quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Resenha: Televizinhos - Toni Brandão

Informações do livro:

Autor: Toni Brandão
Ilustrador: Marcelo Cipis
Editora: Edelbra
Ano: 2015
Páginas: 166
Onde Compra: Edelbra, Cultura e Buscapé
Sinopse:

O Kiko, a Clara, a Rita e o Tuto são vizinhos e amigos. Eles se metem em uma tremenda confusão envolvendo o porteiro do prédio e um tablet. A confusão é tão grande que a síndica do condomínio decide mandar Seu Rai embora. Os quatro resolvem tentar convencer os outros moradores do prédio a não deixar que o porteiro seja demitido. A partir daí os amigos acabam tendo contato com os principais assuntos do mundo atual - paz, guerra, ética, preconceito, sexo, drogas, respeito às diferenças, novas tecnologias, os meios de comunicação, a falta de comunicação. É assim que esses pré-adolescentes, amigos e vizinhos, se transformam nos Televizinhos!
"- Vocês já viram esses programas femininos que passam à tarde, em que os apresentadores ficam mostrando as coisas que aparecem nas revistas de fofocas, sobre a vida dos artistas? É uma das coisas mais deprimentes que eu já vi na minha vida..."
Lost Girly Girl
O Kiko, a Clara, a Rita e o Tuto moram no mesmo prédio, e são considerados as crianças mais espertas do prédio, orgulhosos pelo titulo que que recebem, eles sempre estão atrás de novas coisas, aprendendo tudo que é permitido.

Porém, em um dia comum, eles estavam mostrando um vídeo para o porteiro do prédio, o Seu Rai e acabaram distraindo o pobre homem de seus afazeres e ele acabou deixando a sindica do prédio presa do lado de fora, pois só o Seu Rai podia abrir o portão da garagem. E isso deixou a sindica muito nervosa e brava, prometendo que ia dispensar o Seu Rai. Mas a turma se sentiu culpada e decidiram em ir em todos os apartamentos pedir pelo Seu Rai, pois ele não teve culpa, eles que distraíram o Seu Rai.

"Se bem que sem emprego fixo há tanto tempo, o cara nem deve estar trocando de tênis ou de celular, assim, tão fácil."
Televizinhos é um livro perfeito para ensinar valores à crianças e adultos, adorei a leitura e achei super proveitoso o conteúdo que me foi mostrando e ensinado. 

Achei que a história foi muito bem trabalhada no começo, à situação apresentada foi um pontapé para que os quatro mais espertos do prédio fosse em busca de manter Seu Raí no seu emprego, mas eu senti falta de um desenvolvimento maior no meio e, principalmente, no final.

"Tirando os canais de TV a cabo, em que só passam desenhos e programas infantis, não tem quase nada na televisão pra gente da nossa idade: os quase-adolescentes."
Amiga da Leitora
Mas, mesmo assim, conhecemos muitas pessoas que nos mostra um pouco de cultura, compreensão, respeito, tolerância, entre outras coisas. É uma leitura rápida que, querendo ou não, acrescenta muito em nossas vidas, eu, realmente, recomendo o conteúdo deste livro para crianças, pois irá ajudar muito na formação do EU ADULTO da mesma. 

A narrativa é feita em primeira pessoa e é de uma forma como uma criança falaria, o que percebi é que o autor quis aproximar o máximo da ficção do realidade, trazer a visão de uma criança sobre diferente temas, como homossexualidade, drogas, tecnologia, racismo, entre outros. E ele conseguiu. 
"O rádio levou quase 40 anos para atingir 50 milhões de habitantes. A TV, 13... e a internet quatro. Quatro anos! Dez vezes mais rápido para conectar 50 milhões de pessoas."
Bom, são vários personagens e não consegui ter empatia por todos eles, somente com os quatros amigos que acompanhamos. Mas, eu gostei da forma como todos foram aparecendo para mostra algo diferente e interessante. 

A edição é linda, tendo várias ilustrações! As folhas são brancas e não possui orelha, mas, por outro lado, o livro possuí muitas cores e as páginas são de ótima qualidade e possui um tamanho de fonte perfeito para leitura. Recomendado!! 

O olhar inocente sobre temas tão adultos...

15 comentários:

  1. Achei uma boa leitura para crianças e pré adolescentes! Adorei a resenha mesmo eu não tento ficado com vontade de ler (que a mais pelo gênero e tipo de escrita). Gostei bastante da forma como você escreve. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado! Adorei a visita, até! ><

      Excluir
  2. Oie!
    O livro é legal para crianças que estão começando a se apegar nos livros pois traz a tão conhecida "moral da história" e ensina algo valoroso. Eu, particularmente, não me senti atraída pelo livro pois não sou seu público alvo, mas gostei de conhecer pois posteriormente posso apresentá-lo a minha filha.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, mas achei a edição uma coisa fofa. Vou anotar a dica e depois dar uma olhada em preços para comprar para minha prima, que estou incentivando a ler.
    Legal que o livro passe todas essas mensagens importantes (sobre a formação), onde fico feliz com isso.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  4. Que bonitinho!!!
    Eu já tinha visto falar desse livro,acho a premissa dele super interessante e importante.
    Adorei a resenha e o post tá massa!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, mas confesso que o fato das folhas serem brancas me desanimou, pois tenho problema nas vistas e isso é horrível pra mim, porém fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Sempre fico de olho nas indicações de literatura juvenil porque gosto de pegar dicas para presentear o meu afilhado,. Fico feliz que você tenha gostado, mas acho que o livro poderia ter orelhas. Os livros infantis devem mesmo passar bons valores para o público alvo, dica anotada!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser realmente rico e educativo. Legal o autor conseguir adotar a linguagem da criançada e abordar temas importantes
    Gosto de livros assim, com lições importantes, que atingem também os adultos, afinal, muitas vezes temos muito mais a aprender que uma criança

    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu li tem um tempo e gostei muito da maneira como ele conta a história e como traz de forma simples os problemas da sociedade.

    Adorei a resenha! E AMEI o no lay. Ficou lindo mesmo!!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser bem fofo e bem interessante para crianças, porém não é um livro que eu leria no momento.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse livro, aliás eu adoro livros com essa temática, que além de um linda história nos passa valores.
    Adorei a resenha
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. bom, confesso que as ilustrações e capa não me animaram, mas curti a proposta da obra. Fiquei curiosa em saber como o autor aborda tantas temáticas para a perspectiva de uma criança ^^
    bjs :D

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Adoro coletar esses títulos para o futuro do meu filho! Hoje ele tem apenas 3 anos, mas quero saber o que lhe mostrar quando tiver idade para ler e aprender! Esse me pareceu muito bom!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu até gosto de ler livros infantis, não tenho problemas com isso. Mas este no caso me parece tão 'carregado' de lições de moral que eu acho que enjoaria com facilidade, claro preciso ler antes para ter uma opinião melhor, mas pela sua resenha tive essa sensação.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii Lu...
    Como sempre uma resenha perfeita meu psico...
    Acho muito interessante a ideia de os autores ensinarem questões éticas e de valores pessoais assim para as crianças, pois infelizmente isso está bem em baixa no nosso mundo atual!

    Arrasou garotooo

    beijos

    ResponderExcluir