sábado, 13 de fevereiro de 2016

Resenha: O que há de estanho em mim - Gayle Forman

Informações do livro:

Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 224
Onde Compra: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
"O que cada uma de nós havia feito para estar ali? Cassie gostava de meninas mais do que achavam que deveria. Bebe gostava de meninos mais do que deveria. V pensava em morte mais do que deveria. E eu? Por que é que estava ali? Porque era mais parecida com a minha mãe do que deveria? Porque assustava meu pai mais do que deveria?"
Com uma vida recheada de problemas familiares, Britt se ver como a ovelha negra de sua pequena família. Sentindo que sua madrasta não gosta dela, ela tenta permanecer menos tempo possível em sua casa, onde seu pai não é a voz dominante e onde, antes, vivia uma família feliz e unida, até que sua mãe biológica sumiu e deixou Britt e o pai sozinhos.

Com a promessa de uma viagem, Britt e o pai vão para a estrada, porém, ao passar do tempo, Britt perceber que não estão indo para o Grand Canyon e isso a deixa nervosa, mas o pai diz que havia pegado um desvio e que logo estariam lá. Mas, no final das contas, Britt foi internada no Red Rock, uma escola para menina problemáticas, que promete que, com seus métodos nada convencionais, vai ajudar as meninas a se tornarem normais. O que não é mentira.
"É que a gente acha que a loucura e a sanidade ficam em lados opostos de um oceano, mas na verdade não passam de duas ilhas vizinhas."
O que há de estranho em mim combinou perfeitamente com o dia e a hora que eu o comecei a lê-lo, pelo simples fato de o sol está a 40 graus e ser umas nove horas da manhã e, o pior, estar numa fila enorme do lado de fora do Correios para pegar uma encomenda. Naquele momento, me senti na "pedreira" que as personagens se reuniu algumas vezes no decorrer da história. Uma pergunta, tem como não se senti mais inserido na história? 
"Parei um segundo só para observar minhas Irmãs ali, reunidas à beira de um precipício. Depois corri ao encontro delas."
A leitura foi muito fluída e rápida, a escrita da Gayle Forman é envolvente e lhe deixa muito entretido durante o tempo de leitura. Confesso que fiquei impressionado ao saber que este livro foi o primeiro YA escrito pela autora e, devo dizer, gostei muito mais desse do que Se Eu Ficar e Apenas um dia.

O interessante neste livro é a forma como a autora leva a história, sempre tratando de forma simples assuntos muito sérios, nunca enchendo ás páginas de informações, mas também nunca nos deixando confusos sobre o que estava sendo tratado. A escrita da autora foi muito bem desenvolvida e trabalhada, a autora, no final do livro, em uma nota, mesmo diz que houve uma enorme pesquisa em torno dos assuntos abordados e nós percebemos isso no decorrer da leitura e foi algo que gostei muito na história.
"- [...] Faça um favor para todo mundo: deixe de lado esse orgulho besta.Essa era uma das lições mais valiosas do Red Rock"
Bom, quando comecei a conhecer a Red Rock, fiquei me perguntando porque aquela coisa ainda continuava aberta e funcionando, pois os tratamentos daquilo não são algo que ajude, mas sim que prejudicam. Mas percebi que ainda há diversas clínicas que dizem ajudar, mas que só pioram o estado do paciente, que elas são tão comuns e que estão debaixo dos nossos narizes, mas camufladas por elogios e relatos positivos falsos. E, pode apostar, no Brasil também existe. Por isso, caso seja necessário internar algum familiar com algum tipo de problema, procure referências da clínica e veja se é confiável, assim evitaremos mais história parecidas com a da Britt.

Os personagens, ah, os personagens... Confesso que me apaixonei por vários! Britt é a primeira, ela é forte e tem uma personalidade muito forte, seu jeito de ser é algo que nos faz torcer por ela, como eu disse, me apaixonei por ela. Todas as outras, também, são apaixonantes, V., Bebe, Martha e Cassie garantiram um lugarzinho no meu coração. Bem, todos os personagens foram bem criados e explorados, todos tiveram um papel importante na história. Os cenários foram bem criados e pude me sentir neles, principalmente na "pedreira"

A edição do livro é bem simples, mas linda! As folhas são amareladas, os capítulos numerados e possui um bom tamanho de fonte, deixando a leitura mais rápida. Livro recomendado! 

O melhor nem sempre é o que pensamos.





20 comentários:

  1. Ai meu deeeeus esse tigrinho aí em cima tão Simba! Amei amei <3 quanto ao livro, eu fiquei num grande impasse quanto a ler ou não. Por envolver clínica, problemas psicológicos, me interessou bastante, mas nunca cheguei a entender o que de fato eles fazem de tão ruim com as meninas lá, e acho que só lendo pra descobrir né haha ficou ótima a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "House of night", vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    nossa já tinha visto o livro por ai, mas ele nunca tinha me chamado atenção até ler sua resenha.
    parece ser bom.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Luan, eu quero muito ler essa obra, ainda não li nada do autor. Adorei a resenha!


    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. hahahaha essa 'pedreira' pra vc foi cruel... Eu li Joyland no mesmo estilo, só que na fila da Lotérica :V
    Eu tenho uma curiosidade em ler esse livro de Gayle, e por ser diferenciado dos que saíram antes por aqui , e que foram escritos depois desse... essa temática de garotas internadas me lembrou Girl, interrupted. Imagino o sofrimento que as garotas passam nesse lugar...

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de ler este livro, mas ainda não tive oportunidade de ler! Gostei bastante da sua resenha e das fotos que escolheu <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Eu já estava de olho neste livro , mas agora com a sua resenha, que eu vou ler mesmo <3

    : http://mklawand.wix.com/escritoporumagarota

    ResponderExcluir
  7. Eu não solicitei esse livro para leitura na parceria com a editora, pois saberia que seria uma febre, mas, apesar disso, acho a temática dele forte e necessária. A autora ousou e foi feliz na escolha.

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse livro está nos meus desejados ! Estão falando muito bem dele! E Parabéns sua resenha está muito bem elaborada ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muito fã da Gayle. Se eu ficar, para onde ela foi e estive aqui foram os livros que já li dela e gostei. Esse entrou na minha lista de desejados mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    O impressionante é que tive uma história parecida com a da personagem, eu morava com meu pai, madrasta e irmã que na época era bebê. E por não me dar bem com minha madrasta vivia mais na rua com meus amigos do rock do que em casa até o dia que meu pai fez minhas malas e decidiu que eu tinha que morar com meus avós. Pelo menos não era um colégio interno horroso como esse que a Britt foi parar. E o que me choca é que tanto ela quanto as oitras meninas internas pela sua resenha mão tinham problemas nenhum de verdade. Afinal gostar de meninas, gostar de sexo não são distúrbios. O distúrbio está na mente preconceituosa de quem as colocou lá. E acho que esse deve ser o maior assunto para se refletir nesse livro.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. OIE
    Eu adoro a autora e estou louca para ler esse, amei o enredo, é exatamente o que curto ler e sua resenha ficou muito legal e me deioxu mais curiosa ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi
    Que lindinho esse cabeçalho do blog ❤❤
    Não conhecia esse livro, dessa autora eu só li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e ameeeei. E esse não deve ser diferente, parece otimooo!
    Ótima resenha!
    Beijooos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu o resenhei também e amei! A premissa é de chorar, me emocionei demais com a Brit e com as amigas, e sim, é uma pena que isso seja tão real e que esteja perto de nós...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Heyyy psico! :*

    Adorei a resenha!!
    Eu me tornei fã da Gayle no Se Eu Ficar e nunca mais parei de ler nada dela hahaa...
    Preciso desse livro pra ontem!!! To precisando chorar mesmo kkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luan!
    Já li muita resenha positiva desse livro! Também acho a premissa dele muito mais interessante que os romances escritos posteriormente e que fizeram mais sucesso. Gosto muito mais desses livros intrigantes do que romances dramáticos. Seu texto está lindo, como sempre e adoro suas opiniões!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  15. Olá Luan,

    eu li apenas um livro da Gayle Forman "Eu Estive Aqui", essa obra "O Que há de estranho em mim", parece ser de fato bem legal, achei sua resenha bem positiva. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  16. Hello!

    Virei fã da Gayle Forman com esse livro, e eu vou resenhar por lá tb.
    Ela conduziu mto bem mesmo uma historia tensa e complicada, de forma simples e tao fluida.
    Eu adorei e li em poucas horas.
    Edição da Arqueiro está linda, a capa ja deixa a gente curiosa.

    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ai preciso ler algo da Gayle Forman, estou com três livros dela aqui e ainda não peguei nenhum para ler. Esse livro parece ser muito bom e uma leitura intensa. Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de conhecer todos os personagens.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii.
    Nossa tenho ouvido falar muito bom desse livro, adorei a premissa e vai ser uma das minha próximas leituras.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Luan,
    esse livro esta dominando as redes sociais desde que foi lançado, mas ainda não me interessei por ele, sua resenha ficou muito bacana e a história parece interessante, mas vou esperar mais um pouquinho!

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha Luan.
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma história bem triste.
    beijos

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir