domingo, 8 de novembro de 2015

Projeto: Literatura em Movimento - Tema de Novembro

E ai, galera, tudo bem??
Já estamos em NOVEMBROOOOO!!!! E, como sempre, mais uma ediçãoo do Literatura em Movimento vai iniciar.
.
OMG_zpsfd54e805
.
Para quem não sabe, o Literatura em Movimento é um projeto de blogagem coletiva organizado pelos blogs Café com Livro, da Helena Dias, Da Literatura, da Ana Karina e Sacudindo as Palavras, da Denise Valente. Este projeto já está em andamento hã alguns meses e atualmente tem mais de 40 participantes no grupo do Facebook. Caso você queira saber de maiores detalhes, clique aqui.

Há alguns meses damos 3 sugestões de temas, pois acreditamos que dessa forma cada participante pode escolher o que ele mais se identifica: um ou dois ou os três.
Então, vamos conhecer os temas do mês?

11696748_904936812910133_826692693_n


.

TEMA 1 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Aproveitando o clima do ENEM, a proposta de redação desse concurso e as constantes notícias relacionadas à violência sexual contra as mulheres, queremos debater esse assunto tão importante e bastante polêmico aqui no Literatura em Movimento. Neste ano, a capa da revista Superinteressante do mês de junho e algumas pesquisas realizadas por institutos como o Ipea apontavam que ainda o brasileiro costuma culpar a vítima da agressão, como se a mulher, seja por seu comportamento seja por sua vestimenta, estivesse provocando uma situação propícia para violência – física ou verbal. Outras questões importantes que afligem a mulher são os menores salários, a pouca representatividade política e o medo constante de serem assediadas ou abusadas. Então, vamos refletir: por que, em pleno 2015, o machismo persiste em nossa sociedade?


TEMA 2 - QUAL É O PIOR TIPO DE PRECONCEITO?

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra e, geralmente, há um trabalho de valorização da cultura negra no Brasil, além de diversos debates sobre o preconceito racial. No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra o preconceito e, geralmente, esse é punido com rigor. No entanto, sabemos que ainda existem muitas formas de discriminação em nossa sociedade, desde o preconceito contra os que não correspondem padrões estéticos veiculados pela mídia até os preconceitos religiosos, sociais, sexuais e muitos outros. Então, mostre o seu repúdio a qualquer forma de discriminação! Aponte um (ou mais) tipo de preconceito que você considera como o pior de todos, reflita sobre alguma situação preconceituosa que lhe fez refletir sobre, ou apenas discorra sobre o assunto. A ideia aqui é mostrar os aspectos negativos da discriminação, refletir e, principalmente, tirar algum ensinamento a partir das situações de preconceito que enfrentamos no nosso dia-a-dia.


TEMA 3 - GENTILEZA GERA GENTILEZA

O dia 13 de novembro é considerado o Dia Mundial da Gentileza e pensamos em falar um pouco sobre como podemos tornar esse mundo tão violento e preconceituoso um lugar melhor. Para tanto, vamos falar de gentileza? Aprender a ser gentil tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ser gentil é algo muito mais profundo que ser educado ou cumprir regras, para se tornar gentil, a pessoa deve refletir sobre o modo como ela se relaciona consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. Pensando nisso, vamos escrever sobre como podemos espalhar a gentileza pela internet e no nosso cotidiano?
.
logo-gentileza-570x438
.
..
As regras de publicação mudaram um pouco: ESTENDERAM A DATA DE PUBLICAÇÃO!!! \o/ \o/

.

Data de publicação dos textos

Os textos deverão ser postados entre os dias 16 e 30 de novembro.

O que acharam dos temas apresentados?
E não deixem de acompanhar os textos incríveis do Literatura em Movimento.


Até!

.

P.S.: Caso você queira sugerir algum tema para o projeto, poderá fazer isso através desse formulário aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário