terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Resenha: A Menina da Neve - Eowyn Ivey


Informações do livro:

Autor: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece.Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca.Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.

"A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona."
Jack e Mabel são casados há muitos anos, depois de um acontecimento que abalou o relacionamento de anos, ambos resolve ir morar no Alasca, mas ao contrário do que pensava ser o Alasca, eles perceberam que lá é uma terra selvagem e que poucos conseguem dominar.

Com o relacionamento afundando cada vez mais, Mabel e Jack quase não se olham mais, porém isso não é o pior. A situação econômica está cada vez pior e ambos não sabem o que fazer em relação a isso, chegando cada vez mais perto do fim do casamento de anos.

Mas, em um dia cansativo, algo raro acontece e os dois resolvem fazer um boneco de neve e, ao terminar, ambos vão para casa se recolher. No dia seguinte, o boneco não está mais lá e, logo após, uma pequena e selvagem menina começa a rondar a fazenda, sempre acompanhada de uma raposa com uma pelagem avermelhada. Jack e Mabel sentem a esperança fluir novamente e tentam conhecer a pequena menina, mas não é nada fácil, porém, a esperança sempre estava neles.

"Ela não se lembrava da última vez que ele tocara sua pele, e aquele pensamento doía como solidão em seu peito."
A Menina da Neve foi uma leitura muito boa, gostei muito dos mistérios que há envolta do enredo criado pela Eowyn Ivey, e foi isso que mais me prendeu, eu queria descobrir se tudo não passava de uma alucinação, ou uma fantasia ou, simplesmente, uma menina perdida na floresta, de onde fez seu lar.

No começo a leitura é fluída e tranquila, nada rápido ou viciante, a autora vai nos apresentando todos os receios e as angustias de Mabel e Jack. Ela também nos coloca no ambiente em que a história se passa, trazendo algumas informações interessantes sobre o mesmo. Depois que essa parte da história passa, é onde a leitura fica mais rápida e totalmente viciante.


Eu gostei muito de como a autora criou esse enredo, logo de cara somos postos em uma via de várias saídas, mas nenhuma que fizesse sentido e mesmo depois do fim, você ainda fica em dúvida em que acreditar. Bom, eu sei que fiquei preso na história para descobrir a origem dessa menina e quando foi, de certa forma, revelado, ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha, mas minha pergunta foi respondida, eu que não a quis aceitar muito bem...

Bom, eu me senti muito satisfeito com a história, a autora soube conduzir bem seu enredo e conseguiu me agradar em vários aspectos. O livro fala sobre ter esperança, viver intensamente o momento e aceitar que nem sempre um final trágico que dizer que é o fim da felicidade.
"Faina segurou sua mão novamente, aproximou-se de Mabel e a abraçou com força. Os flocos úmidos de neve caíam ao redor delas. O mundo ficou em silêncio."
E uma curiosidade, o livro foi finalista do prêmio Pulitzer, um prêmio norte-americano destinado a pessoas que realizem trabalhos de excelência, que no caso do livro, foi na literatura. Quando vi que um livro que foi finalista seria publicado pela Novo Conceito, corri para solicitar e eu não me arrependi.

Outra curiosidade interessante a se citar, é que o livro foi inspirado em uma famosa fábula russa, onde um casal vive os invernos na companhia de um menina de neve e no livro é citado muitas vezes essa fábula e isso me deixou bastante curioso a respeito do mesmo.
"A menina conhecia a floresta e seus atalhos. Ela encontrava comida e abrigo. Não era só disso que uma criança precisava? Mabel diria que não."
Raposa, Faina, Jack e Mabel
Os personagens foram muito bem criados e todos teve uma personalidade própria, os quais complementaram o enredo. Bom, eu tive meus preferidos, é claro e um deles foi o Garrett, eu me identifiquei muito com ele, pois sua personalidade é calma e observadora, e na história ele é um grande caçador, tendo, ás vezes, que dormir a luz de estrelas por causa de uma caça. A outra foi a Faina, a menina que vive entre as árvores, gostei muito do seu espirito livre e da forma como age, sendo sempre independente e astuta, sempre junto com sua raposa, de pelos avermelhados.

Como eu disse lá em cima, a autora nos coloca no ambiente em que a história se passa, pode ter certeza que se sentirá no meio da floresta em busca da menina, ou na caçada de algum animal selvagens e, até, nos campos onde Jack planta batata. Realmente me senti nesses lugares que compõem o Alasca, cidade onde a autora mora.

A edição é linda! Sendo os capítulos numerados e, no inicio de cada, há um detalhe muito bonitinho. A fonte tem um tamanho ideal para a leitura e as folhas são amareladas. O livro é divididos em 3 partes. Este livro é muito recomendável!

Finais trágicos trazem a semente de um recomeço feliz.


25 comentários:

  1. Oi, Luan
    Fico feliz que o livro te agradou na maior parte. Eu gosto de enredos com esse tipo de mistério e gostaria de ler Menina na neve, uma pena que ainda não tive oportunidade. Também queria me sentir nesses mesmo lugares.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi. que bom que você gostou como a autora criou o enredo, assim a leitura é mais prazerosa. Eu recebi o livro mas não conclui a leitura, o pouco que li, achei fabuloso, mas não é bem o que estou procurando no momento, este ano de 2016, estou migrando para coisas bem diferente. Estilos e produções que são pouco divulgadas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luan!
    Estou doida pra ler este livro!
    Parece ser um livro intenso. Gosto de leituras assim e gosto de me sentir dentro da estória.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Luan,
    A premissa só me chamou atenção pelo fato de ter mistérios, vou procurar para ler e descobrir de onde veio essa garotinha (rs).
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Olha, confesso que sou louca por esse livro e pretendo ler logo. Gostei da sua resenha ela me deixou mais animada. É legal saber que os personagens foram bem criados, pois um personagem pode destruir a história no meu ponto de vista. <3

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem? Quero muito ler esse livro, estou ansiosa pra ler logo aliás. Parece ser muito bom e sua resenha me empolgou mais ainda.

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu sou louca para ler este livro, acho a capa e a história incrível. Adorei a sua resenha e a forma que organizou <3
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Essa capa é maravilhosa! Li várias resenhas falando que o livro deixa a desejar, pois é muito parado e o casal principal muito chato. Isso me desanimou um pouco. Vou ver se me animo de novo.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro de verdade hehehehheh, a capa é realmente linda e a premissa é incrivel, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura.
    Que bom saber que cada personagem tem seu toque proprio, e melhor ainda é saber que é uma leitura fluida e ainda com misterios.
    Amei

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro.Acho a capa linda e a sinopse me agrada bastante.
    Parabéns pela resenha,está ótima! Fez com que meu interesse na obra aumentasse ainda mais.
    Abraços.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também li esse livro. É traz um história encantadora. Faina é uma personagem cativante. Queria saber mais sobre os mistérios que a envolvia. só não simpatizei muito com o casal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Confesso q a sinopse e a capa não chamaram minha atenção e por isso não tinha lido nenhuma resenha dele. Eu adorei sua resenha que me fez tem uma visão melhor desse história q parece fantástica... Já quero rs.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luan!
    Eu conheci o livro através de outros blogs, confesso que ainda não o li, por pura falta de tempo. No entanto, a história é um suspense bacana, o que muito me atrai. Seu texto é bem elaborado, você informa detalhes sem esbanjar informações. Ficou show!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  14. Olá, esse é um livro que tenho bastante vontade de ler. A história me parece muito interessante e também um pouco tocante (sem falar nessa capa linda), com certeza lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Essa edição é realmente linda e estou mega curiosa pela leitura desde que lançou, espero com certeza ler em breve e gostar bastante, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Luan, tudo bem?
    Que lindo! A cada resenha que leio desse livro só aumenta minha vontade de ler. Eu tenho ele aqui, mas tenho algumas leituras na frente, mas assim que ficar um pouquinho mais leve (leituras atrasadas) eu vou ler. Sua resenha me animou muito e bom saber que gosto tanto da história. A capa desse livro é linda.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  17. Já vi várias resenhas desse livro, todas maravilhosas. Cada vez tenho mais vontade de ler essa obra, parece ser muito boa mesmo! Lerei assim que possível.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Adorei sua resenha, sou doida para conferir esse livro. E depois de ler aqui, isso só aumentou!! Adoro histórias desse gênero, principalmente quando conseguimos realmente nos conectar no enredo.

    Beijos, Kamila
    http://www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oie,

    Eu tenho que ir correr á algum site e ir comprar esse livro, mas o problema é o money que eu não tenho hahah. Cada resenha que eu leio do livro me deixa ainda mais curiosa, e principalmente com esse final que todos falam, uns aceitam e outros não, e essa ilustração tão linda me fez querer ler esse livro ainda mais.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    O livro parece ser bem tocante e triste. Talvez pela descrição do lugar e pelo que eles viveram.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi ^^

    Este é um daqueles livros que chamam minha atenção pela capa e me deixam com vontade de tê-lo.
    A premissa do livro parece interessante e fico feliz por saber que os personagens não irão me decepcionar.
    Com toda certeza, assim que possível, irei comprá-lo :D

    ResponderExcluir
  22. Oi Luan, tudo bem? Esse é um daqueles livros que sempre me chamam a atenção quando vou à livraria, a primeira vez que o vi fiquei apaixonada pela capa e curiosa para ler a história. Sua resenha está excelente. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  23. Eu achei o enredo do livro interessante, mas não o suficiente pra me criar a vontade de ler. Acho que não é muito o que eu to procurando num livro agora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oee,
    Já li várias resenhas desse livro e não me sinto muito atraído pelo livro :/

    Adoro o blog e já estou seguindo :D


    Étreintes!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Que bom o o livro te agradou. Desde que eu vi essa capa fiquei com vontade de ler o livro, o enredo me atrai muito.

    Beijos

    ResponderExcluir