sábado, 10 de outubro de 2015

Resenha: Cartas de Amor de Homens Notáveis - Ursula Doyle

Informações do livro:

Autor: Ursula Doyle
Editora: Best-Seller
Volume: 1
Ano: 2010
Páginas: 
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Americanas
Sinopse:

Inspirado no livro que a personagem Carrie Bradshaw lê no filme Sex and the City, Cartas de amor de homens notáveis reúne algumas das correspondências mais românticas da história, encontradas em meio a documentos pessoais de ícones como Beethoven, Victor Hugo, Honoré de Balzac e Charles Darwin. Por meio dessas cartas, o leitor poderá satisfazer sua curiosidade sobre os casos amorosos e a vida particular de figuras históricas importantes e conhecer todas as nuances da paixão, desde a refinada eloquência de Oscar Wilde, passando pela singela devoção de Mozart até o ciúme que Napoleão sentia de sua primeira esposa, Josefina. Amor, esperança e desejo estão representados neste livro, assim como o prazer de receber ou enviar uma mensagem à pessoa amada.


Vamos a resenha:

"Minha violenta paixão por tua bela pessoa e por tua irmã tem sido partilhada com a regularidade mais admirável do mundo. Desde a infância sou apaixonado por uma após a outra, semana após semana."

Aproveitando a dica dada por uma das personagens de "Sex And The City", Ursula Doyle, fez um copilado de cartas de homens que deixaram sua marca no mundo.

Estando em ordem alfabética e ordem cronológica, tendo, em cada inicio de capítulo, um pequeno contexto histórico, apesentando o Homem notável e a pessoa amada.

Comentários:

"Querida Mulherzinha: … Peço-te que não estejas triste; que olhes pela saúde e tenhas cuidado com as aragens primaveris; não saias sozinha – de preferência não saias de todo; tenhas a certeza absoluta do meu amor; que a tua conduta seja cautelosa, não só para a tua honra e a minha, mas pelas aparências."

Bom, o livro é curtinho e dá para ler rapidamente, já que a leitura é muito fluida e boa. O que me chamou a atenção nesse livro, foi o fato de ser homens "conhecidos" que escreveram cartas de amor a suas caras metades.

Mas o que me prendeu mesmo, foi a introdução de cada carta inserida nesta antologia, onde se conta um pouco sobre o homem que escreveu a carta e algumas vezes a quem recebeu também.

"Não te zangues por pedir isto. Devias amar-me ainda mais por dar valor à tua honra… Que coisas tens feito? Tenho uma curiosidade natural por todas estas coisas."

Houve personalidade que eu não conhecia e que passei a gosta e a pesquisar mais sobre o mesmo, há personalidades conhecidas mundialmente, porém senti falta de personalidades fora da Europa.

Bom, como podem ter observado, os personagens são homens que deixaram uma certa marca no mundo atual e que por isso mereceram um lugarzinho nesta antologia.

"Ainda deitado a minha mente suspira por ti, minha Amada Imortal, de vez em quando alegremente, depois tristemente, esperando o Destino, se ele nos ouvir. Só posso viver ou contigo, ou de todo. Sim, decidi estar o mais longe possível, até poder voar para os teus braços e sentir-me em casa contigo, e enviar a minha alma envolta na tua para o reino dos espíritos- sim, lamento, tem de ser."

A edição está linda, principalmente a capa, em cada inicio de capítulo há o nome de quem escreveu a carta e os capítulos começa com a introdução e logo em seguida a carta. Bom, quando fui dá uma pesquisada por ai, observei que há um outro livro, onde o foco são as mulheres.

Um amor tão antigo, mas que se sente ainda hoje.

3 comentários:

  1. Oi, eu gostei da ideia do livro, eu leria sim.
    Já da capa não gostei muito, esse contraste de cores não me atrai tanto.
    Dica anotada, esse se eu tiver oportunidade de ler, lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. poxa, achei super bacana a premissa do livro... como Kris falou acima, a capa não me atraiu, mas de qualquer forma, acho que seria uma leitura válida, principalmente pelos nomes contidos na sinopse.

    ResponderExcluir
  3. pow eu não gostei tanto da capa, mas a premissa é diferente. acho que daria uma chance para a leitura com certeza, ainda mais por envolver pessoas tão notáveis.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir