sábado, 5 de dezembro de 2015

Resenha: Mulheres - Carol Rossetti


Informações do livro:

Autor: Carol Rossetti
Editora: Sextante
Ano: 2015
Páginas: 160
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:


Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação. 

“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano."
– Carol Rossetti



"Maíra adora seu black! Só que já disseram por aí que seu cabelo é feio, bombril, vassoura, grosseiro, ruim. Maíra, não alisa por causa disso não! Seu cabelo é memória, beleza, ancestralidade, identidade, força e muito amor! Seu cabelo, além de lindo, é só seu. Você é quem manda."


Mulheres, não é só um livro com ilustrações e frases, mas é como deveria ter sido o passado, como tem que ser o presente e é o que vai ser nosso futuro. Carol Rosatti traz a tona diversas formas de preconceito, estética, moda, corpo, estatura entre outros. E, acima de tudo, traz que a mulher tem que fazer aquilo que ela acha certo e confortável para ela.


Com uma diagramação linda, cheia de ilustrações e mensagens motivadoras e realistas, Carol Rossetti nos mostra um novo modo de ver o mundo e a nós mesmos. 


"Disseram para Thaís desistir de seu sonho porque algumas profissões seriam realmente "só para homens". Thaís foi a primeira mulher da sua cidade a se tornar piloto de avião, e não se arrepende de não ter escutado maus conselhos!"


Não é de agora que Carol Rossetti vem fazendo esse trabalho, o trabalho de espalhar boas mensagens, lutar contras os preconceitos e o de motivar as mulheres! Eu conheci a pouco tempo sua página no Facebook, mas eu pude perceber o quão bem ela faz às outras pessoas. 

Ela aborda assuntos dos mais polêmicos aos mais simples, como moda, corpo, identidade, a depressão, entre outros. E tudo isso de forma ilustrada e simples. 


"Úrsula nunca gostou de usar maquiagem. Não tem problema nenhum, Úrsula! No seu rosto, quem manda é você!"


Eu recomendo muito a leitura deste livro, suas ilustrações e mensagens são inspiradoras. Não se engane, mesmo que o título faça uma referência às mulheres, o livro serve para ambos os lados, leia sem medo! 

A capa é linda e a parte interna é perfeita! Cheia de ilustrações e mensagens inspiradoras, com uma linda fonte e de tamanho ótimo! 


Inspiração à cada página.



11 comentários:

  1. Esse livro é lindo e maravilhoso. Devorei ele em um único dia. ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. eu sou doida pra ler esse livro, mas só vi até agora os posts da fanpage... super me identifiquei com a Samanta do cabelo colorido ahsuhaushaushasuha [só não tenho filho, mas muitos me criticam pelo fato de eu ter 29 - batendo na porta dos trinta] e pintar meu cabelo...
    acho a leitura bem válida ^^

    ResponderExcluir
  3. Desde quando esse livro lançou eu sou louca para lê-lo
    Adorei sua resenha e me deixou ainda mais ansiosa rs
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelas ilustrações e frases da Carol. Queria muito comprar o livro, espero tê-lo em breve. Ele representa o que eu acredito *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luan!
    Gostei de ver a sua percepção sobre esse livro. Algumas frases, em minha opinião, são um pouco extremistas, mas não ignoro seu valor para uma mudança de perspectiva. :) Admiro o trabalho da autora e pretendo adquirir essa obra tão especial, que colabora para a superação do preconceito e para o empoderamento das mulheres.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Estou louca por esse livro já faz um tempo.
    Acho incrível os desenhos e as mensagens da Carol.
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca por esse livro. Ainda não tive a chance de encontrar ele pra comprar, mas realmente estou louca pra poder fazer essa leitura, mesmo não sendo muito o que eu costumo ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu já havia visto muitas das ilustrações dela no Facebook e também compartilhado. Acho muito bacana que o excelente e importantíssimo trabalho dela tenha sido transformado em livro.

    ResponderExcluir
  9. Conheço a página da ilustradora e amo esses desenhos, mas não fazia ideia de que existe um livro reunindo-os! Já quero. ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, gosto da ideia das mensagens positivas e de todo o conceito, mas não consigo gostar do traço das ilustrações dela.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Na primeira vez que li a resenha desse livro fiquei louca por ele mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo! Abordar assuntos polêmicos é difícil mas a autora traz isso de uma forma simples e bem diferente do modos como a sociedade trata!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir