terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Resenha: Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

Informações do livro:


Autor: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 304
Onde Comprar: SubmarinoSaraiva e Buscapé
Sinopse:

Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas com quem convivo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Pela janela olho para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano.
Ele me pega observando-o e me encara. Encaro-o também. Descubro depois que seu nome é Olly.
Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

"Às vezes você faz coisas pelos motivos certos e outras pelos motivos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."

Madeline Whittier sempre viveu em um casulo, protegida do mundo, tudo o que conhece é pela internet ou por histórias contadas por algumas pessoas que podem chegar perto ou manter contato via Skype. Estudando sempre em casa, sua vida se resume, basicamente, á isso. 

Porém, quando novos vizinhos se mudam para á casa ao lado, algo muda e novas curiosidades são despertadas em Madeline. Olly, o garoto misterioso, é o que mais chama á atenção de Maddy, e é por ele que ela arriscaria a própria saúde. Viver é o que Madeline quer, simplesmente não aguenta mais só existir.


O que dizer de um livro que te faz refletir sobre a vida, e faz você pensar sobre uma questão muito relevante: "Você vive ou existe?". E quando você chega a conclusão, percebe-se que podíamos viver muito mais, que o mundo está ai para se explorado e que há coisas maravilhosas para se descobri. Essa foi uma grande lição, viver mais e mais.
Fico mais forte a cada dia que passa. Nada mais dói, a não ser meu coração, mas estou tentando não usá-lo. Mantenho as cortinas fechadas. Leio meus livros. Os existencialistas e os niilistas. Não tenho paciência para livros que fingem que a vida tem um sentido. Não tenho paciência para finais felizes.
Tudo e Todas as Coisas foi uma grata surpresa, eu já estava curioso em relação ao seu conteúdo desde seu trailer que foi lançado, que aliás está divinamente lindo. Então quando chegou até mim, eu não li de imediato, pois estou com uma ressaca péssima. Mas quando o peguei para ler, foi questão de dois dias para terminar. Posso dizer que tudo que foi prometido, foi entregue!

A narrativa é quase que poética, leve e fluída. Comecei a ler e foi tragado para o mundo de Madeline, sem nunca ficar entediado e sempre querendo mais e mais. Descobri cada detalhe de sua vida no casulo que era sua casa e, o melhor, é ler como ela vira uma linda borboleta e sai voando por ai, sem deixar de existir, mas viver cada segundo como se fosse o último.
"Lá dentro está tudo o que ela conhece, e lá fora tudo o que deseja."
Os personagens são muito instigantes e inspiradores, viver é do que se trata o livro. Madeline é uma menina de 18 anos que nunca conheceu o mundo ali, ao vivo, nunca tocou em nada que não fosse superficial. Ela não podia viver, só podia existi, porém ela se pergunta se existi vale a pena e corre atrás de sua vida. Olly é um personagem chamativo e que mostra a Maddy o verdadeiro sentido de viver.

Uma ótima notícia que descobri antes de publicar está resenha, é que haverá uma adaptação do livro para os cinemas! Uma ótima notícia para mim e para todos os outros que amaram este livro!

A edição é linda, toda trabalhada em detalhes que dá sentido á história e que traz beleza. A capa é simplesmente linda e que tem tudo a ver com o sentido do livro. Mais uma vez, a Novo Conceito está de parabéns!

Quando tudo depende de nós para viver.

12 comentários:

  1. Olá! Parece ser um livro ótimo, já havia visto muito sobre ele. A história parece ser interessante, fiquei curiosa para saber o que acontece no final. Olly me parece um nome muito infantil, e quanto a frase de Maddy sobre os livros niilistas e existencialistas, me identifiquei haha

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Li esse livro no ano passado e me apaixonei pela história. É realmente uma leitura muito prazerosa e os capítulos curtinhos nos fazem deverorar o livro. Fico feliz que você também tenha apreciado a obra.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá Luan, tudo bem?

    Esse é um dos poucos títulos da Novo Conceito que me chamou bastante a atenção neste último ano. Lembro de ter lido a prévia, então fiquei curiosa para ver a história dessa protagonista através de seus próprios olhos. Vou deixar o título anotado aqui para não me esquecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Li esse livro ano passado e adorei. Os personagens são ótimos e a narrativa é mega fluida.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luan.
    Recebemos esse livro lá no blog antes do lançamento, e pra mim não foi uma agradável surpresa, foi mais um livro frustrante da NC, depois dele até desfiz a parceria.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Essa é a primeira resenha que leio e confesso que já quero ler a obra!
    A lição que ela passa através dos personagens para vivermos a vida e explorarmos o que há de melhor chama muito minha atenção e quero saber mais sobre Meddy e se ela irá passar a viver de verdade, mesmo que isso coloque sua saúde em risco.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é um dos poucos sick-lits que realmente me emocionaram. Eu gostei do desenvolvimento do enredo e da construção da personagem principal. Mal posso esperar para ler o novo livro da autora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acontece que fui surpreendida com algo muito mais profundo do que o livro estava propondo. E eu adorei isso, afinal, um livro para adolescentes abordando temáticas como: pai agressor, doenças e juventude, é bem legal.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já li tantas resenhas sobre esse livro e sempre me pergunto o porque ainda não li ele. E mais uma vez estou me perguntando isso, adorei sua resenha e a curiosidade sobre o filme, espero logo ver ele nas telinhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Luan! Vi tantas vezes a capa desse livro e sempre peguei ele na livraria, mas acabava não comprando. Acho que preciso rever isso rsrs... Adorei sua resenha. Tudo e todas as coisas parecer ser uma leitura prazerosa.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro faz tempo e nem sabia do filme :O então, ainda não o li, mas sinto muita vontade porque os comentários são positivos e a edição ajuda bastante né? Vamos ver se consigo ler nesse ou no próximo mês.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal sua resenha, esse livro parece ser muito tocante, eu adoro esse tipo de drama e sempre fico curiosa, então está na minha lista desde que lançou, espero ler em breve e adorar

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir