Zac é um adolescente que está com câncer, lutando já a um bom tempo contra a doença, Zac já conhece totalmente o hospital onde se trata, sabendo como os novatos são recebidos e tratados, sabendo de truques para não ficar enjoado, entre outras coisas. Ele preferia está jogando futebol, mas isso não é possível, já que o câncer não deixa, por isso seu hobby é pesquisar sobre estatísticas, quanto porcento tem de chance de sobreviver, morrer, entre outras...

Zac tem sua rotina mudada na chegada de uma novata, que, ao que parece, gosta de Lady Gaga e ouvi no volume máximo, mas ao começar a bater na parede para que a novata diminua o volume, ele acaba por conhecer Mia, a novata, que causa um reboliço em sua vida, tendo o mesmo efeito na vida dela. Uma amizade surge, que vai evoluindo para cumplicidade, carinho e atenção...

Comentários: 

"Não sou lutador e provavelmente nunca vou ser muito corajoso. Fiquei deitado na cama por vinte e sete dias consecutivos e consegui recuperar o controle dos meus intestinos. Consegui perder cem por cento do cabelo, e minha cabeça de alguma forma dobrou de tamanho."

"Zac & Mia" foi um livro ótimo, a leitura foi muito fluída e a escrita da autora é muito boa e moderna, no decorrer da leitura encontramos vários elementos atuais, entre eles, como eu disse lá em cima, Lady Gaga, entre outros. A aparição desses elementos me chamou muita atenção, pois não vejo algo parecido em outros livros, na maioria das vezes só lugares, mas nesse não, nele há mais. 

Com a narrativa sendo uma hora Zac e a outra Mia, nós conseguimos conhecer ambos os lados, tendo uma melhor visão sobre os sentimentos, medos e inseguranças desses personagens. Eu gostei da forma que a autora explorou os personagens, principalmente por ter o câncer envolvido, tendo explorado mais a parte psicológica deles, tipo, o antes, que não havia câncer, o decorrer, com a luta contra a doença, e o depois, os medos, a volta a realidade. 

"Ele sorri e o sorriso fica bem nele, melhor do que poderia imaginar. Fico admirando por dois segundos, esperando poder lembrar. "

Eu adorei a leitura, foi fluída, rápida e prazerosa, eu tenho me encantado com este tipo de gênero e não tenho me decepcionado. Tenho lido livros ótimos, e um deles é este, que muito me identifiquei com os personagens, sendo eles jovens, com um espírito livre e em busca de aventuras!

Recomendo muito este livro, pois não trata só do câncer, mas sim de descobertas em relação à vida, sobre o futuro e sobre o amor. As relações são exploradas e traz à tona toda sua essência, encantando á todos! Simples, mas original, tendo modernidade e seriedade, sendo abordados assuntos atuais e com uma pegada de fácil entendimento. 

"Como perder três quilos em uma semana? Eu poderia contar para elas como perder três quilos em um dia. Pontas duplas - elas estão de brincadeira? E quem se importa com espinhas? Quando seu couro cabeludo coça como o meu, sua perna pulsa sem parar e a comida ainda faz você querer cuspir, você para de ver espinhas que não estão ali. Você para de pensar que chamar alguém de "magra" é um elogio."

Os personagens foram muito bem construídos, e me identifiquei com a maioria, pois pude observar a juventude e a vontade de viver, e eu adorei isso! Tendo também a parte dos mais experientes, preocupados com os personagens principais, gostei como a autora os levou nessa também. Zac e Mia são completamente diferentes, mas, de certo modo, iguais, enfrentaram o câncer de modos diferentes, mas se encontraram no meio disso e surgiu uma bela amizade, ao qual é de se admirar. Os cenários foram bem descritos e de fácil imaginação. 

A edição é linda! Essa capa, por exemplo, é um ótimo exemplo da lindeza deste livro, fiquei muito instigado para lê-lo somente por ver a capa (*-*). A diagramação é simples, sendo os capítulos numerados e informando quem narra, Zac ou Mia. Tendo, também, um bom tamanho de fonte, tornando a leitura muito mais agradável. 

Quando dois corações doentes se encontra, uma linda história se inicia.

13 comentários:

  1. Olá :) Gostei muito da sua resenha, você fez eu conhecer/entender o assunto desse livro, fiquei com vontade de saber mais sobre os personagens. :D Gostei da proposta da obra, possui uma trama bem jovial e interessante. :) Deve ser um bom livro para refletir. :) Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan, tudo bem?
    A capa desse livro é realmente bem lindinha!
    Gosto muito de ler Sic Lits, então fiquei bem interessada pela premissa do livro. Gostei de saber que os personagens são bem construidos e que o livro fala não só sobre a doença, mas principalmente do desafio que é viver e todas as experiências que todos nós passamos.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. uau, eles se encontra no hospital nunca tinha lido nada do gÊnero o que confesso chamou muita a minha ateção pra saber como é narrada a historia!

    ResponderExcluir
  4. Sic Lits é um gênero que me encanta. E o Livro Zac&Mia tem uma forma peculiar e encantadora de trazer uma estória, que acaba deixando o leitor vidrado em cada pagina. Parabéns pela resenha.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Luan, eu estou com esse livro aqui na minha estante para ler, mas ainda não tive tempo. Parece ser uma leitura muito contagiante e incrível, não vejo a hora de ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. EU JUREI que era outro romance chato, enrolado e besta, porque olha gosto de livros assim, eu mesma só desisti de acede por causa de spoiler mas tipo um dia lerei, esse ai julguei pela capa e poxa parece boa a história.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de ler livros onde os personagens possuem alguma doença, porque geralmente são histórias que me emocionam muito e eu ainda não sabia nada sobre esse livro, tanto que não dava nada por ele, mas agora lendo a sua resenha fiquei bem animada, porque parece ser um livro ótimo, além de que a narrativa é da forma que eu gosto, alternada entre os personagens.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tudo bem?

    Minha resenhista pediu esse livro para ela. Tive a oportunidade de ver o livro de perto e a edição está muito linda mesmo! Apesar de tudo, a trama não é algo que me conquistou... Vamos torcer para que minha resenhista goste da obra! hehe :) Ótima resenha.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  9. OI Luan!!
    Não solicitei esse livro exatamente porque achei que seria mais do mesmo, mas fico feliz em saber que é um romance que trás várias coisas a serem exploradas!! Fico mais animada em saber que os personagens são bem construidos!! Vou anotar para ler *-*

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros com o nome dos personagens, hahaha. E essa capa está fofa demais. Adorei saber mais sobre a trama, cada resenho que leio tenho certeza de que vou adorar a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Luan!
    Estou louca para ler esse livro, gosto muito de sick lits pois o estilo sempre traz uma lição perseverança. Fiquei mais interessada ainda por saber que o livro traz elementos atuais.
    Parabéns pela resenha!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  12. eu curto esse gênero de leitura, mas não me animei com Zac e Mia... depois da forma rasa como o câncer é tratado em ACEDE, meio que fiquei receosa de ler livros nessa temática, por temer algo parecido... mas pelo que vc falou, ele difere, e já começo a pensar que deveria ter solicitado ele...

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do enredo do livro, mas eu confesso que eu estou muito saturada desse tipo de enredo. Alias, a capa do livro original é muito mais legal do que a brasileira. Fiquei triste de não terem mantido. Minha colaboradora vai ler esse livro, tomara que ela goste.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir