sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

RESENHA | AMÊNDOAS - WON-PYUNG SOHN

Informações do livro:

Autor: Won-pyung Sohn
Editora: Rocco
Ano: 2023
Páginas: 288

Sinopse:  

Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação. Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon. Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto.



Amêndoas, da autora Won-pyung Sohn, revelou-se uma agradável surpresa neste ano, proporcionando uma experiência literária única em relação ao meu habitual. O livro aborda um transtorno, explorando as dificuldades e barreiras enfrentadas ao lidar com ele, e, acima de tudo, ao conviver com essa condição.

A trama também nos conduz pela complexidade de não compreender os sentimentos e emoções alheios, assim como a experiência de não experimentá-los. Acompanhamos o desenvolvimento do protagonista em sua jornada para compreender o mundo ao seu redor e as pessoas que o cercam.

Yunjae sempre se esforçou para compreender sua condição, dedicando-se a entender as tentativas de sua mãe e avós, seus cuidadores, em transmitir-lhe conceitos emocionais por meio de atividades que descrevem sentimentos e expressões.

O que mais me impressionou foi a delicadeza da autora ao criar esse personagem e dar voz a ele, já que o livro é narrado em primeira pessoa. Podemos sentir as dificuldades, o medo e os conflitos enfrentados ao cuidar de alguém com uma condição rara.

A narrativa proporciona um calor reconfortante ao coração, sendo como um sopro de ar fresco que nos acalma, mas ao mesmo tempo nos deixa ansiosos e receosos em relação ao que está por vir. Somos envolvidos por uma mistura de empolgação e constrangimento diante das situações que se desenrolam, mesmo que o personagem principal não as sinta diretamente, nós as experimentamos por ele.

A história apresenta diversos núcleos que são trabalhados simultaneamente, como a relação entre mãe e filha, o reaparecimento de um filho há muito desaparecido, a busca por sonhos e, principalmente, a maneira como todos lidam com a condição neurológica conhecida como alexitimia, que implica na incapacidade de identificar e expressar sentimentos.

Se busca uma leitura agradável, capaz de provocar suspiros de surpresa, receio e alívio, Amêndoas é altamente recomendado. Ao final dessa história, você sairá com uma sensação de tranquilidade e plena satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário