sábado, 19 de dezembro de 2015

Resenha: O Exorcista - Willian Peter Blatty

Informações do livro:

Autor: Willian Peter Blatty
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2015
Páginas: 330
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

O Exorcista é provavelmente a referência principal de qualquer apreciador do terror no cinema. O que nem todo mundo sabe é que a história original que inspirou o longa foi publicada dois anos antes, em 1971, pelo escritor e roteirista William Peter Blatty.
Após ler uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, William concebeu a perturbadora trajetória de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha, Regan, de 11 anos. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca.
"E que meu apelo chegue a Ti..."
Regan MacNeil sempre foi uma criança adorável, divertida, doce e criativa. Sempre fazendo coisas interessantes e brincando com seu amigo imaginario, o Capitão Howdy. Porém, coisa estranhas começam a acontecer, Regan, a quem sempre foi educada, começa a falar obscenidades, a mijar no tapete em frente a convidados de uma reunião. Conclusão, Regan possui algum problema psicológico.

Porém, nenhum médico consegue explicar o que aflige a pequena Regan. Chris MacNeil, mãe de Regan, não sabe mais a quem recorre, até que ela resolve ir de encontro ao Padre Damien karras, a quem tem dúvidas sobre sua fé e lhe pede para que a ajudasse...


"- Talvez o mal seja a provação da bondade. E talvez até mesmo o Stanás sirva, de certa forma, para testar a bondade de Deus."
Um dos meus favoritos? Não, infelizmente! A leitura foi viciante, fluída e rápida! Mesmo com capítulos longos, eu sempre conseguia terminar-lo rápido. Mas faltou uma coisinha, que citarei mais para a frente...

A narrativa do autor é muito simples, uma coisa que me surpreendi, pois foi um livro escrito em 1971, mas a escrita é muito moderna, eu não me surpreenderia se na narrativa tivesse carros flutuantes e MacBook. E, além de simples, é muito fluída, eu, sinceramente, esperava algo mais lento, por ter algumas explicações sobre doenças mentais, mas não, eu me senti no lugar da Chris, ouvindo aquela explicação e ansiando por mais, tentando entender o que acometia a pequena Regan.

A narrativa é em terceira pessoa, sendo que a mesma acompanha diferentes personagens durante a leitura, deixando nós, leitores, mais informados sobre a vida e as ações de personagens distintos.


O autor aborda assuntos muito modernos hoje em dia, mesmo que não muito divulgado, ainda é um assunto polêmico e que gera debates pelo mundo tudo, que é sobrenatural versus ciência e fé versus razão. O livro gira em torno destes questionamento, sendo às vezes de forma direta e outras de forma subentendida.

Eu, na minha humilde opinião, creio que existe muitas outras coisas além do que podemos ver e tocar. Claro que muitas coisas estão aí com uma explicação plausível, veja bem, plausível, mas há outras que nunca foi explicado e que nunca será. Resumindo, eu sei que há outras coisas além do que vemos e tocamos, há inúmeras coisas que só sabe que existe, quem crer, quem acredita. E, por favor, não estou falando de religião, até porque eu não tenho uma, mas de uma opinião pessoal.
" - [...] costumo ver a possessão nas coisas pequenas, Damien. Nas picuinhas e nos desentendimentos; na palavra cruel e cortante que salta livre à língua entre amigos. Entre namorados. Entre marido e mulher. Temos muito disso e não precisamos de Satanás para criar nossas guerras. Conseguimos criá-las sozinhos... Sozinhos."
Agora, depois que falei um pouco sobre alguns dos pontos positivos da obra, irei dizer o que faltou para mim, foi isso que não tornou esse livro um favorito, o que é? Simples, eu não senti medo. Isso mesmo, não senti nem um arrepio, nem uma sensação de alguém me observando, muito menos medo de ir para o banheiro a noite.

Nesta parte o livro foi uma decepção, talvez eu que tenha ido com altas expectativas nesse quesito, mas, convenhamos, com os comentários que ouvimos de quem já leu e diz que ficou noites sem dormir, que sentia alguém a observando, que tinha pesadelos horríveis e, além de tudo, que a pessoa desmaiava do nada. Sim, meus claros leitores, eu ouvi isso tudo e mais. E eu? Nem um arrepio. Mas isso tira o mérito do livro? Não, claro que não, apesar de não sentir medo, eu gostei de como o livro foi escrito e dos assuntos abordados, o autor fez um grande trabalho.


E, para quem não sabe, o livro teve uma adaptação, sim, e isso foi em 1973, claro, um sucesso de bilheteria e foi o primeiro filme a explorar os efeitos especiais daquela forma. Pessoas, esse foi um filme chocante para a época de seu lançamento, um feito pouco reproduzido depois, nem mesmo suas continuações, sim, teve continuação, dizem que foram péssimas, poucas se salvaram, porém nenhuma repetiu o sucesso do primeiro. Digo que com o filme eu não me decepcionaria, eu ainda não o assisti por completo, só algumas cenas, mas eu sei que ficaria impressionado e com medo de ir no banheiro, vamos ver se isso realmente vai acontecer, assim que eu assisti, falarei sobre com vocês!


Aliás, devo dizer que esse livro foi inspirado em fatos reais, e que tudo isso aconteceu a um menino e não a uma menina menina e muito menos a família era famosa, como a Chris McNeil é. Eram uma família modesta, mas com uma boa condição e, também, poucos acontecimentos foram alterados. Só mais um motivo para dizer que irei ter medo do filme.... 
" - Mas já que tudo o que há de ruim no mundo leva você a pensar que o diabo tem que existir, então como é que você explica tudo o que há de bom?"
Depois de tanto falar, agora estar na hora de dar a merecida atenção aos personagens dessa obra, bom, nem preciso dizer que eles foram muito bem construído e que eu tenho os meus favoritos. Confesso que a minha personagem favorita foi a Regan e suas "personalidades", não vou dizer muito sobre eles, pois achei que eles são os principais na obra, suas dúvidas, crenças e ações. O autor fez uma bela descrição, gostei da forma como ele o fez, fazendo com que eu esteja ali, olhando tudo a minha volta e o que acontecia naquele momento.

A edição do livro é simples, mas essa capa, essa capa deixa qualquer um apaixonado! Desculpe quem não gosta, mas eu amei essa capa e achei tudo a ver com a história, eu sei que existe várias outras versões, mas, de longe, essa é a melhor, na minha opinião. A diagramação é simples, sendo a história dividida em partes e, o mesmo, em capítulos. As folhas são amareladas e possui um bom tamanho de fonte


Há muito além do que vemos e tocamos, e, os mesmos, podem ferir e matar.



21 comentários:

  1. Gente, que meda!
    A resenha ficou ótima, mas nunca quero ler este livro!!!
    Nunca tive coragem de ver o filme e só esses gifs já me assustaram! Misericórdia!
    Parabéns pra você Luan, que teve estômago pra ler!
    Beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, tudo bem?
    Sabe alguma pessoa louca? Sim, sou eu, tu não imagina o quanto eu procuro este livro para comprar, eu adoro essa capa, mas prefiro a antiga, a preta mesmo. É a primeira vez que leio uma resenha deste livro e adorei, está de parabéns.
    Beijooos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sentiu medo?? Eu senti só de ler sua resenha kk.
    Meu pai fala que é o livro mais assustador que leu, e eu só conheço o filme o que me faz desistir de ler pq sei que irei ficar lembrando do que assisti.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro do filme, foi o filme de minha infância, eu ficava apavorada, com medo medo, tinha dor de barriga... nossa! Hoje, eu vejo e tenho crise de riso... Não sabia que tinha o livro, vou tentar comprar. Boa dica de leitura!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luan! Tudo bom?!
    Menino como assim não sentiu medo?! Exorcista é um filme que ficou marcado nos meus pesadelos por um tempo considerável, imagina o livro que é mais bem detalhado?! Eu tenho esss livro em casa e nunca tive coragem de ler e olha que amo terror....mas essas coisas de possessão me assombram porque acredito nelas.
    To chocada sério em saber que você não sentiu medo!!! Rsrs
    Achei legal saber que apesar de ser um livro antigo a escrita dele é fácil de ler. Esse é um ponto positivo. Se eu criar coragem ainda vou ler esss livro e te conto se fiquei com medo ou não!!
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou ótima, mas apesar de eu ser agnóstica não me interesso por esse tipo de livro, não vejo a menor graça, mas para quem gosta deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Acho a premissa realmente muito interessante e confesso que iniciaria a leitura principalmente por minha opinião com relação ao filme, que adorei. Mas também não daria cinco estrelas caso o livro não me envolvesse com relação ao medo. Livro de terror precisa me conquistar através da narrativa a fim de que eu sinta os efeitos da história, ou não dará certo! rs

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei da resenha, não curto muito esse gênero mas se você não ficou com medo, talvez seja uma leitura que eu possa fazer mais tranquilamente (ah, tenho que comentar sobre esses gifs nojentos/assustadores!).

    ResponderExcluir
  9. Olá Luan,
    Sabe que tenho esse livro a anos e ainda não li, motivo? O medo de ser um leitura difícil e lenta, agora me sinto mais segura em ler, já que disse que este não é o caso rsrsrs. Sério, não sentiu medo mesmo? Eu assisti ao filme, também não senti medo, mas sempre achei que sentiria medo ao ler o livro já que sempre temos mais detalhes neles, bom agora o que me resta e ler e saber se sentirei medo com a leitura.

    Bjs
    http://www.nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Luan,
    Sabe que tenho esse livro a anos e ainda não li, motivo? O medo de ser uma leitura difícil e lenta, agora me sinto mais segura em ler já que que este não é o caso rsrsrs. Sério, não sentiu medo mesmo? Eu assisti ao filme, também não senti medo, mas sempre achei que sentiria medo ao ler o livro já que sempre temos mais detalhes neles, bom agora o que me resta e ler e saber se sentirei medo com a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro já faz muito tempo e a leitura me perturbou mais que o filme.
    Engraçado é que rola toda uma história meio macabra em torno do meu exemplar e acho que isso meio que ficou na minha cabeça na época e ajudou, hauhauha
    Enfim eu gosto muito, do livro, do filme, acho incrível a fidelidade no caso dessa adaptação, ela é tão fiel que faz parecer que o livro foi escrito depois. A não ser é claro por alguns detalhes que são mais fáceis de absorver lendo do que assistindo.
    Curti muito a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  12. eu sou apaixonada pela obra, tanto o livro quanto o filme...
    vi inúmeras vezes e sempre me arrepio...
    Adoro os diálogos de Reagan possuida com o padre Karras kkkkkkkkkkkkk
    minha edição é outra, gosto mais dela do que essa, desculpa rsrs :P

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem ? Gente desmaiando? Sério? Credo. Medo. Eu acredito que comigo eu ia sentir medo.
    Eu já assistir ao filme e não tenho problemas em ver filmes de terror (desde que não tenha palhaços), mas ler não é pra mim, pelo o menos de exorcismo não.
    Uma pena que faltou algo na leitura. Dessa vez eu vou passar a dica, por causa do medo.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Ta ai um livro que preciso ler. Ainda mais agora que você disse que a narrativa é super fluida. Imagino que o autor tenha feito um ótimo trabalho nesse livro. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler. O filme é ótimo e pelo que vejo, o livro também. Parabéns.
    Feliz ano novo!

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    O filme eu detestei e apesar da narrativa fluída que é algo que adoro em livros eu ão leria, principalmente agora que vc disse que não sentiu medo, rs...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi oiii!
    Bom, eu nunca vi o filme e confesso que nem sabia que tinha livro hahaha
    Mas curto muito essa história de terror com espíritos e tal, então, com certeza leria.
    Acho que a leitura rápida me ajudaria e que ia gostar.
    Espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luan! Tudo bem? Antes de tudo, preciso te dizer que você está meio equivocado na forma como separa o seu texto. Você chama o resumo de resenha, quando na verdade "resenha" é o conjunto de resumo + opinião crítica. Dá uma pesquisada pra se informar. ;) Já que você pretende fazer uma divisão, te sugiro então dividir em "resumo" e "opinião".

    Agora, sobre o livro em si: Rapaz, sou louca pra ler o livro e assistir ao filme, mas tenho medo. Sei que vai chegar um momento na minha vida em que eu vou parar com esse medo bobo, mas até lá eu fico aqui só de perna bamba mesmo. Hahahaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Confesso que antigamente eu tinha um certo MEDO de histórias assim de terror, porém, De um tempo pra cá ando ledo muito histórias do gênero, e estou amando. Acho que esse é o tipo de livro que eu leria.

    - Garotinha adolescente!

    ResponderExcluir
  19. Olá, como já li muitos livros de terror/suspense acho que assim como você não sentiria medo. Depois de ler tantos, creio que perderam um pouco da graça pra mim.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu achoque ainda não vi o filme, eu queria, mas depois me dá um medo grande, kkkk, quem dirá ler o livro, dá mais ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi! Assisti o filme há muito tempo atrás... Irei ler o livro esse ano para um desafio que estou participando e confesso que estou bem ansiosa! Adorei a sua resenha! Parabéns! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir