terça-feira, 16 de setembro de 2014

Divulgação: Picta Mundi de Gleice Couto



Na contramão das grandes editoras



Escritora e blogueira Gleice Couto lança livro juvenil de literatura fantástica de forma independente


Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros, repleto de segredos, perigos e aventuras? Você o enfrentaria por quem ama? Letícia, personagem principal do livro Picta Mundi, sim. Com a premissa de uma história repleta de aventura, a jornalista e blogueira Gleice Couto se lança como escritora no mercado editorial – que cobre há anos com o blog Murmúrios Pessoais. Com 60 mil pageviews/mês e um público que a acompanha em seu Twitter (cerca de 10k), o blog aproxima Gleice do universo da Literatura, no qual dará mais um passo por conta própria. “Acho que é importante ser paciente quando o assunto é esperar por resposta das editoras, mas também acho que chega um momento em que você tem que agir, acreditar no seu trabalho a qualquer custo. Então, após dois anos de espera e algumas negativas, me arrisco como autora independente”. A obra chegou a passar na primeira fase de um concurso da editora Fantasy, da Casa da Palavra, mas não seguiu adiante na competição. “Foi o ‘não’ mais importante que recebi. Foi o que me fez efetivamente sair da inércia”.

Antes mesmo de ser publicado, o livro já conta com apoio público de autores nacionais e de blogs literários, além dos leitores de seu blog. “Quando decidi publicar de forma independente, contei com a ajuda de amigos que pensaram no marketing e na identidade visual do projeto. Costumo brincar que Picta Mundi é um livro de uma mãe só, mas muitos pais”. Há 4 meses, Gleice se dedica ao processo de produção do livro, que envolve revisão, diagramação, capa e divulgação. 

Picta Mundi foi escrito segundo regras de estruturação de romances internacionais, prática ainda pouco usual em autores iniciantes. “Quis iniciar de forma profissional e para isso contratei um coach, que me ajudou a roteirizar o livro, acompanhando todo o processo, desde a elaboração da ideia até a escrita da última palavra do livro”, explica Gleice, que escreveu o original em 8 meses e frisa que fez cursos com nomes conhecidos no mercado para se capacitar na área.

Picta Mundi narra a história da jovem Letícia, cuja vida virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.

Picta Mundi, que é indicado para leitores de Harry Potter e Percy Jackson, está em pré-venda entre os dias 12 de agosto a 22 de setembro no site oficial do livro (www.pictamundi.com.br). Cada exemplar custa o valor de R$ 35,90 e pode ser pago via PagSeguro. O envio dos livros será feito a partir do dia 20 de outubro. Como o livro será impresso sob demanda, haverá somente a venda de livros on-line até o dia 22 de setembro.

Assinem a petição #‎QueremosPictaMundi‬, e faça parte deste grande mundo que é Picta Mundi!

Para mais informações:


Um comentário: