quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Resenha: Mentiras que Confortam - Randy Susan Meyers

Informações do livro:

Autor: Randy Susan Meyers
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 368
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Cinco anos atrás...
Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção.
Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe.
Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele.
Hoje...
Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.



"Além disso, ela realmente amava todos eles, só não queria que aquele amor a condenasse a uma vida de mentiras."

Cinco anos atrás... 
Tia se apaixonar obsessivamente por Nathan, um homem casado, querendo manter esse relacionamento, Tia ver sua grande chance em uma gravidez. Porém, ao contar para Nathan, o mesmo pede a ela que se livre da criança. Tentando esquecer tudo que lhe aconteceu, Tia entregar seu bebê para adoção. 

Juliette é esposa de Nathan, mãe de duas crianças e bem sucedida em seus negócios, ao descobri o secreto relacionamento de Nathan, ela resolver perdoar e segui em frente com sua família "perfeita". 

"Será que seria capaz de perdoá-lo? 
Gandhi disse que o perdão é uma das características do forte. Ela só não sabia se tinha esse tipo de força."

Caroline é uma mulher de grande força, que ama o que faz e casada com o homem de seus sonhos. Porém, Peter, seu marido, que mais, quer formar uma família, ter filhos, netos, mas Caroline não pode engravidar, portanto, apostam na adoção. 

Hoje... 
Tia ainda não superou o relacionamento, e, todos os anos, ela recebe fotos de sua filha, ao qual deu para a adoção e Caroline e Peter adotaram, e, em um impulso, envia algumas fotos ao antigo endereço de Nathan. E quem abre a carta é Juliette, sua esposa. 


" - Se você abrir mão do seu bebê, também pode abrir mão da suas pernas, pois vai se sentir uma aleijada."

Bom, gostei da leitura de "Mentiras que Confortam", foi algo que deu suas reviravoltas, em alguns momentos rápido e fluído e em outros lento e chato. Mas, para mim, foi uma boa leitura e gostei de tê-la feito. 

A escrita da Randy é leve e de fácil compreensão, mas acho que ela não soube desenvolver o potencial que tinha essa história, acho que ela poderia ter posto mais desenvolvimento em alguns momentos, podendo deixar-la muito melhor e mais viciante. 

“Pensou que, se não falasse nada, silenciaria a dor do coração.”

A história é narrado por quatro personagens, Tia, Juliette, Caroline e Nathan, consegui ter uma visão boa do enredo, mas senti falta de mais, considero que poderia ter mais história, mais mentiras e um final que fosse algo de deixar qualquer boca aberta! Mas não foi bem isso. 

Eu gostei dos temas abordados no livro, a autora foi bem sútil ao introduzir eles na vidas dos personagens, gostei disso. Outras coisa boa a se citar, é como a autora conseguiu me fazer refletir sobre alguns dos acontecimentos do livro, principalmente me fez refletir sobre traição. 

Entendam, a traição foi algo bem presente ao meu redor durante grande parte do comecinho da minha vida, não entrarei em detalhes, mas sei como é difícil se sentir traído e que isso destrói a confiança em qualquer pessoa. E para a confiança ser reconstruída, demora, muito, muito tempo, às vezes ela nunca se reconstrói. 

"Brincadeiras como essa já não aconteciam há bastante tempo. Muito mais do que a confiança fora afetado quando Nathan a traiu. Um certo nível de naturalidade havia desaparecido."

Bom, falemos sobre os personagens, né? Não gostei de todos os personagens, na verdade, foram poucos aqueles que me passaram o real, sabe, aqueles que eu vi serem, de certa forma, reais, pessoas normais. Tia achei ela muito insegura, e essa obsessão por Nathan só me fez comprovar isso, acho que ela deixou de viver a própria vida, para viver em função do outro. Juliette foi a que me passou mais o real, ao esconder o que a traição de Nathan lhe fez e segui em frente por causa de sua família. Os cenários tiveram uma boa descrição s foi de fácil imaginação. 

A edição está linda! Sempre acho os livros da Novo Conceito uma coisa linda! Todos os livros que tenho deles são lindos, principalmente a qualidade das folhas de suas obras, bastante resistente e amareladas! 

O poder de um ato é maior do que podemos prevê.

16 comentários:

  1. Luan, você faz boas resenhas, eu não gosto dos livros da NC, acho bem fracos, uma ou outro que para mim como leitora se salvam, no entanto, Sempre que leio uma resenha sua, sinto vontade de ler a obra indicada...

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa interessante porém ao ler sobre a história não tive muita vontade de ler o livro, parece ser aquele famoso "mais do mesmo".

    ResponderExcluir
  3. Tbm acho os livros da Novo Conceito uma coisa linda! Não tinha lido nada sobre esse livro ainda e confesso que amei sua resenha e ela me despertou um interesse.


    Ps: Suas resenhas são ótimas!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    nossa, achei bem legal a premissa desse livor, lá no tempo de seu lançamento, já via que eu ia curtir um pouco, então, fiz um esforcinho grande e comprei ele, mas ainda não tive o prazer de lê-lo, ms espero curtir, adorei a sua diagramação
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com receio de ler a sua resenha porque estou para receber este livro e fiquei com medo de não conseguir encará-lo com a mesma abertura, mas acho que me ajudou e, apesar dos claros defeitos, fiquei curiosa quando ao desenrolar da história. Brigada!
    Beijnhos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, porém não me interessei.
    Mas como sempre tenho que elogiar sua resenha, que cada vez mais me surpreendo.
    Beijos



    myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente tinham momentos que a autora se perdia e por vezes não sabia desenvolver. Alguns personagens não me agradaram, também, até as crianças! haha, e isso é bem difícil de me acontecer. Gostei da resenha e dos pontos que ressaltou. Tivemos opiniões bem parecidas acerca dessa leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro e, confesso, a premissa dele não me desperta a atenção. Pelo o que pude notar em sua resenha, ele me passa a impressão de mais do mesmo, e no momento estou fugindo de leituras assim.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já li outras resenhas desse livro e estou bem curiosa com a historia espero consegui ler ele ano que vem.

    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Li resenhas positivas e outras negativas desse livro. Me parece que os pontos baixos do livros são os que mais ressaltam aos olhos do leitor. Não tenho curiosidade para ler. Acho um pouca fraca a premissa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro bem instigante. Já coloquei na minha lista de "livros para ler em 2016" hahaha
    Enfim, ainda não conhecia seu blog, mas o amei!!
    Já estou seguindo. Se quiser, passa lá no meu também e dá uma olhada. Não irá se arrepender. Tem vários textos, poemas, resenhas de livros e de filmes e muito mais para se divertir hahaa
    Ótima postagem flor
    Te espero lá
    Beijos
    http://sonhandoacordadaofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, ainda não li esse livro, gostei da resenha. Acho que a obra tem personagens e assuntos interessantes, mas as resenhas que já vi me desanimam um pouco de lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Tão ruim quando os personagens não convencem né?
    A premissa do livro é até interessante, mas não tenho interesse em lêr.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não fiquei muito animada com esse livro a princípio, mas até que eu tenh omudado de ideia com relação a ele. Fiquei meio apreensiva com relação aos personagens, mas só lendo para saber, não é?

    ResponderExcluir
  15. Olaá´
    Eu tenho bastante curiosidade no livro desde que lançou e espero ler em breve pois ouvi bastante elogios e a sua resenha me deixou ainda mais atraida, bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, parece ter uma ótima mensagem o livro. Gosto desse tipo de história.
    E eu tb gosto das capas da nc ^^
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir