sábado, 28 de novembro de 2015

Resenha Feroz: O Lago Negro - Juliana Daglio

Informações do livro:

Autor: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Volume: 1
Ano: 2015
Páginas: 368
Onde Compra: Arwen Store, Com a Autora
Sinopse:
Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. 
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. 
Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?


Vamos a resenha:

"As luzes se extinguem, os monstros atacam"

Verônica Cattani é uma garota que possui um trauma enorme em seu passado, tentando escondê-lo dentro de si, ela se refugia em Enzo, seu primeiro namorado, com o qual descobriu diversas coisas, o primeiro beijo, a primeira transa o primeiro "amor". Verônica tem as madeixas pintadas de preto e possui um estilo próprio, ao qual cobre a antiga garotinha, de cabelos loiras, que costumava ser.

Além de tudo, Verônica é assombrada por personagens de sua imaginação, Liriel, Lucius, Aiden e Alexei são alguns deles. E, além dos personagens, um misterioso Lago, de cor negra, assombra-lhe de uma forma muito intensa.

Porém, tudo começa a mudar quando ela vai para uma cidade chamada Lagoana, ao qual, logo de cara, não é nem um pouco amigável, possuindo habitantes hostis e misteriosos. E é lá que ela começa a escrever seu livro, denominado "O Lago Negro", sendo a partir daí que ela começa a observar uma grande semelhança entre a ficção e a realidade... 


Comentários:

"O Lago Negro", o livro que mistura realidade com ficção. O que esperar de um livro assim? Eu lhes digo, muita coisa! Muita coisa mesmo! Sabe aquele livro que lhe assombra o pensamento durante o dia, e se faz presente a cada passo que dá durante a noite? Este é o livro.

Juliana Daglio, a mesma autora de "Uma Canção para a Libélula", escreveu uma obra de arte, que merece cada segundo que é lida. Sua narrativa prega peças nos leitores que se arriscam a ler seu livro. Posso dizer que a ficção bera o real neste livro, não sei o que acontece para que tal coisa ocorra, mas, sem dúvida alguma, Juliana Daglio conseguiu esse feito. Me transportar para o mundo de Verônica e compartilhar de seus sentimentos, isso nem sempre acontece, mas aconteceu e de forma muito peculiar.

Enzo, Verônica e Liam
Sendo o primeiro livro, "O Lago Negro" apresenta personagens peculiares, uma cidade peculiar e personalidades excêntricas. Não há muitas palavras que possam vim a descrever o que o livro é de fato, poucas são aquelas que trazem a essência do livro a tona, então, se eu fosse você, mergulharia no Lago Negro.

"Eu amava aquela garota, só conseguindo sentir isso de verdade quando estava sonhando. "

Bom, aqui estou eu escrevendo sobre um livro que me fez passar madrugadas lendo ele, um livro que atiça a curiosidade alheia, que faz seu coração acelerar, sua respiração ofegar e o seu sono não aparecer. Sim, puramente verdade! Não entendo o que o livro possui para que tenha me causado tanta coisa, mas, causou. Por um lado é bom, porém, por outro, nem tanto.

Juliana Daglio, minha parceira, amiga e Rainha Libélula Trevosa das Trevas, só alguns dos adjetivos para tal peculiaridade que é Juliana. Mas, outro adjetivo que podemos atribuir-la é a de Escritora, sim, meu caros amigos, eu sei que sabem que foi ela quem escreveu o livro desta resenha e o citado anteriormente, mas deixe-me repetir, OK? Vamos falar um pouco sobre sua escrita? Sim, vamos.

Juliana Daglio, mais conhecida como Juh, mais ás várias atribuições acima, possui uma narrativa impecável, sem sobra de dúvida! Não tenho muito a dizer sobre ela, simplesmente que é fluída, rápida, viciante e muito bem desenvolvida e, uma coisa que mais me encantou, descritiva. Ao ler o livro, o leitor se sente parte do livro e do livro, dentro do livro. Não sei, mas chegamos a confundir o fantasioso com o real e vise-versa. Surpreendente.

Um outro fato muito interessante a citar, é que ela não utiliza palavras que temos que parar a leitura para consultar o dicionário, ela tem uma escrita, apesar de poética, é simples. Ela consegue utilizar as palavras a seu favor, deixando cada uma em seu lugar.


Agora vamos falar dos personagens, bom, observei que todos tiveram uma ótima construção, tendo cada uma personalidade e um jeito de ser. Outra coisa que mais me surpreendeu em "O Lago Negro" é a excentricidade dos personagens, quando li a sinopse já havia previsto algo do gênero, mas não tanto como li. 

"A mente. Algo indubitavelmente incontrolável, mas que insistimos em dizer dominar. "

Uma característica que sempre há nas obras de Juliana Daglio é a presença que seus personagens tem, eles, mesmo os coadjuvantes, sempre se mostram ali, firme e forte, mesmo os mortos. Alguns criam empatia, outros criam desavenças. Outros espalham alegria, outros ódio. Simples assim, você nunca sabe de quem mais vai gostar, ou odiar. Diria que são uma incógnita, que só quem leu, irá entender.

Meus personagens preferidos são os Caprini, principalmente Vicente e Catarina, não vi personagens mais misteriosos que eles em todo enredo. Diria que se parecem com integrantes da família Adams, não sei, mas as suas características e o modo excêntrico de ser me lembrou esses personagem já consagrados na vida de várias pessoas! Gostei bastante da Verônica, ela é uma personagem de presença e, mesmo frágil, demostra força e confiança. Enzo é um nerd chato e muito, muito, meia boca! Bom, outro personagem bem presente na trama é o Liam, sinto muito por dizer isso, mas não consegui gostar dele. Não senti nada por ele, não sei porque, mas nada, nadinha...


Por último, mas não mesmo importante, gostaria de dizer que eu li em e-book, portanto, ainda não tenho uma edição física da livro. Mas, como vários leitores que o possuem estão dizendo, a versão física está linda! E alguns detalhes são: capa "Soft Touch", é aquele que dar um efeito aveludado, folhas amareladas, e a diagramação interna está toda trabalhada, tendo algumas ilustrações e a capa, nem preciso dizer nada, né? Que capa linda!

Então, chegamos ao fim da resenha! Eu só gostaria de agradecer a Helena, que é a criadora do "Turma do Livro", que me deu a oportunidade de ler e, consequentemente, escrever a resenha! Obrigado! Até a próxima, pessoal!

Prepare-se, pois o mergulho está próximo! 
O lago da insanidade e da loucura o espera...

18 comentários:

  1. Oi Luan, por favor me explica que resenha foi essa?
    Adoro ler resenhas e pode parecer um pouco estranho, mas gosto muito de ler resenhas de livros que já tive a oportunidade de ler, pois ao contrario de uma dica de leitura, você é presenteado com novas sensações, fica a par dos sentimentos vividos por outros leitores e pode comparar com aqueles, os quais você mesmo sentiu ao ler a obra.

    Adorei suas observações e a forma carinhosa como apresentou essa linda e sombria história. Aposto que a autora também ficará encantada ao ler seu texto e ver como você gostou do trabalho dela.
    Confesso que assim fica difícil né meu amigo? Você realmente não brinca em serviço, destrói nas perguntas e nos desafios e agora quer acabar de vez com a concorrência com essa resenha maravilhosa.

    PARABÉNS!!!

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OwT , foi o comentários mais FODA que já recebi há um bom tempo, fico tão feliz que tenha gostado, ah, cara, amei mesmo seu comentário! Fico tão feliz que tenha gostado, sério! E concordo plenamente com você, e quero saber o que sentiu ao ler "O Lago Negro"!

      Excluir
  2. Luan, meu libélulo trevoso! Hahahahhaha
    Você sambou nessa resenha, hein! Fiquei até com suor nos olhos.

    Muito feliz que tenha gostado assim do meu laguinho, apesar de ter tratado meu Liam Delicia com essa frieza toda. Mas eu entendo, ele é causador de diversos sentimentos hahahahah.

    Muito obrigada pelo companheirismo e parceria de sempre. Logo logo tem mais eu aqui, com UCPAL 2. :D
    Beijus no coreeee!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Essa é a terceira resenha que leio desse livro só essa semana e todas são bem positivas!
    O livro tem uma premissa bem interessante e tudo que você falou sobre ele atiçou minha curiosidade para conhecer a escrita da Juliana Daglio!
    Gosto de livros que mexem com nossos sentimentos e esse parece ser assim!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Luan, que resenha linda!!! Mergulhou mesmo nas águas trevosas desse lago, hein!! Hahha
    Adorei. Parabéns!!

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Simplesmente, adorei sua resenha. Você soube expor exatamente o que sentiu e a grandiosidade da obra. Eu estou com o ebook aqui no PC e agora quero lê-lo assim que possível.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Não aguento mais esse livro, sério! Vários blogs falando sobre ele rsrsrs Quero muito ele! Amei sua resenha! <3

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu não consigo ler versões digitais, por isso, priorizo somente artigos, livro para entretenimento, prefiro o físico. Quanto ao seu comentário de misturar ficção e realidade, geralmente, é uma mistura boa, que eleva a qualidade da obra.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Desde que soube do lançamento estou bem curiosa para lê-lo. E agora após ler sua resenha, que por sinal está ótima, fiquei com ainda mais vontade de conhecer a história criada por Juliana.
    Acho que é um livro que tem tudo para me agradar, fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora, tão elogiada por você. Adoro quando somos sugados para dentro da história vivenciando todos os momentos com os personagens.
    E essa capa? Linda demais!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Oee, tudo bem?
    Com essa eu acho que já é a terceira resenha que leio desse livro e to começando a me interessar bastante pelo livro hehe.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. apesar de ver umas opiniões positivas sobre a obra, não me senti tentada a ler... não curto o gênero, e no momento busco outro tipo de leitura...
    e tbm não leria em pdf, não tenho paciência xD

    ResponderExcluir
  11. PRECISOOOO DESSE LIVRO! Haha. Eu me inscrevi para o BT dele e estou torcendo para que a autora me aceite. Gostei muito da proposta e já conheço a escrita da Juliana depois de ter lido a Parte I de Uma Canção para a Libélula. Concordo com você que a narrativa dela é primorosa, beirando o poético, mas extremamente real. Só posso esperar que O Lago Negro seja ainda melhor, considerando que os personagens são excêntricos e a história surpreende tanto assim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e os demais livros da autora, a história é muito interessante, mas só pela capa eu já leria.

    ResponderExcluir
  13. oi ^^
    pow eu to querendo muito ler esse livro e sou apaixonada por essa capa *---*
    gostei muito da sua opinião.
    acho muito bom quando o autor sabe escrever de uma forma simples e direta fazendo com que o leitor entenda tudo, pq as vezes o pessoal rebusca demais a escrita que acaba ficando massante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Sua resenha ficou bem legal e parece ser uma ótima dica para amantes do gênero, não é o meu caso mas com certeza vou indicar a algumas pessoas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima, mas apesar de ter sido bem positiva não fiquei animada com o livro, então dispenso a dica.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  16. Oi Luan, tudo bem?
    Esse livro da Juh parece ser muito bom, eu tenho bastante vontade de ler ele. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  17. Olá Luan, eu também li recentemente O Lago Negro e amei, a Juliana realmente tem uma escrita envolvente que também me fez entrar madrugadas lendo e ao mesmo tempo simples *--* Espero poder ler em breve os demais livros dela.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir