segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Resenha: Como se Apaixonar - Cecelia Ahern

Informações do livro:

Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.
Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo. 
Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?


Vamos a resenha: 

"A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. E, embora possa ser da natureza humana ficar prendendo a eles, não faz sentido, como acontece com muitas coisas naturais; não faz sentido permitir que um único pensamento habite a mente porque pensamentos são como hóspedes ou aqueles amigos que só aparecem nos bons momentos. Assim que chegam, podem ir embora, e até mesmo aqueles que levam muito tempo para emergir por completo podem desaparecer em um instante."

Christine Rose tem vários livros de auto-ajuda, e, em um desses livros, ela segue dicas de como encontrar a sensação de estar em casa, o que a leva ao um conjunto de apartamentos que, antigamente, era um lugar especial para Christine. E, ao explorar esses apartamentos, acaba por encontra um homem preste a tirar a própria vida, ela tenta convencer-lo, e, quando está quase conseguindo, ao dizer uma palavra errada, ele aperta o gatilho, dando tiro em sua cabeça. 

Se sentindo culpada e triste, Christine ao andar sem rumo, acaba na ponte Ha'Penny, onde um homem ameaça a se jogar da ponte e tirar a própria vida. Com medo que a mesma coisa se repita, ela vai até o sujeito e o abraça e faz a promessa de mostrar à ele a beleza da vida em duas semanas. 


Comentários: 

"Momentos são preciosos; as vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, as, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar."

"Como se Apaixonar" foi o segundo livro que li da Cecelia Ahern, e o que posso dizer é que é uma obra perfeita! Adorei cada letra, frase, parágrafo! Tudo! A autora mesmo abordando um tema bem difícil, que de o suicídio, a leitura foi rápida, simples e engraçada! 

A forma como a autora abordou o suicídio no livro foi surpreendente! Nunca imaginei que iria rir com um tema desse sendo abordado no enredo. Ela foi bem sucinta ao aborda, não ficou pesado, nem lento, ao contrário! Leve e rápido, simples assim, como a história. 

"Alguns amores não estão destinados a durar para sempre."

Outro aspecto que me agradou imensamente, foi a personagem principal, a forma que ela vai descrevendo o que passa, o que sente e, principalmente, o nosso outro personagem(cômico), o Adam, se sentia em relação a vida, foi muito bom! 

A mensagem que o livro passa é, realmente, como se apaixonar pela vida em alguns passos. Eu consegui captar as formas e como fazer uso das mesma, Cecelia me mostrou que não é importante coisas materiais, que o mais importante é o amor, carinho, compreensão e força de vontade. 

"Eu havia lido uma quantidade boa de livros de autoajuda: frases para animar uma pessoa vinham aos montes. Porém nenhuma delas parecia adequada naquele momento."

Os personagens tiveram uma ótima construção, perfeitos! Christine Rose me encantou com seu jeito de ser, alucinada por livros de auto-ajuda! Adam me encantou com seu jeito de ser, mesmo sofrendo, faz graça com sua dor. Eles evoluíram no decorrer da história, ficaram fortes e entenderam o que é o amor pela vida. Os cenários tiveram uma boa descrição e foi de fácil imaginação. 

A edição é linda! Folhas amareladas, capítulos numerados e com uma frase em cada início e, tendo ainda, um ótimo tamanho de fonte. A capa é linda e expressa bem a ideia do livro. 

O amor pela vida não se ganha, se conquista.

10 comentários:

  1. eu vi esse livro pra solicitar mas não quis, apesar de curtir a temática de suicídio... o que me fez passar longe foi o romance, não ando com paciência pra ler o gênero... xD
    tbm nunca li nada da autora, apesar de saber do sucesso dela...

    ResponderExcluir
  2. Sou muito suspeita quando o tema são livros da Cecilia Ahern, devoro tudo que ela escreve, mas tenho que estar em um momento especial para isso, mesmo adorando a escrita dela e tem um jeitinho que deixa a leitura mais devagar. Como se Apaixonar está na minha lista de leitura mas acho que só no próximo ano rsrsrs, parabéns pela resenha.

    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho que a temática abordada na obra está ficando um clichê chato, todos estão falando e sempre da mesma forma, até curto a autora, gostei do último livro que li dela, mas agora só irei lê-la depois que publicar por outra editora, não leio mais nada que seja da NC.

    ResponderExcluir
  4. Sou completamente apaixonada por esse livro, a forma como a autora construiu essa história é simplesmente maravilhosa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Apesar dos bons comentários não senti curiosidade pela história, primeiramente porque esse tema já está bem clichê e segundo porque não simpatizo muito com a Cecelia.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu adoro a autora mas só li um até agora e estou louca para ler os novos que andam lançando ainda mais esse que só ouvi elogios, espero ter oportunidade em breve e sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, parece ser um bom romance para relaxar mas que te deixa uma pontinha pensativa sobre sua própria existência.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Luan, tudo bem?
    Eu tenho um certo receio com os livros da Cecelia, e não me senti muito atraído pela premissa desse, acredito que não leria.

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Não curto muito romances mesmo ouvindo muitas pessoas dizerem super bem da Cecelia.
    Parabéns pela resenha, mas acho que não irei ler.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Minha amiga resenhou esse livro no meu blog e só sentiu falta de mais emoção. Eu não tenho um bom retrospecto com a autora, mas quero ler outras coisas dela porque amo romances. Achei interessante nesse livro por causa dos personagens bem construídos e por falar de suicídio também, assunto tão delicado.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir