quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Resenha: O menino do pijama listrado - John Boyne

Informações do livro:

Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2007
Páginas: 192
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito.
Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. 
Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. 
Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Vamos a resenha: 
“Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.”

Com apenas nove anos de idade, Bruno desconhece qualquer tipo de maldade, ele desconfia, mas sua pouca idade e ingenuidade não o faz enxergar além daquilo que lhe é mostrado e ensinado. Em meio a uma guerra, Bruno nada sabe sobre o Holocausto ou a Solução Final contra os judeus, e, principalmente, que sua família está envolvida diretamente com tudo isso. 

Obrigado a ser mudar de uma casa grande e cheio de lugares para explorar, Bruno só consegue ver de sua janela, ao longe, várias pessoas vestindo a mesma vestimenta. Com um espírito corajoso, Bruno sai de sua casa em busca de aventura, para ele, é tudo uma grande exploração e, em meio a isso, ele conhece Shmuel. Bruno não sabe, mas é a partir dali que a grande aventura começa. 


Comentários: 

"O ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino"

"O menino do Pijama Listrado" é uma leitura muito boa, com ensinamentos importantes sobre a vida, amizade e confiança. John Boyne criou uma obra que encanta seus leitores e, acima de tudo, emociona. 

Porém ela não atingiu minhas expectativas, depois de muito adiar a leitura, a mesma não me agradou por completo. A leitura foi boa, mas não chegou nem perto de ser um dos meus favoritos. Para mim, algo faltou, não sei precisar o que, mas faltou. 

"“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”"

O interessante a ressaltar é a forma como o Boyne abordou assuntos tão sérios, como o Holocausto na história. Ele não expôs abertamente o assunto, em vez disso, ele explorou de uma forma mais delicada e simples, trazendo aquilo que era necessário e se focando na história do Bruno. 

Adorei a narrativa, ele deu um ar infantil no decorrer da história, com frases que, pelo menos ao meu ver, só uma criança diria. Apesar de não ter me agradado como a vários outros leitores, a leitura não deixou de ser boa e interessante, talvez eu tenha criado muitas expectativas e isso foi um erro que tento não cometer, mas às vezes é difícil isso não ocorrer (:(). 

"“Já não sinto mais nada”, disse Shmuel."

Eu vi o filme há muito tempo atrás, portanto, não me lembro tanto. Mas eu sei que o mesmo me emocionou muito! Eu o vi em uma tarde e não fazia ideia do que iria ocorrer, e, ao chegar no final, não sabia o que senti. Só sei que foi um enxurrada de emoções, ao qual quero repetir a dose. 

"“Heil Hitler - disse, o que bruno presumia ser outra forma de dizer: ‘bem até logo, tenha uma boa tarde.’" 

John Boyne fez um ótimo trabalho na criação dos personagens, Bruno é carismático e é muito bom de se observar e acompanhar. Shmael foi outro personagem que me conquistou logo na primeira vez que apareceu na história. De certa forma, os personagens foram algo que me agradou bastante, dos mais bonzinhos, aos perdidos e as vilões. Os cenários teve uma boa descrição, sendo fácil de ser imaginar. 

A edição do livro é linda! Eu li um exemplar da escola, ao qual tem folhas amarelas e os capítulos são numerados e tem uma frase, ao qual tem a ver com o capítulo, possuindo também um bom tamanho de fonte. 

A vida é uma exploração sem fim.

19 comentários:

  1. Olá não tive a oportunidade de ler ainda, mas o filme é muito bom, espero lê-lo em breve, estou te seguindo Bjo.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. NUNCA LI O LIVRO, MAIS EU SOU A PROVA VIVA QUE O FILME É ÓTIMO E EU CHOREI PARA cara-le-o, adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  3. Muitos falando do livro e do filme, ainda não vi nem um nem outro. Confesso não ser fã de "clássicos" vou de livros tão falados.
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oie como vai?
    eu tenho esse livro a anos, comprei por causa do filme mas chorei tanto com o filme que até hoje nao tive coragem de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu já li O Menino do Pijama Listrado e gostei bastante do livro!
    A história é muito linda e muito triste também.
    Apesar de ter gostado ele também não virou meu favorito, mas foi uma boa leitura.
    Lembro que gostei mais do filme, me emocionou bem mais...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luan, eu nunca li o livro mas eu morro de vontade de conhecer essa história. Eu já assisti o filme há muitos anos atrás e lembro que quase morri chorando no final hahaha, é lindo e emocionante. Tenho certeza que o livro é melhor ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro e tenho o filme, por achar tão completo, uso em sala de aula, geralmente, faço a relação dele com A Lista de Schindler. O livro, na verdade, traz a ideia sobre como o extremismo pode cegar.

    ResponderExcluir
  8. OI Luan.
    Nossa, você descreveu o que eu senti quando vi o filme, "Uma enxurrada de emoções". Foi bem assim mesmo, eu não tinha o que sentir, não sabia o que sentir, foi ótimo. Fico adiando a leitura do livro porque tenho medo de chorar como chorei no filme, então não leria ele tão cedo, mas é uma leitura que eu quero fazer, mesmo você dizendo que faltou algo no livro.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Olá Luan, eu já assisti o filme e por isso morro de vontade de ler o livro, mas tenho medo de ler com essa expectativa super alta e não curtir tanto a leitura...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luan!
    Eu tive oportunidade de ler o livro quando ainda bem novinha, mas não agarrei a chance, infelizmente. Não vejo a hora de ter meu exemplar para ter em primeira mão todas as emoções ainda mais ampliadas que tive quando assisti ao filme. É uma história belíssima que realmente nos envolve e comove. Gostei muito da sua resenha e a sinceridade presente nela. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Eu já li o livro e já assisti o filme. Gostei dos dois.
    Achei o livro muito bom, tem umas coisas que nos fazem pensar na vida!
    Uma pena que você não gostou tanto!
    bju

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu vi o filme antes de ler o livro e acredito que isso atrapalhou um pouco minha leitura, porque dai não fui surpreendida por nada e quase não me emocionei porque já tinha chorado horrores com o filme, mas ainda sim é uma obra maravilhosa e que recomendo para todos.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Já eu gostei demais do livro. O assunto abordado já me conquista, normalmente, e a forma singela e inocente que o autor usou me conquistou totalmente.
    Pretendo ver o filme ainda. Acho que é mais fácil chorar com ele que com o livro!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  14. eu gostei do livro mas de certa forma eu achei que faltou algo ha parte, não sei se leria de novo, mas adoraria conhcer outrras obras desse gênero.

    ResponderExcluir
  15. Olá, li esse livro faz tempo. Na época me lembro de ser muito triste, não recomendo para quem não gosta desse tipo recomendo a passar longe.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Esse foi uma dos livros que mais me faz chorar nessa vida! Que final é esse, meu Deus?
    O que eu mais gosto nele, é a capacidade do autor em tratar um assunto tão triste e sério pelo olhar de uma criança. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Uma pena que o livro não tenha te cativado tanto, mas isso pode ter acontecido pelas expectativas sobre a obra. Eu não li O Menino do Pijama Listrado ainda, mas morro de vontade de conhecer essa história triste e comovente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu vi o filme e em seguida li o livro. Lembro que me emocionei mais no filme, porque deixava os acontecimentos muito mais explícitos do que no livro. O final da adaptação deixava bem charo o que acontecia com ambos, enquanto no livro era algo a se especular.

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti o filme primeiro e amei, dai comprei o livro e quando li achei tão fraquinho, sim comparado ao filme o livro é bem ruim. Dai que fiquei com sensação, mas parando para pensar o livro é bom sim, porém confesso que achei bem corrido e senti falta daquela emoção que o filme me deu, então verdade acho que se completam.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir