domingo, 29 de novembro de 2015

Projeto: Literatura em movimento - Gentileza, gera gentileza! (Tema de Novembro)


O dia 13 de novembro é considerado o Dia Mundial da Gentileza e pensamos em falar um pouco sobre como podemos tornar esse mundo tão violento e preconceituoso um lugar melhor. Para tanto, vamos falar de gentileza? Aprender a ser gentil tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos. Ser gentil é algo muito mais profundo que ser educado ou cumprir regras, para se tornar gentil, a pessoa deve refletir sobre o modo como ela se relaciona consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. Pensando nisso, vamos escrever sobre como podemos espalhar a gentileza pela internet e no nosso cotidiano?
Comecemos....


Quando vi os temas deste mês, fiquei encantado, mas ainda pelo qual eu escolhi. Sabe, não é de hoje que penso como seria se o mundo fosse um ligar seguro, feliz e bom para se viver. Talvez seja coisa de pessoas bobas, mas eu acho que tudo é possível e tornar o mundo sem guerras, sem preconceito, com mais amor e respeito, é uma delas. 

Quando eu era criança, conheci a violência, o desrespeito, a maldade, mesmo que isso tenha ficado enterrado em algum lugar da minha mente, eu sei que ainda está ali. E saber que isso poderia ter me tornado uma pessoa má, é uma coisa ruim. Mas, com sorte, eu tenho uma pessoa que me ensinou muito sobre o mundo e que se hoje eu tenho a mente aberta e respeitosa, eu devo á ela.

Agora vou contar um pequeno pedaço da minha vida, espero que não se incomodem... 

Bom, em 1997, no dia 18 de março, em um hospital, eu, Luan Jonathan, nasci. Depois de dois anos, minha mãe pegou a mim e meus irmãos e saímos da casa que vivíamos, lá vivia o homem que custou eu chamar de pai, o qual agredia, traía e xingava minha mãe. Apesar de nunca ter me agredido, nunca consegui olhar para ele e ver um pai. Ele nunca esteve presente em minha vida, nunca procurou saber nada sobre mim e, muito menos, telefonava no dia do meu aniversário. 

Minha mãe sempre foi tudo para mim, e ainda continua sendo! Ela é a pessoa que faria tudo por mim e eu por ela, simples assim! 

Mas aí me perguntam, o que isso tem a ver com o tema? Tudo, porque, apesar de ter vivido e ouvido sobre um lugar ruim, onde não tinha respeito, carinho e lealdade. Nós, todos nós, podemos ter isso! Basta querer e saber que, mesmo que o mundo esteja como está, nós o fazemos, mesmo que um pedacinho, ainda podemos ter um lugar seguro, feliz e respeitoso! 

Uma vez, li em um livro que se a pessoa pensa positivo e fazer coisas positivas, somente coisas boas atrairá. Então, todos temos a chance de ser felizes, não do jeito do vizinho ou do irmão, mas sim do nosso jeito. 

Então, em meus dezoito anos de vida, sabe o que eu aprendi? Que, não importa o seu passado, o que viveu, que o nosso futuro quem faz somos nós. Se tiver algo aí dentro, lhe incomodando, lhe fazendo pensar o porque está aqui, saiba que está aqui para ser feliz, mesmo com obstáculos, você será feliz! 

Não deixe pessoas ou situações moldar o que você será, muito menos mudar a visão que possui sobre as coisas. Como eu disse, quem faz seu futuro é você, portanto, se deixar que energias negativas ou momentos ruins alterem de forma negativa seu futuro, ou até a si mesmo, saiba que foi você que deixou. 

Mas espero, de verdade, que esses momentos não faça você, querido leitor, mudar, mas sim, que você evolua como pessoa e saiba que a felicidade está dentro de você. Agora, bote ela para fora! 

E, mais uma coisa, saiba que sou um exemplo do "Gentileza, gera gentileza", minha mãe foi gentil, amorosa e trabalhadora, e tudo que sou, devo á ela e espero que ela sempre tenha orgulho de mim!

Espero que sigam meu conselho e que sejam mais felizes do que nunca!

******************************

Agora, respondendo á pergunta, "como podemos espalhar a gentileza pela internet e no nosso cotidiano?"

É muito simples, quando ligar o computador, ou ao fazer suas coisas diárias, saiba que suas ações geraram consequências e quando mais espalhar preconceito, racismo e o desrespeito, somente isso atraíra para sua vida. Então, por favor, espalhe o amor, aquele que faz seu corpo se mexer, sua alma brilhar e sua mente festejar e seja feliz, do seu jeito!

Não deixe que situações moldem você, molde a situação e faça dela algo que lhe impussione para a felicidade e não para coisas ruins! Então, a última coisa que tenho a dizer, depois disso tudo, é: SEJA FELIZ! E, por favor, espalhe coisas boas pelo mundo virtual e real, saiba que pessoas sofrem com maldades direcionadas a elas e isso não é legal, nunca menospreze uma pessoa, pois ela tem tudo para ser feliz e bem-sucedida! 

Espero que tenha ajudado em algo minhas palavras... Até!


8 comentários:

  1. Alguém da um troféu pra esse mito! Gostei muito do que tu escreve, e de como escreve, e do seu site num geral. Vou seguir o blog e ficar atento às postagens. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan!
    Concordo com você, se pudéssemos ter mais momentos de gentileza, muita discussão seria evitada nesse mundo. Atualmente, tudo que as pessoas sabem fazer é cuspir opinião sem parar pra ler ou ouvir a opinião do coleguinha. Parabéns pelo texto! Belo e franco como sempre! <3
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  3. Acho que você falou tudo que eu penso nesse lindo texto, muito bem escrito, por sinal. Precisamos de mais gentileza no mundo, e mais textos francos como esse. :D

    ResponderExcluir
  4. Oiii. Gostei bastante desse seu texto e eu concordo com você, realmente todos nós podemos encontrar a gentileza, mesmo que para uns seja mais complicado. A gentileza é algo muito importante para a sociedade e é muito triste ver como falta justamente isso :( Bom, mas são de pequenas ações que mudamos as coisas, não é? Então vamos lutando diariamente e sendo gentis! ☺

    ResponderExcluir
  5. Realmente, espalhar amor é um ótimo caminho, rever privilégios e entender o multiculturalismo também.

    ResponderExcluir
  6. Oi Luan! Tudo bem?
    Gostei muito do seu post. Esse é um tema bem especial e que merece mais destaque. Imagina se todos nós fossemos gentis com o próximo? Se tivéssemos mais amor e mais confiança no outro; menos preconceito e hipocrisia. Seria lindo, não é?
    Ótima reflexão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Onde está alinha pra assinar embaixo?
    Concordo com tudo que disse, mas principalmente sobre fazermos a nossa parte. Eu tento ser gentil, tento elogiar pelo menos uma pessoa por dia ^^ Espero que todos possam partilhar a gentileza.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir