segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

RESENHA | COROA DE SOMBRAS - TRICIA LEVENSELLER

Informações do livro:

Autora: Tricia Levenseller
Editora: Planeta Minotauro
Ano: 2022
Páginas: 288
Sinopse:

Ninguém sabe qual é a dimensão do poder do Rei das Sombras. Alguns dizem que consegue comandar as sombras que dançam em volta de si para que façam o que ele desejar. Outros dizem que elas falam com ele, sussurrando os pensamentos de seus inimigos. De qualquer maneira, Alessandra é uma garota que sabe o que merece, e ela está disposta a tudo para alcançar seu objetivo. Mas ela não é a única pessoa que tenta assassinar o rei. Enquanto o soberano sofre atentados que vêm de todas as partes, Alessandra se vê tendo de protegê-lo por tempo suficiente para que ele faça dela sua rainha... Mas ela não contava que a proximidade entre os dois poderia colocar o próprio coração em risco. Afinal, quem melhor para o Rei das Sombras do que uma rainha ardilosa?

RESENHA

Superficial, previsível e clichê, essas são as 3 palavras que melhor descrevem a história criada pela autora Tricia. Ao ler, no começo, considerei que poderia vim a ser uma narrativa diferente, empoderadora e diferente dos clichês românticos que vemos por aí, entretanto, é mais do mesmo. 

A história tem um bom começo, mas ao decorrer, observamos inconsistências, furos e excesso do desnecessário - o que torna a história com uma estrutura defeituosa e pouca continuidade. Não o considero um livro de todo ruim, nele você consegue ler com tranquilidade, é fluído e agradável, mas só serve para quem deseja algo mais do mesmo, tranquilo e sem expectativas.

Alguns acontecimentos que, no inicio, pareciam relevantes, se tornaram algo que a autora resolveu em duas linhas. O universo e as classes existentes nada significaram, pareceu uma história que a autora queria introduzir causas e temas atuais em uma realidade regida por reis, duques, barões e etc - mas só serviu para ser coisas rasas e que encheram linguiça.

Dois exemplos mais fortes dos temas é o feminismo e LGBTQI+, entretanto foi tratado como se a personagem principal fosse a pessoa introdutória dos temas naquela sociedade e isso foi feito de forma ridícula e sem sentido, pois não é assim que acontece. São necessários e de extrema importância e devem ser tratados da mesma forma, o que não vi na obra.

Outra coisa que me pegou, foi as tecnologias e o período que se passa a narrativa, entendo se trata de uma obra fantástica histórica, mas por outro lado, queremos entender e ler um relato que faça sentido para a época e que tenha o mínimo de semelhança com o mundo real. Mas não foi isso que foi apresentado.

Não é uma história de todo ruim, é gostosinho de se ler e é algo que você consegue ter fluidez para terminar rápido, mas se você se incomoda com abordagens rasas, inconsistências da história, plot twist sem sentido - essa não é uma história para você!

Não se deixe levar pela capa, ela só é bonita e até tem a ver com a história - mas só isso mesmo. Se for ler, vá sem expectativas e não espere uma história que leve o real em consideração e temas importância com seriedade. Não se trata de uma super história, mas é uma narrativa que te faz passar o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário