1) Leia bastante
Que dica chata, você pode pensar. Mas o que eu posso fazer se ela é super importante? Não existe querer escrever sem ter o hábito de ler.
2) Pense na história por algum tempo
Quanto mais a história estiver pronta na sua cabeça, com os personagens bem construídos e a trama elaborada, mais facilmente seu livro vai sair de dentro de você e, consequentemente, menos ataques de histeria em frente à página em branco no computador você vai ter. Tome banho com a história, saia com a história para passear, pense na história enquanto sua amiga comenta mais uma vez como está apaixonada pelo novo namorado. Aproveite para já pensar no foco narrativo: qual será o narrador da sua história? Em que estilo de narrativa você está pensando? Tudo bem ficar mudando de ideia: a melhor hora para isso é agora. Nessa fase, não gosto de comentar minha história com ninguém, porque isso só me confunde: todo mundo vai querer dar uma ideia. Ah, anote os detalhes legais que pensar, esquecer ideias ótimas não é exatamente motivador para quem quer escrever um livro.
3) Faça uma escaleta antes
Sim, você está louca para soltar todas as ideias pensadas no papel, ou melhor, no editor de texto. Mas, se você sentar para escrever direto, corre o risco de se perder rapidinho. E nada pior do que se sentar na frente do livro que está escrevendo e não saber o que escrever... A escaleta nada mais é do que um resumo da história. Pode ser curta, só contando o começo, o meio e o fim da história, ou mais detalhada, com alguns diálogos, algumas cenas importantes. Claro, ao escrever o livro, você pode (e vai) abandonar algumas ideias e pensar em outras. Não importa: você atualiza a escaleta e volta a escrever seu livro. O importante é manter o resumo, que é um bom guia.
4) Escreva todo dia
Ou quase todo dia, nem que seja só um pouco. Se você está grudada com seu livro, a escrita vai fluir mais naturalmente. E faça um favor para sua versão do futuro: quando terminar de escrever hoje, escreva um resuminho do que pretende escrever amanhã. Tipo: ?agora o fulano vai encontrar a ciclana na lanchonete e contar aquele negócio para ela?. Vai facilitar muito sua vida no dia seguinte.
5) Dê para algumas pessoas lerem antes de mandar para as editoras
Você terminou de escrever seu livro? Parabéns! Mas saiba que você terminou, na verdade, sua primeira versão. Melhor deixá-la quieta por um tempo e, depois de alguns cinemas, noites bem dormidas, conversas com os amigos e cafés, ler de novo e fazer as alterações necessárias. Terminou? Ótimo, leia mais uma vez. E mais uma vez. E aí, bem sorridente, entregue essa versão para os amigos e parentes que estão te devendo um favor ou que são bondosos o suficiente para ler brochuras encadernadas sem o menor charme. Depois, ouça as opiniões deles. E decida o que muda e o que fica afinal, a autora é você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário