sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Resenha: O Rouxinol - Kristin Hannah

Informações do livro:

Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 432
Onde Compra: TravessaSaraiva e Buscapé
Sinopse:

França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes.Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva.
Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.
Seguindo a trajetória dessas duas grandes mulheres e revelando um lado esquecido da História, O Rouxinol é uma narrativa sensível que celebra o espírito humano e a força das mulheres que travaram batalhas diárias longe do fronte.
Separadas pelas circunstâncias, divergentes em seus ideais e distanciadas por suas experiências, as duas irmãs têm um tortuoso destino em comum: proteger aqueles que amam em meio à devastação da guerra – e talvez pagar um preço inimaginável por seus atos de heroísmo.


"Se há uma coisa que aprendi nesta minha longa vida foi o seguinte: no amor, nós descobrimos quem desejamos ser; na guerra, descobrimos quem somos."


O ano é 1939, e a Europa está passando pela Segunda Guerra Mundial, o país que se passa a história é a França, todos acreditam que a mesma não será invadida pelos nazistas, mas logo se prova ao contrário, o mesmo logo passa a ser governado pela Alemanha.

Vianne e Isabelle são duas irmãs com personalidades distintas e, por causa disso, muitas vezes brigaram por opiniões divergentes e sobre como agir na guerra não foi diferente. Enquanto Vianne busca se invisível e segui as regras, para que assim possa garantir a segurança de sua filha e esperar pelo retorno de seu marido, Isabelle busca fazer algo pelo seu país, tirar-lo das mãos dos nazista e trazer de volta a vida e a beleza que fora um dia.


"- Se as famílias francesas normais não têm dinheiro para tomar esse vinho, como posso apreciá-lo, Herr Capitão?"
Sabe aquele livro que depois de terminado você deseja que você não tivesse lido? Então, pode considerar esse um desses, mas não se engane, ele não foi ruim, péssimo ou irregular, não! Completamente o contrário, ele me pôs a pensar sobre o mundo que vivemos. Simplesmente isso.

Como puderam ter percebido, o enredo criado por Kristin Hannah se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na França. E acompanhar a história dessas duas irmãs foi algo angustiante, tenso e sempre pensava E agora?, esse era o meu pensamento mais decorrente durante a leitura.
"- Vou tentar conter minha língua.- Faça mais do que tentar."
A autora me jogou em uma época que eu só ouvia falar, sabe, em livros de história, para mim aquilo estava no passado, bem distante da minha realidade, mas não, não está distante, muito menos em um livro de história. Na verdade está bem na nossa cara, ali na esquina, talvez. Apesar da Segunda Guerra Mundial ter terminado, ela deixou seus destroços e, mesmo que ainda não declarada oficialmente, diariamente enfrentamos uma guerra nas ruas, contra vários tipos de violência. Antes, o mal andava por aí e o bem se escondia, hoje, o bem anda por aí e mal está sempre na espreita.

Eu ainda não tenho palavras para expressar meus sentimentos por este livro, eu ainda estou chocado com tudo que li, que, apesar de está em um livro, eu sei que aconteceu na vida real e muitas, muitas, pessoas morreram por defender algo que acreditavam. Resumindo, nem uma das palavras que eu usar, irá descrever com exatidão está leitura que tanto me marcou.

 Um Rouxinol
Bom, logo de cara eu me surpreendi com a história contada, sinceramente, me senti levando um tapa na cara da realidade. Mas, não acabou por aí, com o decorrer da leitura eu fui percebendo o quanto eu era leigo em relação a Segunda Guerra Mundial, na verdade, eu ainda sou muito leigo em relação à isso, mas este livro me ensinou que naqueles tempos não existia nada, além do ego de um homem que pregava algo inconcebível, e, o pior de tudo, que um país ouviu e seguiu este homem.

Mas este não é o foco do livro, na verdade, o mesmo mostra a luta de pessoas pela liberdade de seu país, se focando em duas mulheres, aos quais são irmãs e lutaram, de forma diferente, por uma mesma causa, a preservação de vidas.

Além de tudo já citado, devo dizer que há muito mais, sim, eu não consigo citar muito mais, pois acho que para sentir o que senti, só lendo, realmente. Este livro é para pessoa que querem se emocionar, conhecer uma época difícil e injusta e, acima de tudo, onde a esperança, mesmo que pequena, prova que pode salvar vidas.
"Como a vida era frágil, como eles eram frágeis.Amor.Era o começo e o fim de tudo, a fundação, o teto e o ar existente entre as duas coisas."
Vamos falar um pouco dos personagens? Sim! Então, acho desnecessário falar que foram muito bem construídos e bem explorados, né? Haha! Bom, eu tive uma mescla de sentimentos pelos personagens desses livro, você tem aqueles que ama e odeia, aqueles que ama e aqueles que odeia, é uma bipolaridade extrema!

Claro que tive meus preferidos, à começar pela Vianne, ela demonstrou ser uma mulher forte no decorrer do livro, sabe, eu fiz um post onde eu falei um pouco sobre a Vianne (Li até a página 100), e nele eu citava que ela era frágil e dependente, o que se mostrou irreal na decorrer da leitura, pois ela sofreu e fez coisas que seriam impensáveis para alguém frágil. Ela foi a minha personagem preferida, nem mesmo Isabelle, que eu disse que eu gostava mais, subiu tanto no meu conceito quanto ela, uma palavra que define bem Vianne é IMPREVISÍVEL.

Outra personagem que gostei muito, foi a Isabelle, ela foi um dos que amei, odiei e voltei a amar. Cara, eu fiquei chocado com o que ela fazia e da forma que fazia, poxa, eu nunca vi uma personagem tão impulsiva quanto ela, gente, teve coisas que fiquei com os olhos arregalados e com somente um pensamento, Ah, papai, agora vai dar merda!. E devo dizer, que menina de sorte.

Um dos campos de concentração da época
Outros personagens fizeram parte dessa história incrível, alguns deles são: Raquel, a melhor amiga de Vianne, Sophie, filha de Vianne, ao qual viu sua infância morrer, Sarah, filha de Raquel e melhor amiga de Sophie, Capitão Beck, um nazista que, apesar do lado, foi um personagem que ganhou minha empatia, pois não concordava inteiramente com o que faziam, entre vários outros que formaram esse enredo chocante!
"Não se esqueça de mim, pensou Isabelle."
Os cenários foi algo muito bem trabalhado na história, Kristin Hannah fez um belo trabalho ao descrever os cenários. Posso dizer que me senti no Rio Sena, olhando meu reflexo em suas águas, me senti olhando a Torre Eiffel do apartamento do pai das nossas protagonistas, entre várias outras ocasiões que pude vislumbrar um cenário lindo e majestoso, mas não se engane, o livro não foi composto somente de lindas paisagens, outras nada agradáveis também compuseram essa história.

A edição está linda! Essa capa, as folhas amareladas, o tamanho de fonte e, até, o cheiro! Haha! Esse livro me agradou em todos os aspectos, e isso aconteceu de forma surpreendente! Recomendo muito!

A esperança, mesmo que pequena, salva vidas.






20 comentários:

  1. Oie tudo bem? O Rouxinol parece ser um livro forte, de impacto. E eu não esperaria menos, dado que o tema é tão delicado. Me interessei, gostaria de ler.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luan, tudo bem? Eu estou querendo muito ler esse livro, são tantos comentários positivos sobre o mesmo, até a autora disse que é seu preferido, que estou bem curiosa. Estou bem interessada em conhecer a escrita da Kristin, muitas pessoas me indicam.
    Parabéns pela resenha, ela só me animou a ler.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive essa sensação de ter lido e desejar não ter lido por ter sido bom. Haha. É uma época da história que eu gosto bastante de ouvir sobre. Mas pra pegar ler é complicado, eu me enrolo DEMAIS.

    ResponderExcluir
  4. Leio resenhas como essa e me sinto uma tola por ainda não ter lido nada da Kristin. Fiquei extremamente interessada pelo livro, acredito que irei me surpreender. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  5. É exatamente por isso que gosto de ler sobre o nazismo e o Holocausto. É um tapa na nossa cara e nos faz pensar. Para tentar evitar cometer os mesmos erros de antes.
    Sua resenha ficou muito boa. Embora eu não tenha gostado do livro da autora que li, posso curtir esse. Anotado.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Luan, tudo bem?
    Estou com esse livro aqui e irei começar a leitura dele hoje!
    Estou muito ansiosa e cheia de expectativas para essa leitura, pois a cada resenha que leio fico mais certa do quanto essa leitura será linda e significativa, do tipo que nos faz questionar e pensar por vários dias.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luan, me desculpe mais não pude ler toda resenha para não pegar spoiler porque estou lendo esse livro atualmente. Só pelo que pude ler já estou amando!Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie
    ouço váários elogios sobre a autora e fico mega curiosa pela escrita, parece ser um bom livro e se tiver oportunidade vou ler sim, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Gostei muito da sua resenha, mas muito mesmo. Gostei muito da premissa e do que foi narrado por você. parece ser um livro bem forte. Com certeza vou procurar para comprar. Esse livro tem a minha cara!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi ^^

    Sua resenha despertou toda a minha curiosidade e interesse pela obra.
    Não imaginava que este livro tivesse uma narrativa tão envolvente e que causasse reflexão.
    Adorei a premissa e com certeza darei um jeito de lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  11. A sinopse do livro já me interessou muito, gosto muito desse pano de fundo de guerra.
    E se tem cenários bem construídos... já me ganhou! Coloquei na lisitnha de desejados

    ResponderExcluir
  12. Oee,
    Me interessei bastante pela historia e achei a capa simples e linda!

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Só vejo resenhas positivas com relação a esse livro é a essa autora.
    Tenho muito interesse na leitura e adorei saber sua opinião sobre ela.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  14. Que capa maravilhosa, esse deve ser um livro encantador mesmo. E sobre fazer pensarmos, provavelmente eu o leria, mas não nesse momento da minha vida. Não estou podendo com emoções muito fortes, mas certamente este livro entra para minha lista!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não sou fã de livros que se passam na segunda guerra, por não gostar mesmo de toda a situação.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi oi!
    Eu AMO livros que se passam na segunda guerra e bom, já quero esse.
    Gostei de saber ele te fez pensar, pois essa é uma das coisas que busco nas minhas leituras.
    Ainda não o conhecia e amei a dica, espero poder ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie! Recebi esse livro da editora para resenhar, mas foi outra menina do blog que fez isso. Ela simplesmente amou <3
    Adoro livros que se passam na 2ª Guerra Mundial e são impactantes, então eu também tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Rouxinol é um pássaro lindooo <3
    Nunca li nada da Kristin Hannah, mas pretendo ler em breve ^^
    Adorei a sua resenha e já anotei a dica :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Ultimamente tenho lido muitos livros intensos e acho que com certeza irei colocar Rouxinol na lista
    A resenha ficou maravilhosa, como sempre
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Amo filmes que se passam no período de guerra e já estava de olho nesse lançamento. A Kristin Hannah é uma das autoras que conseguem escrever bons dramas, mas não tive a oportunidade de conhecer a escrita dela ainda. Minha amiga já leu vários livros dela e adora essa autora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir