quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Resenha: O Álbum - Timothy Lewis

Informações do livro:

Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 240
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.


Vamos a resenha: 
"Acho que a minha obsessão pelos cartões-postais também tinha tudo a ver com meu momento. A solidão dolorida do meu divórcio ainda estava ali, a dor brusca do casamento fracassado."

Adam é um negociante de objetos usados, que, em um dia de trabalho, acaba por encontrar um álbum recheado de cartões postais, aos quais são românticos e que expressa décadas de amor. Os postais são de Gabe a Huck, os antigos donos da casa onde Adam trabalhou e que agora está sendo leiloada. 

Com uma vida sentimental abalada, Adam procura entender como o relacionamento de Gabe e Huck foi tão perfeito, enquanto juntos. Por isso, tenta reconstruí a vida deles juntos e tenta encontra essa fórmula que lhe parece impossível de existir. 

Comentários: 

"Eu tinha que admitir que, antes de descobrir os postais, achava que almas gêmeas só existissem em contos de fada."

Com uma narrativa leve e bonita, Timothy Lewis, nos traz uma história muito fofa, que expressa amor e carinho a cada postal lido! Eu gostei da forma como o autor escreveu a história, tendo uma visão do passado, a história de Gabe e Huck e o presente, a história de Adam. 

Não há nada de novo nesta história, acabamos por saber como termina grande parte dela, podemos chama-la de clichê e um tanto previsível, mas deixa uma mensagem muito linda, tocante e a qual devemos levar para a vida toda. O livro tem um ritmo que oscila às vezes, dependendo da parte que esteja, pode ficar um tanto lenta, mas, na maioria das vezes, a leitura é rápida e fluída. 

"E casais sortudos o bastante para ficar juntos poderiam viver “para sempre”, mas mentiam sobre a parte do “felizes”. Então as perguntas surgiram: será que almas gêmeas evoluíam para amantes? Ou amantes se tornavam alma gêmeas”

Uma coisa muito interessante que foi citado na livro é sobre "almas gêmeas", podem me chamar de bobo, mas, de certa forma, eu acredito que todos tem alguém que os complete. Pode demorar que sua outra metade apareça em sua vida, mas creio que ela virá e só trará felicidade, como foi com Gabe e Huck! Ah, o livro foi inspirado em fatos reais, os tios-avôs do autor trocaram postais durante 60 anos!

Quando escrevi o parágrafo acima, me veio uma coisa e tenho que citar aqui. Bom, eu pensei em como é lindo ver casais que duram a vida toda e saber que o amor entre duas pessoas pode ser eterno é muito inspirador e faz você querer ter o mesmo para si. Um conselho que dou, nunca, jamais desista de ser feliz com a pessoa que ama, não importa os outros, tendo ela, tudo será perfeito e completo. 

“Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior.”

Os personagens foram bem criados, tendo cada um seu papel exatamente cumprindo. Achei bastante interessante, percebi que o autor detalhou os personagens, não deixando nenhum sobrar e faltar. Os cenários tiveram uma boa descrição e foi de fácil imaginação. 

A edição é linda! Os capítulos são numerados e tem um detalhe, que é um cartão postal em cada início. As folhas são amareladas e feitas de uma material muito bom, as fontes tem um tamanho ideal para a leitura! 

Almas gêmeas são uma dádiva, preserve a sua.

24 comentários:

  1. Oi, Luan! Tudo bem?
    Olha, não sei se eu leria este livro, pois romance não é um gênero que eu goste muito. No entanto, a sua resenha ficou muito bonita, gostei da forma como você soube explicar sobre o livro e utilizou citações que realmente são inspiradoras. Ao ler o texto, senti uma verdadeira pena do personagem Adam. Espero que ele tenha tido um final feliz na história. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem Luan?
    Eu sou louca para ler este livro guri, quero muito, quando teve o lançamento quase enlouqueci haha
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Acho a premissa dele bem interessante e parece ser uma história linda!
    Sua resenha está ótima! Adorei o que você falou sobre não desistir de quem amamos independente dos outros.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou lá, um fãzaço de romances, esse ano até vou ler alguns pra tirar essa minha certa "discriminação" pelo gênero, sua resenha ficou ótima e ficou clara para mim, mas não sei se o leria ainda, pois não me agradou tanto.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que eu goste bastante de livro de romance, prefiro livros onde o romance não é o tema principal. Mas se surgir a oportunidade não deixarei a leitura de lado!

    Bjs, Vitória
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Ahh que resenha linda ❤❤ Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com ele depois da sua resenha, amo romances e creio que vou amar esse livro. Também concordo quando dissestes que todos temos um par ou alma gêmea, pode demorar, mas iremos encontrar em algum momento da vida.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luan!
    Eu sou suspeita para falar de romances, pois amo todos os livros que já li do gênero haha. Adoro livros clichês, então certamente gostarei desse. Entrará para a minha wishlist, é claro. Gostei muito da resenha, foi muito bem escrita.

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai que amor! Eu tô querendo algo assim, fofo e romântico para ler. Tô precisando me apaixonar de novo ♥ haha!

    ResponderExcluir
  9. Oi. Eu recebi esse livro ano passado, não curti muito, também não acredito em pessoas que se completem, mas não acho quem acredita um bobo, são só visões diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Nossa,adorei.
    A estória parece bem original e muito bonita.
    Esse é com certeza um livro que eu leria.
    Curti a capa e as ilustrações que você citou.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei! A capa é linda, a história parece ser daquelas que super prendem. Vou procurar!!

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro. É fofo, mas nada de excepcional. Ele também traz essa esperanças para os românticos, da questão da alma gêmea, como você destacou.
    O que eu mais gostei foi da estrutura narrativa, dos cartões postais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie! Adorei o enredo criado pelo autor, mas por mais que eu também ache lindo casais com uma longa história de união e seja apaixonada pela história de trocar cartas, não sei se eu leria algo assim no momento. Eu gostei do relacionamento do casal, mas não sei se acharia tanta graça em um homem que simplesmente está lendo sobre este casal. Também fiquei curiosa para saber quem é Pearl da sinopse e de onde surgiu Huck... Não acredito nesse negócio de que exista apenas uma pessoa que complete outra. Mas o fato de você acreditar não o torna bobo. Adorei a sua resenha, muito bem escrita. Se um dia tiver a oportunidade, talvez leia a obra. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Pena que o livro é meio clichê. Não curto muito Clichês.
    Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Eu ainda quero lê-lo, mas vou com calma.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Luan, apesar de você ter curtido bastante a leitura eu não consegui ficar curiosa para lê-lo, mesmo gostando de alguns clichês quando bem trabalhados estou fugindo deles por hora...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Quando vi o lançamento desse livro fiquei doida p ler ate os a capa é linda, mas fui lendo as resenhas e vi que não era o que queria ler, a história é diferente do que tinha imaginado.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  17. Oi Luan, tudo bem? Desde o ano passado estou ansiosa para ler este livro. Sempre vejo diversas resenhas, e todas o elogiam bastante. Realmente parece ser muito bonito, e a formatação pela sua descrição está ótima. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br >>

    ResponderExcluir
  18. Oi Luan!
    Gente, achei sua resenha muito fofa, mas este livro é fofo, o fato do autor se inspirar nos tios avós foi muito legal. É um pouco clichê, mas parece ser daqueles clichês que faz com que a gente procure exatamente o que está escrito ali.
    Gostei muito da sua resenha, expressou bem cada particularidade do livro.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Tbm acho lindo casais que duram a vida tida, pena que hoje isso é tão raro neh? Os relacionamentos de hoje São muito superficiais.
    No momento eu não leria esse livro só porque não sou muito fã de romsnce mesmo. E após ter lido alguns no começo do ano estou fugindo deles.
    Rsrs.
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Eu li esse livro o ano passado e devo dizer que não gostei muito não.
    Claro que achei a historia de amor do casal, muito linda, mas não foi uma coisa que me emocionou e acho que isso foi uma das característica cruciais.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Luan, tudo bem?
    Eu não me interessei pelo enredo desse livro, por mais que seja uma história fofa não me deu vontade de ler. Porém concordo com você, a edição está muuito linda.

    ResponderExcluir
  22. O casal é Gabe e Huck ou Gabe e Pearl? Fiquei confusa! Não leria ele por agora porque não estou podendo comprar muitos livros, então preciso priorizar, mas se caísse nas minhas mãos, eu leria!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Mesmo não acreditando em almas gêmeas, gosto muito de ler livros que envolvam este tipo de amor.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Mesmo não sendo meu estilo de leitura, sua resenha me deixou bastante interessada em ler essa obra. Às vezes é bom várias não é mesmo?!

    Beijos!

    ResponderExcluir