terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Divulgação: Editora Lendari abre seleção para antologia de Ficção Científica

É com muito prazer que trago para vocês uma super novidade da nossa mais nova parceira, Editora Lendari! E essa notícia é para você, jovem escritor, que deseja entrar no mundo da literatura, portanto, prepare, pois essa é a sua chance de ter seu conto publicado em um lindo livro!

Vamos ao post? Vamos!

Editora abre seleção para antologia 
que será seu próximo lançamento!

Capa produzida por Marina Ávila!

Após lançar com sucesso, em dezembro de 2015, a antologia Quando a selva sussurra: contos amazônicos, a editora Lendari agora prepara seu mais novo título. A obra O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais pretende seguir a linha de filmes como Interestellar (2014), de Christopher Nolan, Melancholia (2011), de Lars von Trier, e o clássico Contato (1997), filme de Robert Zemeckis baseado no livro homônimo de Carl Sagan.

A proposta, de acordo com o escritor Mário Bentes, responsável pela análise e seleção dos originais que virão a compor o livro, é usar a ficção científica apenas como pano de fundo para narrativas dramáticas ou de cunho filosófico e existencial. A ideia é que a obra reúna contos que tratem de extinção em massa no planeta ao mesmo tempo em que questionem o papel do ser humano sobre o mistério da vida no Universo.

Bentes afirma, ainda, que o novo título da editora – que será lançado inicialmente apenas na versão digital (e-book) – evoca um dos sentidos metafóricos possíveis na canção ‘Starman’, de David Bowie (1947-2016), lançada em 1972 no single ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars’. A música chegou a ter uma versão nacional escrita e gravada pela banda Nenhum de Nós, com o título ‘O astronauta de mármore’, de 1989.

Um marciano que deseja mudar a humanidade através da música, do amor e de mensagens de paz. Mas até que ponto nós, os humanos, estamos prontos para isso? A própria canção original diz, em certa altura, que o marciano adoraria vir nos encontrar, mas acredita que o encontro poderia ‘confundir’ nossas ideias. Talvez não estejamos prontos nem para zelar pelo próprio planeta que nos abriga, imagine lidar com a vastidão do Universo”, avalia Bentes.
INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE MAIO
A editora abriu inscrições no dia 15 de fevereiro, por meio de seu site (Acesse Aqui), e seguirá recebendo originais até 31 de maio. Podem participar autores brasileiros, natos ou naturalizados, maiores de 18 anos. Cada autor interessado poderá submeter até três contos, todos com tamanho mínimo de cinco e máximo de dez páginas. “O material submetido precisa ser inédito e estar de acordo com a proposta da antologia. Temas com temática sobrenatural, terror e similares, por exemplo, não serão aceitas”, diz Bentes.

Os autores também vão precisar pagar uma taxa de R$ 20 para cada original enviado, valores que, de acordo com a editora, vão arcar com os custos de leitura crítica e posterior edição e revisão do material eventualmente aprovado. “Acredito que o tema vá despertar interesse de muitos autores, principalmente pelos segmentos e estilos narrativos que a obra vai abraçar”, explica o organizador, referindo-se às distopias e ao conhecido gênero steampunk.

FUTUROS E PASSADOS ALTERNATIVOS

Atual “queridinha” da literatura fantástica, o gênero de distopia trata de futuros alternativos sombrios, envolvendo cataclismos sociais, ambientais e geralmente com sociedades mergulhadas no caos ou totalitarismo. “Como uma das temáticas principais da obra é justamente eventos relacionados quaisquer etapas de extinção da vida no planeta Terra, as distopias são quase que fundamentais para o livro”, diz o organizador.

Já o steampunk é o que Mário Bentes chama de “coadjuvante de luxo”. “Para sair das narrativas tradicionais, ampliamos a proposta da antologia para conter contos sobre passados alternativos, em que conhecimentos científicos ou tecnologias tradicionais são removidas de seus contextos históricos conhecidos e transpassadas para realidades paralelas, em uma espécie de futuro-do-pretérito hightech”, explica o escritor.

O resultado da fase de seleção, com a lista oficial de autores aprovados, será anunciado no dia 15 de junho de 2016, no próprio site da editora Lendari. A previsão de lançamento do e-book, segundo Mário Bentes, é outubro de 2016. “Acredito que será uma obra diferenciada, que pode emocionar, impressionar e apresentar ao leitor importantes questões sobre a vida na Terra. Não sabemos como ela vai acabar, mas sabemos que vai”, reflete Bentes.

Saiba mais: " Site | Página | Twitter | Google + "
Espero que tenham gostado do post, esperem, pois ainda há diversas novidades vindo por ai da Editora Lendari

Até!







22 comentários:

  1. Que legal, Luan!
    Obrigada por compartilhar esta valiosa informação conosco.
    Vou indicar a uma amiga e talvez ela se increva!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ^^ É muito top essa notícia NE? Eu já havia visto antes.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Já vi algumas editoras fazendo contos assim, em dar espaço para novos autores e criar em um livro vários contos/histórias. Eu não conhecia essa editora, mas bem legal essa iniciativa deles.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    estamos juntos, também sou parceiro da Lendari, muito sucesso para nós! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai que linda essa capa! Queria participar, mas minha cabeça não funciona pra ficção científica não :( haha acho um dos gêneros mais complicados de escrever, requer muito foco e pesquisa para criar algo coerente, admiro muito quem consegue!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Haha Amei essa informação e já vou participar

    ResponderExcluir
  8. YEY! Sempre bom e admirável quando uma editora abre seleção para novos autores, ainda mais quando o tema é incrível! :D Quiero participar, heheheh.
    Beijo, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Que maravilhosa essa ideia, e que venham ótimos autores para que você possa ler e contar tudinho para nós.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Achei a ideia da coletânea da editora muito boa, espero que consigam fazer o livro

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Que capa linda! Muito obrigada por compartilhar essa informação conosco!!!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente adoro quando as editoras fazem isso. Uma forma de divulgar o trabalho de novos autores. E Essa,em particular...meu Deus! Ficção científica.Amo! A Capa também tá incrível.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, Luan.
    Não conhecia a editora, mas adoro quando elas abrem seleção para antologias.
    Não curto ficção científica, mas é uma boa pra quem curte.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oie
    uau é bom saber, pois apesar de não curtir o gênero, tenho um amigo que ama e escreve muito bem por sinal, vou indicar a ele com certeza, bela novidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Luan, já tinha ouvido falar dessa antologia em outros blogs, e achei a ideia maravilhosa. É muito importante esse incentivo que as editoras dão para os novos talentos, assim é possível descobrirmos excelentes autores ainda desconhecidos.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  16. Luan, não conhecia a editora. Que legal ver as chamadas pequenas editoras dando oportunidade para autores inciantes. Acho que a grande maioria dos escritores iniciam em livro com antologias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nossa que legal! Gosto quando editoras dão uma chance para escritores novos e desconhecidos façam parte da história! Só achei um pouco estranho eles terem que pagar uma inscrição, mas ok!
    Gostei muito do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  18. As antologias são um bom caminho para um escritor iniciante. Obrigada por compartilhar as informações conosco, certamente será muito útil.

    ResponderExcluir
  19. Ei, tudo bem?
    Adorei a ideia da editora! Não sou escritora mas com certeza assim que lançar quero ler a antologia, pois sou apaixonada pelo tema.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Achei um máximo a ideia da editora!!
    Torcendo para todos que iram participar ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. Mega interessante, acho muito bom quando editoras dão oportunidades dessas para descobrir novos talentos *-*
    Boa sorte aos que participarem!^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  22. recebi um livro deles hoje para o poesia e ja folhe-ei e gostei das ilustrações

    ResponderExcluir