sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Resenha: Cinco Dias - Julie Lawson Timmer

Informações do livro:

Autor: Julie Lawson Timmer
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 368
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?

Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.
Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.
Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.


Vamos a resenha:

"- Não é o fato de me recusar a ver o lado bom da situação que vai mudá-lá, certo?"

Mara Nichols tem tudo que sempre desejou, uma carreira, um marido dedicado e uma linda filha, porém, tudo se desfaz após descobrir que possui uma doença degenerativa e que a deixa inválida a cada dia que passa. Tentando diminuir o sofrimento de quem a cerca, Mara planeja seu suicídio depois de cinco dia, portanto, terá cinco dias para fazer tudo que é necessário para que parta em paz.

Em paralelo, conhecemos Scott Coffman, que junto de sua esposa, Laurie, aceitam cuidar do pequeno Curtis, pois sua mãe foi presa. Scott tem cinco dias para dizer adeus ao menino, pois o mesmo irá embora. Duas vidas distintas, mas somente cinco dias...

Comentários: 

"- Você não precisa ser boa, nem corajosa, nem forte, nem mocinha ou qualquer outra coisa que não quiser ser. Você precisa ser quem você é, e agir como quiser agir, e sentir o que quiser sentir."

Um livro emocionante é o que define melhor a leitura de "Cinco Dias", não conhecia a autora e, se não me engano, é sua obra de estréia no Brasil e em sua carreira como escritora. Pesquisei um pouco, e há diversos comentários positivos lá fora sobre sua obra, entre eles estão Jodi Picoult e Christina Baker Kline, autora bastante conhecidas lá fora e aqui.

A leitura oscilou bastante, teve seus momentos de rapidez e aqueles que nem tanto, mas não foi nada cansativa ou chata, foi mais pelo momento que a história estava retratando, por isso que teve essa oscilação, ao qual não me atrapalhou em nada!

''Ela viveria como nunca até a data chegar, com o maior controle possível sobre seus últimos dias. Daria uma canseira nesse tal de Huntington antes de finalmente mostrar o dedo do meio para ele, entornar seu coquetel e sair do mundo da maneira como sempre viveu - de acordo com as próprias regras. Não daria a esse filho da mãe a satisfação de tirar até isso dela.''

Este livro não possui aventuras, magia, ou um mundo mágico, muito menos uma perseguição policial daquelas de tirar o fôlego, mas podem secar suas lagrimas e fazer-las cair até não poder mais. Este livro é aquele que utiliza a emoção, que mexe com as estruturas dos leitores e que fazem você pensar.

O livro aborda assuntos muito intensos e como o título já diz, os nossos protagonistas tem cinco dias para fazer tais coisas que se propuseram, coisas difíceis, porém, algo necessário para eles. Scott tem cinco dias para se despedir da criança que tomará conta durante um ano, enquanto sua mãe estava presa. Mara tem cinco dias para resolver tudo e depois se suicidar. Decisões essas que foram acometidas á eles, não escolheram isso porque queriam, mas porque precisavam.

"Mas a ameaça não estava vindo de fora, e, por mais que a puxasse para perto de si, por mais que cobrisse todo o corpo dela com o seu, ele sabia que não poderia protege-la do ataque que estava sofrendo do próprio corpo.''

Os personagens tiveram uma boa construção, todos me geraram empatia, principalmente por suas histórias, ao qual foi muito bem explorada no decorrer da leitura. Mara é intensa, e quando uma doença lhe tirou a independência, digamos assim, isso lhe machucou profundamente e isso é muito explorado no livro, o que é bom e muito comovente. Scott, por outro lado, lhe foi tirado a decisão, pois no seu caso, outros decidem. Duas histórias que se conectam de uma forma surpreendente. Os cenários tiveram uma boa descrição e foi de fácil imaginação.

O livro possui uma edição muito bem trabalhada, como sempre! A Novo Conceito nunca deixa a desejar quando se trata dos seus livros, eles conseguem transforma a diagramação em uma parte da história, o que é muito legal! Confesso que a capa não me atraiu em nada, mas a sinopse é muito instigante e me gerou a tão cobiçada/temida curiosidade. O livro possui folhas amareladas e um bom tamanho de fonte!

Emoções a flor da vida.

19 comentários:

  1. Todas as minha experiências com livros que possuem personagens suicidas ou que passam por fortes problemas foram ótimas pois conheci alguns lados das pessoas que não estamos acostumados a ver, essa sensação de tentar entender o motivo que a pessoa tem para cometer algo assim é uma coisa única pois vemos que nossos problemas não acontecem só com a gente e que há muitos problemas piores aí fora.

    ResponderExcluir
  2. ''mas podem secar suas lagrimas e fazer-las cair até não poder mais''. Ok, me convenceu... Vou pesquisar mais sobre o livro, pois faz um tempão que livro nenhum me faz ter essa reação o ultimo foi A Teoria de Tudo!

    ResponderExcluir
  3. Não li esse livro, a única coisa que me deixa curiosa em tudo nele é o fato da personagem ser suicida mesmo ou impressão minha.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu já não curto os livros da editora e agora com essa mania de lançar obras com excesso de doenças, cansa mais ainda. Gostei muito de sua resenha, mas não curti o livro.

    ResponderExcluir
  5. a capa tbm não me atraiu, e foi um dos motivos que não me fez solicitar o livro para resenha... sem contar que ando saturada de histórias com a temática de doenças, pacientes terminais e afins...

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido resenhas super positivas sobre esse livro. O tema do suicídio sempre causa polêmica. Mas é um tema recorrente e que nos faz refletira sobre morte e vida. Se tiver oportunidade é claro que lerei esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, quando li a resenha deste livro a primeira vez fiquei pensando que precisava tê-los logo na minha estante. Este sentimento não muda, mesmo já tendo lido varias resenhas diferentes dele.
    Gostei da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha, mas o livro não me interrosou, já li muito sobre morte e personagens suicidas, estou querendo mudar isso. Uma coisa que me faria comprar este livro seria pelo professor, ele cuida de um criança cuja a mãe está presa, e isso é bonito da parte dele. Se fosse ler seria por isso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, mas o livro não me interrosou, já li muito sobre morte e personagens suicidas, estou querendo mudar isso. Uma coisa que me faria comprar este livro seria pelo professor, ele cuida de um criança cuja a mãe está presa, e isso é bonito da parte dele. Se fosse ler seria por isso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, o livro não me interessou... Nem a sinopse, nem a capa... Mas gostei da sua resenha, foi muito bem escrita. Parabéns! De qualquer forma, valeu pela dica. Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A Novo Conceito tem lançado bastante livros nesse gênero, não é mesmo Ao menos é impressão minha, por não ser meu preferido, um ou outro me chama a atenção. Confesso que esse me passou batido por causa da capa, mas pela sua resenha acabei me interessando.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu não dava nada pro livro por causa dessa capa? Pois é. Sou dessas :( mas depois das resenhas que tenho lido, acho que eu gostaria de ler a obra, mesmo ficando um pouco triste com os acontecimentos.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Quero muito conhecer esse livro! Desde que soube dele e da dose de emoção que ele carrega, me senti motivada a conhecer a história desses dois personagens que só têm cinco dias para fazer o que desejam. De certo modo, ambos estão de luto. Gostei muito!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    Ouvi muuuitos elogios sobre o livro e quero com certeza ler em breve apesar de não ter gostado da capa haha adorei a resenha e valeu pela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu não conhecia o livro, mas pelo seus comentários parece ser bem lega e com uma historia bem construída e com bastante drama/emoções *-* Só não curti a capa, mas vou anotar a dica e quem sabe eu o leia em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Eu já vi outras resenhas desse livro e me interessei, mas deve ser lido em um momento oportuno, pois parece ser uma leitura muito densa e pesada (no sentido emocional mesmo). Pretendo conferir a obra!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu achei esse romance bem interessante, porém ele é bem dramático, não sei se leria, tenho o pé atrás com ele.

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li esse livro, mas me pareceu bem interessante. Especialmente por ter gerado empatia com os personagens.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Não conhecia esse livro e não sei se irei conferir a história.
    A sinopse não me deixou com vontade de ler, mas a capa é linda e a sua resneha ficou muito boa!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir