sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry

Informações do livro:

Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Volume: 1
Ano: 2014
Páginas: 194
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

"– Mas o senhor tem de sofrer desse jeito o tempo todo – observou Jonas. – E com você será igual. É a minha vida. E vai ser a sua."

Jonas vive em uma sociedade totalmente organizada, onde não se pode errar e nem sentir. Tudo é controlado, organizado e igual. Não existi crime, amor, dor, simplesmente, não exite sentimento. Todos os anos, no mês de Dezembro, todas as crianças recebem diferentes tarefas e autonomias, de acordo com a idade que fazem. E, a ponto de completar seus dozes anos, Jonas está muito nervoso, já que será nesse ano que ele receberá sua atribuição, ao qual será para a vida toda, até a sua dispensa.

Mas algo incomum acontece e Jonas, na cerimonia dos dozes, é pulado pela anciã chefe e não recebe a sua atribuição, mas logo é explicado que isso ocorreu propositalmente. Pois a atribuição de Jonas é especial e rara e que houve muito trabalho para que ele fosse o escolhido, Jonas passará á ser treinado para ser o recebedor de memória e será treinado pelo Doador de memória, um velho que vive isolado e é só requisitado quando necessitam de sua sabedoria.


"Era quase dezembro e Jonas estava começando a ficar assustado. Não. Usara a palavra errada, pensou ele."
O Doador de Memórias foi uma leitura que me deixou tenso o tempo todo, sempre esperando algo acontecer que fosse por a vida do protagonista em risco. Mas devo dizer que isso não aconteceu da forma que eu esperava, percebi que o livro não foi feito recheado de ação, mas sim de reflexão, é um livro para refletir e pensar á respeito dos assuntos abordados.

Meus queridos leitores, vocês gostariam de viver em uma sociedade em que sentir fosse algo ruim? Que amar, odiar, fosse inexistente? Onde tudo é programado e seguido arrisca, onde tudo fosse de extrema organização e que erros não são tolerados? Sim, o livro nos faz pensar sobre essas coisas e muito mais. 


"– Jonas foi escolhido para ser o nosso próximo Recebedor de Memória. Nós lhe agradecemos por sua infância."
O livro possui uma narrativa em terceira pessoa e que nos envolve de forma muito assustadora, eu realmente me senti na comunidade onde Jonas vive e queria entender tudo o que fez aquela realidade ser real, porque nem as cores podíamos ver? A escrita da autora é impecável e nos deixa por dentro de toda sociedade que nos vermos inseridos. 

Sendo do gênero distopia, o livro, como a maioria, traz uma crítica á nossa sociedade e isso é bem tocável durante á leitura, como eu já disse acima, isso nos deixa á pensar se vale á pena viver em uma sociedade onde tudo é preto no branco. E, só por curiosidade, o livro teve sua primeira publicação em 1993  e, ainda, é muito atual.

Bom, como sabem, o livro teve uma adaptação no ano de 2014 e já vou adiantando que o livro é muito diferente do filme, e essa foi uma das razões por eu ficar tenso, pois estava esperando mais ação, coisa que não há muito. Mas, mesmo assim, o livro é uma ótima pedida para aqueles que querem algo mais calmo e reflexivo.

"A vida em que nada jamais era inesperado. Ou inconveniente. Ou fora do comum. A vida sem cor, sem dor, sem passado."
Os personagens foram muito bem explorados pela autora, ela soube mostra muito bem como eles agiam e como achavam tudo "normal", coisa que, para mim, era algo totalmente irreal. Meu personagem preferido foi o Jonas, gostei da forma que ele foi conhecendo o nosso real mundo, como foi se adaptando á isso. Os cenários foram muito bem explicados e de fácil imaginação.

Não tenho muito o que dizer da edição, pois eu li através de e-book, mas, em se tratando da editora Arqueiro, a mesma deve está linda e muito bem trabalhada.


Onde nada é sentido ou vívido, sem passado, sem dor ou alegria.






27 comentários:

  1. Oiii Luan! Gostei muito da sua resenha. Adooooro distopias. Confesso que já tinha visto esse livro por ai mas nunca tinha me interessado. Não sabia que o livro tratava desse assunto.
    Acho que se vc gosta de distopias, 1984 vai te deixar bem intrigado.
    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do filme, mas li há algum tempo que tem muitas diferenças para o livro (sempre é assim, né?). Tenho vontade de ler também. Fico intrigado com essa ideia de 'sociedade perfeita' que não é perfeita coisa nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luan
    Gosto de leituras calmas e reflexivas. Tenho vontade de ler o livro, mas acho que vou ficar mais com o filme mesmo, ainda mais sabendo que ele tem mais ação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sério que gostou tanto desse livro?! Eu me decepciobei com a Leitura. Não pela falta de ação mas pelo final que ficou muito evasivo ao meu ver. Gostaria de saber o que aconteceu com Jonas e o Bebê e as pessoas depois que ele liberou as memórias.
    Existe um segundo livro que já foi lançado no Brasil ( não me recordo o nome agora) mas um amigo que leu disse que apesar de ser a mesma sociedade é uma história paralela e que o Jonas nem aparece. Ou seja ficamos sem respostas.
    Mas que bom que você curtiu a leitura.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Olá Luan, adorei sua resenha. Eu li essa obra no ano passado e foi uma das que mais gostei. Não estou mais curtindo essa vibe distópica, mas dentre todas 'O Doador de Memórias' é uma da qual gostei bastante. Foi um livro que me tocou bastante, a forma como o protagonista ia descobrindo as coisas já esquecidas pela sociedade, os sentimentos, tudo é maravilhoso. Gostei também da adaptação, as cenas do Jonas recebendo as lembranças eram de imagens lindíssimas. eu super recomendo a leitura e sua adaptação!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Oie
    nossa, não tenho a minima vontade de ler o livro depois que vi o filme, eu odiei o enredo e sei que é errado julgar pelo filme mas infelizmente perdi o encano haha mesmo assim bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro faz tanto tempo que já tinha esquecido. Não cheguei a ver o filme, mas talvez um dia o faça, o enredo é interessante, mas nada extraordinário.

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Eu apenas assisti ao filme e adorei de verdade. Este livro, o filme principalmente foi um dos debates que tive na aula de sociologia, é possível observar a forma como ocorre a história, sobre o mito da caverna de Platão, achei magnífico.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho a premissa bacana mas não é um livro que eu tenha aquela vontade de ler por enquanto, gostei de todas as distopias que já li, mesmo não ficando muito interessada quando leio a sinopse de uma.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luan, eu assisti o filme e gostei bastante só achei que no final poderiam ter esticado um pouquinho pa fiquei super curiosa, ainda não li o livro mais gostaria bastante!Bj e boas leituras!

    ResponderExcluir
  11. Oii! Eu vi alguns minutos da adaptação cinematografica desse livro e parei de assistir pois fiquei tao interessada que queria ler, o tempo passou e vi que nao ia conseguir a oportunidade de ler, entao resolvi terminar de assistir e amei, adoro livro que me faz refletir (mas nao muuuuuuito) sobre o que acontece e etc. ☺ Flores no Outono

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme e me apaixonei pela história.Pelo jeito,o livro deve ser tão bom quanto(como sempre). Adorei a resenha,só me deixou com mais ainda de ler.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei a resenha e pretendo ler o livro!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala que o livro é bem diferente do filme. Adorei o filme e tenho muita vontade de ler o livro, já está na minha lista! Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  15. Ja li o livro e adoro, tanto quanto o filme, mesmo com menos ação. heheheh. Ah, a versão em papel é super, mesmo! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee,
    Eu já vi bastante gente falando desse livro e do filme, mas vontade mesmo eu não tenho hehe, mas quem sabe um dia eu leio. Adorei a resenha!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu assisti primeiro o filme, a curiosidade foi maior. ^^
    Mas, foi bom ler sua resenha e saber que o filme é completamente diferente do livro, assim, me apressarei pra ler também. Gostei muito do filme, espero gostar mais ainda do livro.
    Abrs
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  18. Hey,
    Eu assisti ao filme e acho que como você colocou a adaptação deve ter mesmo um pouco mais de ação (algo um pouco necessário para a grande indústria cinematográfica). Mas acho que é exatamente esse ponto de reflexão que me faz ter vontade de conferir esse livro. Acho que é uma abordagem bem filosófica, então fico curiosa.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu assisti a adaptação ano passado e gostei bastante, não sei se é tão fiel ao livro, mas acredito que sim pelos comentários que vi por aí, mas agora não tenho tanta vontade de ler assim, mas tinha vontade de saber o que acontece.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luan, td bem?
    Infelizmente, estou dando um tempo do gênero agora, pois tenho me decepcionado. E, mesmo assim, a premissa do livro não chama minha atenção :S
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  21. Olá! Li este livro ano passado e ele não me agradou em nada. Não sei a premissa não me agradou, a escrita do autor não ajudou também. Não vi o filme ainda, mas pretendo ver, para ver se mudo a opinião sobre a premissa!! Gostei da resenha, obrigada pela sinceridade hehe

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  22. Oi Luan, tudo bem?
    Só tenho visto resenhas positivas de O Doador de Memórias, já era de se esperar que é diferente do filme.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  23. Oie Luan, tudo bem? Nunca tinha lido uma resenha tão boa sobre este livro. Não tinha muita vontade de ler, mas fiquei morrendo agora com seu post apesar dos pontos negativos do livro que você disse: amo distopias e preciso ler este livro.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ei Luan,
    Eu até tenho vontade de ler esse livro mas sempre deixo pra depois. Gostei muito da sua resenha que me lembrou o motivo pelo qual coloquei esse livro entre meus desejados.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não sou fã de distopias, e por mais que me falem bem desse livro eu o acho meio repetido... várias coisas que estão aí, estão em outras várias distopias. No momento não me interessa muito.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiee, tudo bem?

    Não li o livro e nem vi o filme. Adoro distopias, mas nunca li resenhas que me empolgassem a ponto de querer ler Doador de Memórias.Bom saber que os personagens foram bem explorados. Não leria por enquanto, quem sabe mais para frente...?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir