sábado, 14 de janeiro de 2017

Resenha: Boa Noite - Pam Gonçalves

Informações do livro:

Autor: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 240
Onde Comprar: SubmarinoAmericanas e Buscapé
Sinopse:
Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

"De uma garota que ninguém se preocupava para alguém que está em uma lista anônima com conotação sexual."

Alina, desejado deixar a cidade pequena para ir morar na cidade grande, decide sair da casa dos pais e ir morar em uma república onde espera viver coisas novas e que consiga deixar o lado mocinha nerd do interior. Mas, convivendo com sua "nova" vida, Alina compreende que nada era tão simples quanto imagina.

Escolhendo um curso a faculdade onde a maioria era homem, ela se depara com o preconceito de vários alunos de sua classe. E como tudo tem como piorar, ela se depara com uma realidade que é escondida pela faculdade, mas que ela está bem no meio.
Boa Noite foi uma leitura muito agradável e que abordou temas bastante polêmicos e que é necessário que sejam mais discutidos em nossa sociedade. Temas como estrupo, drogas e, principalmente, machismo, além de outros. Como foi o primeiro romance escrito por ela, de forma solo, achei que ela conseguiu atingir bastante a expectativa que eu tinha em relação á leitura.
"Acho que a maioria das pessoas que chega na universidade espera que a vida tome um rumo completamente diferente... Obviamente eu também. Tudo o que eu quero é começar de novo. É nisso que eu penso enquanto encaro a parede de tijolinhos à frente. Só quero deixar tudo pra trás e enfim ser alguém legal."
Bom, para quem não conhece, a Pam Gonçalves é uma Youtuber onde costuma falar sobre livros, séries e filmes. Pelo que acompanho de seu canal, ela tem como inspiração autoras como Jennifer Brown e Sarah Dessen. E tenho a certeza que foi dai que ela se inspirou em escrever seu livro, onde o qual se passa no Brasil e traz uma pequena parte de nossa realidade.

Mesmo atingindo minhas expectativas, achei que a história poderia ser muito mais aprofundada, mesmo que a mensagem tenha sido passada, senti que faltou mais discussão em torno dos temas. Sendo bem sincero, a maior parte da história lemos mais sobre as dúvidas e insegurança da Alina, do que algo que realmente nos faça refletir e pensar.
"As três garotas e eu automaticamente nos unimos no primeiro dia de aula, como se precisássemos daquilo para nos protegermos, e é quase isso mesmo. Inicialmente como instinto e, depois, conscientemente com um time."
Bons personagens foram desperdiçados na obra, tenho certeza que Manu, amiga de república de Alina, tinha muito o que dizer e nos mostrar. Teve um personagem em especial, ao qual só foi citado, que, sinceramente, teria muito o que dizer, porém ele não apareceu e só foi contado uma situação que ele passou.

Não posso se injusto, para uma primeira obra, Pam se superou e, tenho certeza, nos trará lindas histórias sobre temas poucos discutidos. Espero que ela consiga se aprofundar melhor nos temas e que deixe com esse ar leve que senti em "Boa Noite".

Foi uma das minha primeiras leituras de 2017 e, posso dizer, comecei muito bem. Super recomendo para pessoas que queiram algo leve e que passe uma mensagem importante.

Quando mudamos uma pequena parte de nós.

15 comentários:

  1. Muito legal sua resenha e muito bem escrita, ja estou seguindo o Blog. Ja tava na minha lista de leituras, agora lerei esse ano :)

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Conheci a autora recentemente depois de uma resenha do livro em outro blog e só vejo elogios a escrita dela. Talvez a história não seja tão profunda por ser destinada ao público juvenil.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a não profundidade pode estar na questão de ser um livro para um público mais jovem mesmo, não? Conheço a autora, mas admito que o livro não me atraiu tanto assim. Mas achei legal que você gostou e achou uma boa estreia na literatura (:

    ResponderExcluir
  4. Cara você leu meus pensamentos! Eu quero muito esse livro, pois acompanho a Pam e falam tão bem dessa obra que não vejo a hora de adquirir ela... Que bom saber que não se decepcionou e que é a primeira leitura desse ano.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Luan, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou muito meu interesse por isso irei pular a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu conheço um pouquinho do trabalho da Pam como booktuber e estava curiosa para ler uma resenha do livro dela, achei a premissa interessante e mesmo com suas ressalvas é uma leitura que eu faria.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não sei se leria o livro, mas por ser para um público jovem, os temas abordados são bem importantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Dica anotada!! Não lembro se já conhecia o livro, mas acho essa capa muito familiar e bem linda!Acho ótimo que o livro trate assuntos como estupro e machismo, que por incrível que parece, são coisas intensamente marcantes em nossa sociedade. Tomara que eu o leia em breve, pois me interessei muito por "Boa Noite".Beijocas do Wes <3 <3

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luan. Tudo bem?
    Eu fui no lançamento do livro aqui em Porto Alegre e fiquei apaixonada (ainda mais) pela Pam. Já li Boa Noite e adorei a leitura. O tema é polêmico sim, mas muito válido. Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Confesso que estou bem curiosa para ler essa obra, afinal tenho visto vários elogios!
    A premissa é bem interessante e concordo que os temas drogas, estupro e machismo devem ser mais abordados e não de uma forma romantizada e sim mais real para que haja conscientização dos leitores através delas.
    Fico feliz em saber que é uma obra leve e uma pena que alguns dos personagens tenham sido desperdiçados como você disse.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Já ouvi falar do livro, não faz muito meu genero. mas se der vou ler sim, gostei dos pontos positivos que você passou.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu achei que para a primeira obra, foi um livro muito bom e satisfatório por tratar de temas tabus mesmo sem ser de modo profundo, foi um livro que me agradou muitíssimo. Esperamos que as outras obras que venham por ai seja melhor ainda e parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre imaginei a escrita da Pam parecida com a da Sarah Dessen, que aborda em um livro até mesmo tema de abuso também. Estou cada dia mais a fim de ler esse livro! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Então, muitas vezes quando têm temas tão polêmicos e grandes assim o autor costuma se perder mesmo, é bem comum... Enfim, nós, leitores somos muito exigentes... mesmo assim gostei da premissa do livro, me deixou curiosa pra ler, achei a personagem bastante ousada,corajosa... legal!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. É a primeira vez que ouço falar sobre este livro e sei lá, adorei! Parece ser uma leitura tão fantásticas, com temas fortes mas contada de forma leve! Preciso ler!
    Adorei seu blog, estou seguindo!
    Magia é Sonhar
    Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir