terça-feira, 25 de janeiro de 2022

RESENHA | ANNE DE GLEEN GABLES - L. M. MONTGOMERY

Informações do livro:
Autora: L. M. Montgomery
Editora: Ciranda Cultural
Ano: 2020
Páginas: 336
Sinopse:

Anne é uma pobre órfã que foi enviada por engano para a fazenda de Green Gables, pois os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino para auxiliar nos trabalhos domésticos. Com pena da pobre garota, os dois resolveram mantê-la na fazenda ao descobrirem que, definitivamente, era uma menininha diferente de todas as outras. Com seus longos cabelos ruivos, seus olhos acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver muitas fantasias, mas que a metia em muitas confusões também, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.

RESENHA

"Anne de Green Gables" é uma obra encantadora escrita por L. M. Montgomery, que nos apresenta a história de Anne, uma menina adotada por acidente por um casal de irmãos mais velhos e cansados. A pergunta que fica no ar é se essa adoção foi uma sorte ou um azar. No entanto, para Anne, essa oportunidade inesperada representa a chance extasiante de ser feliz, algo que nunca experimentou antes.

Anne, com seus 11 anos de idade, cabelos ruivos, magra e cheia de sardas no rosto, não acredita que possa encontrar alegria no mundo real, mas apenas em sua rica imaginação. Sua chegada em Avonlea desperta a curiosidade de todos, levando-os a especular como seria essa menina trazida por acidente, até mesmo imaginando que ela poderia representar uma ameaça à vida de seus adotantes, Marilla e Matthew.

Com uma imaginação fértil, Anne se envolve em diversas aventuras e, principalmente, confusões, que vão desde situações envolvendo bebidas alcoólicas até encontros com vales assombrados. No entanto, de cada experiência, ela extrai valiosas lições e conquista amigos ao longo do caminho.

Um aspecto notável deste livro é a facilidade de leitura, apesar de ter sido escrito em 1908. Poderíamos esperar uma escrita rebuscada, descritiva e formal, com um vocabulário complexo. No entanto, a leitura é fluida, divertida e apresenta uma linguagem jovem, desprovida de enrolações.

A história nos acompanha nos primeiros anos de Anne em Green Gables, narrada em terceira pessoa, acompanhando o desenvolvimento da personagem. A estrutura do livro, com capítulos curtos, contribui para uma narrativa tranquila e envolvente, onde o carisma da protagonista se destaca.

Após um longo período sem conseguir finalizar uma leitura, "Anne de Green Gables" foi uma escolha extremamente acertada para mim. A obra é leve, curiosa e, como diria a própria Anne, adorável. Com personagens encantadores e uma atmosfera cativante, essa história conquista o coração dos leitores ao retratar a jornada de uma jovem em busca da felicidade e da aceitação. Recomendo este livro a todos que desejam se encantar com uma narrativa cativante e emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário