domingo, 4 de outubro de 2015

Resenha: Primeiro e Único - Emily Giffin

Informações do livro:

Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 448
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.

Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.

A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.


Vamos a resenha: 

"... percebi o quanto me tornei uma pessoa presa e o quanto a minha vida se tornara uma rotina. Algo tinha de ser feito. Eu precisava encontrar uma maneira de mudar as coisas. De seguir em frente."

Shea Rigsby, 33 anos, solteira e vive em um cidade de interior, aonde a maior atividade gira em torno do Futebol Americano. Crescendo em torno do Futebol Americano, Shea toma um amor muito grande pelo esporte, principalmente por crescer ao lado de Lucy, ao qual o pai é o lendário treinador Clive Carr. 

Tendo uma vida pacata, Shea nunca pensou em deixar a cidade, cursando a universidade, onde acabou conseguindo um emprego no departamento atlético, onde já está há 10 anos, até que, cansada da rotina, ela vai em busca de emoção, sem saber o que lhe aguarda. 


Comentários: 

"Eu acreditava piamente que é sempre mais difícil estar na pele daquela pessoa da relação que fica para trás, sobretudo quando se pensa que está no caminho certo para que os dois sejam felizes para sempre."

Com uma escrita leve, simples e de fácil entendimento, Emily Giffin, nos transporta para o mundo do Futebol Americano. Sendo o meu segundo contato com a autora, "Primeiro e Único" não atingiu as minha expectativas, mas não deixa de ser uma leitura agradável e fácil. 

A autora trouxe várias explicações sobre o Futebol Americano, apesar do livro girar em torno desse tema, ela não soube dosar a dose de explicação sobre o mesmo, tornando a leitura um tanto lenta às vezes, não sei se o excesso tem a ver com a tradução ou não, mas as mesmas poderiam está na nota de rodapé. 

"Porém quanto mais eu tentava convencer a mim mesma, mais o muro de negação vinha abaixo. "

O interessante na obra de Emily Giffin, e na primeira que li, que foi Laços Inseparáveis, é que ela aborda temas polêmicos de uma forma simples e que faz o leitor o entender sem maiores complicações, sem deixar-lo confuso ou com dúvidas sobre o mesmo, pelo menos foi o meu caso. Em "Primeiro e Único", ela aborda, em certo ponto da história, a violência doméstica, ensinando um pouco sobre o assunto, ao qual tem criado diversas questões. 

A autora fala sobre a violência doméstica, coragem para mudar, sobre amor, indas e vindas, comodismo, medos, segredos, Futebol Americano. Um livro recheado de assuntos, aos quais estão presente na vida de várias pessoas hoje em dia. Com uma narrativa leve, Emily nos ensina a ter iniciativa para viver verdadeiramente.

"Algo inegável, real, não como amiga, nem como filha, mas como mulher e homem."

Gostei dos personagens, achei a maioria bem construídos, tendo cada um seu papel na história. Shea foi uma personagem que não me agradou tanto, achei que ela não tinha muita personalidade, falta de iniciativa e muito influenciável. Gostei muito da Lucy, ela foi uma personagem que me chamou atenção e que me agradou em vários aspectos. Os cenários teve uma boa descrição, sendo fácil de imaginar. 

A edição é simples e bonita. A capa tem tudo a ver com a história, muito linda. As folhas são amareladas, sendo os capítulos numerados, possuindo ainda um bom tamanho de fonte. 

A vida é um jogo, lutando para sair vitorioso a cada partida.

21 comentários:

  1. Adorei seu blog e já estou participando.
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas fiquei com muita vontade de ler esse. Beijos.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, nem sabia que tinha esse livro, e na verdade fiquei com pouca vontade, é interessante temas assim. <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Ótima resenha! :) Acho que é a primeira que leio sobre o livro "Primeiro e Único", gostei da proposta da obra, mas não faz muito meu estilo literário. rs Não curto livros sobre esportes, mas, confesso que eu gosto de Futebol Americano, (não jogo, claro. rsrs o.O) mas, admiro. :D
    Que bom que o livro aborda outros temas importantes. :) Beijos! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página:https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Já vi outra resenha desse livro e ele não me chama a atenção em nada.
    quero ler algo dessa autora, mas essa resenha deixa claro que não devo começar por esse
    beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada da Emily, mas tenho muita vontade de conhecê-la. Infelizmente Pimeiro e Único não é um dos livros dela que mais me instigaram. Espero ter oportunidade de ler algum outro e me encantar, mas acho que essa premissa não é para mim. rs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dela. Confesso que não pretendo começar por esse livro, a temática dele não me atrai. Mas espero ler algo dela em breve =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não gostei da história, chegar até a página 50 do livro, foi torturante para mim, ir até a 100, nossa, sem palavras... :(

    ResponderExcluir
  8. Mesmo que esses esses assuntos (violência doméstica, por exemplo) me interesse, acho que a parte do esporte está bem inserido ao livro me deixaria um pouco enfadado porque eu detesto esportes kk

    ResponderExcluir
  9. Olá; não me lembro de já ter lido algum livro que tivesse futebol americano na trama, é um tema que até me interessa; ainda não li nenhum livro da autora, apesar de ter um parado na estante.

    ResponderExcluir
  10. OI Luan!
    Eu não sei se esperava mais desse livro. Vi tantas resenhas negativas que achava que o livro seria entediante e massivo, mas encontrei uma escrita gostosa e simples, abordando diversos temas de uma forma muito gostosa de ler. Além do final, que me deixou bem feliz *-*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Eu queria muito me interessar por esse tipo de leitura, mas confesso que não é bem o tipo de livro que eu gosto de ler. Acho que a Emily deve ser uma autora sensacional, só não to preparada para os livros dela.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Tenho muita vontade de ler algo da Emily, mas esse algo definitivamente não é este livro, pois a premissa não me atrai nenhum pouco.
    Mas fico feliz que o livro tenha te agradado.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Otima resenha, só li um livro da autora e faz tempo, esse em especial não me chamou atenção. Pode até ser um bom livro, mas to passando.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Emily Giffin é amor né <3 Todos os livros dela são bem emocionantes.

    ResponderExcluir
  15. Eu já ouvi falar coisas muito fofas desse livro. E li resenhas bem bacanas.
    Ele está na minha lista de leituras futuras, espero gostar dele quando chegar a vez.

    http://www.letrascomcafeina.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o segundo livro da Emily que li e gostei muito. O primeiro, Questões do Coração, é maravilhoso e um de meus romances favoritos. Quero muito ler outras coisas dela em breve. Também achei a Shea meio chata em algumas partes, mas no todo acabei simpatizando com ela.
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Já vi várias resenhas desse livro e não tenho vontade de ler, eu não gostei da ideia do livro, não me atrai :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Já puvi falar muito do livro e as opiniões ficaram bem divididas.
    Apesar de tudo a história não conseguiu me chamar atenção, mas quero ler algo da autora ainda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Esse livro é muito dividido entre os blogueiros, mas a sua resenha me chamou bastante atenção pra ele, principalmente porque fala de violência doméstica, e acho que nunca li nada do tema.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, já li tantas resenhas deste livro que fico bem na dúvida se eu iria gostar ou não. Mas sei que essa autora você tem que saber entender os livros dela, muita gente não consegue e por isso o desgosto, mas que bom que você gostou.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Eu também não gostei da personalidade da Shea e não consegui torcer por ela. Eu adoro a autora, mas esse foi o pior livro que li dela. Não gostei da história e me incomodei com o excesso de informação sobre futebol americano (chato demais). Me decepcionei muito com esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir